A erva-mate, que tem o nome científico de Ilexparaguariensis, é uma das mais conhecidas e icônicas plantas nativas da América do Sul.
As folhas dessa árvore de pequeno porte são praticamente sagradas para gaúchos, argentinos, uruguaios e paraguaios, porque dão origem a bebidas tradicionais como o chimarrão e o tereré.
A cultura de consumo dos preparados provenientes da planta é muito antiga, remontando a sociedades indígenas que viviam no território que hoje é a região sul do Brasil e países como Paraguai, Argentina e Uruguai.
Além disso, o que os antigos já sabiam, a ciência confirmou: a erva-mate proporciona diversos benefícios à saúde e é exatamente sobre isso que falamos nesse artigo.
Saiba agora mesmo os efeitos que algumas boas cuias de chimarrão podem provocar no seu organismo. Confira!
Os benefícios que a erva-mate trará à sua saúde
Apesar de ter uma aura mística e “mágica”, por assim dizer, a Ilexparaguariensis é apenas uma planta, e como tal pôde ser estudada, a fim de ter suas propriedades conhecidas.
Entretanto, ao estudar o que compõe a erva-mate, os especialistas entenderam porque ela é venerada.
Conheça agora oito dos principais benefícios da erva-mate para a saúde!
É rica em antioxidantes e anti-inflamatórios
Por muito tempo, associou-se o consumo de erva-mate com a “juventude eterna”.
Talvez os nativos que contavam essas histórias tenham notado o poder antioxidante da erva, já que uma das características dos antioxidantes é exatamente o rejuvenescimento da pele.
Para não ficar só na lenda, os cientistas descobriram que a erva-mate contém polifenóis e alguns compostos derivados de cafeoil, que são antioxidantes naturais poderosos.
Os antioxidantes, por sua vez, estão ligados a diminuição de risco para doenças cardíacas e o controle dos níveis de colesterol no corpo.
Além disso, a planta também é composta por saponinas, que são substâncias conhecidas por seu poder anti-inflamatório.
Possui diversos tipos de nutrientes essenciais
A erva-mate também possui diversas propriedades nutritivas, provenientes, principalmente, dos muitos aminoácidos e vitaminas encontradas na planta.
Estima-se que sete dos nove aminoácidos essenciais estejam presentes na erva.
Além disso, as vitaminas C, E, do complexo B e alguns minerais como selênio e zinco, também compõem a planta.
Fornece mais energia
Um dos “poderes” mais aclamados da erva-mate é a sua capacidade de dar mais energia ao corpo e à mente.
E não é para menos, já que levantamentos apontam que cada xícara de chá de erva-mate possui cerca de 85 mg de cafeína, o famoso princípio ativo do café, conhecido por aumentar o foco e a disposição.
É um estimulante físico poderoso
A cafeína também é capaz de acelerar o metabolismo a ponto de transferir energia aos músculos e evitar contrações.
Com isso, a erva-mate torna-se um estimulante físico de alta performance, pois possui altas quantidades de cafeína, como citamos no tópico anterior.
Promove uma maior cobertura para o corpo contra as infecções
Alguns estudos feitos fora do Brasil estão trazendo descobertas significativas sobre o poder da erva-mate no combate a infecções bacterianas.
Ensaios preliminares apontaram que preparados da planta, como o chá de erva-mate, podem matar bactérias perigosas como a E. coli e fungos como o Malassezia furfur.
Com isso, tudo indica que um dos principais benefícios da erva-mate é a proteção intestinal contra parasitas.
Ajuda no emagrecimento e na perda de gordura
Está comprovado que, além de aumentar os níveis metabólicos, a erva-mate pode diminuir o apetite, promovendo assim a perda de peso.
Além disso, sabe-se que os compostos presentes na planta são capazes de diminuir o número de células gordurosas, que são geradas por inflamações.
Fortalece o sistema imunológico
As saponinas, vitaminas C, E e os minerais que estão presentes na erva-mate, são substâncias amplamente afirmadas como fortalecedoras do sistema imunológico humano.
Com isso, podemos ter o fortalecimento do sistema imune como um dos principais benefícios da erva-mate.
Ajuda na luta contra o diabetes
A diabetes ocorre por causa de uma deficiência do corpo do indivíduo acometido em secretar insulina, que é a substância responsável por regular os níveis de açúcar no organismo.
Sem a insulina, todo açúcar ingerido começa a se acumular, provocando diversos tipos de graves complicações para o corpo.
Nesse sentido, alguns estudos preliminares têm levantado a possibilidade de que a erva-mate seja capaz de restabelecer a produção de insulina no corpo de diabéticos, equilibrando os níveis de glicose no sangue.
Agora que conhece os benefícios da erva-mate, aposto que o consumo de um bom chimarrão será ainda ais importante para o seu dia-a-dia.