O medo de falhar e decepcionar a parceira durante a relação sexual atinge muitos homens. E acredite: muitas vezes essa insegurança é um dos principais motivos de se falhar na hora h.
Ejaculação precoce, impotência, disfunção erétil e a falta de desejo são os principais problemas sexuais enfrentados pelos homens, e eles podem acontecer por diversos motivos e em diferentes fases da vida.
Nesse artigo vamos falar mais sobre o que é chamado de ejaculação precoce e desmistificar muito do que se fala sobre isso.
Quanto tempo tempo pra ser ejaculação precoce?
Primeiro é preciso entender o que é ejaculação precoce. O ponto é que procuram definir um tempo em que a relação sexual deve durar, e isso passa pelo homem afinal o ato sexual é finalizado para ambos quando ele ejacula.
Não existe um tempo ideal para o ato sexual. Existe um grande mito de que é preciso que o homem suporte o ato por um certo tempo antes de ejacular.
Entenda que isso de “tempo” é muito relativo, e pode variar muito. Algumas mulheres por exemplo chegam ao orgasmo em questão de minutos, enquanto outras precisam de um preparo e de um tempo maior.
Se a mulher precisa de 2 minutos para chegar ao orgasmo, e o homem consegue dar isso a ela, então não há problema algum e o sexo é satisfatório para os dois.
Quando isso vira um problema
Começa a virar um problema quando o homem não é capaz de suportar o suficiente para que o ato sexual seja completo, ou seja, satisfatório para ambos.
Nesse caso, podemos dizer que o homem passa por problemas de ejaculação rápida, pois finaliza o ato antes de sua parceira.
Em casos mais graves, o homem ejacula em segundos, até mesmo antes de iniciar o ato sexual. Quando isso acontece, acaba piorando ainda mais o problema pois o homem passa a ficar mais ansioso e inseguro.
Quais são as causas
Na maioria dos casos a insegurança e a ansiedade realmente afetam o desempenho sexual do homem. Isso é notório especialmente no início da vida sexualm quando o homem tem mais medos e receios.
O medo de falhar e decepcionar a parceira é muito poderoso em um homem, especialmente devido a suas crenças e hábitos sexuais. E eles são formados normalmente através de dois hábitos muito presentes na juventude masculina: a pornografia e a masturbação.
Já com a masturbação o homem se adapta a um hábito ruim: de que é preciso realizar o ato rápido para ejacular logo e sentir prazer.
Com o tempo e a prática sexual, naturalmente o homem perde esse hábito. Mas na maioria dos casos ele não é tratado, e mesmo que haja uma melhora com o amadurecimento, um dia ele volta.
É isso o que se vê em muitos diagnósticos de clínicas e profissionais especializados em saúde sexual masculina.
Pra resumir: geralmente a causa da ejaculação precoce está na insegurança e ansiedade do homem, normalmente causadas por hábitos e crenças ruins.
Em alguns casos raros, a causa pode estar relacionada a algo no organismo, como alguma deficiência na produção de testosterona.
É possível ainda que esse ou outro tipo de problema sexual seja momentâneo e esteja relacionado a algum período de estresse ou cansaço maior do que o normal.
Como tratar
O tratamento para ejaculação precoce masculina é feito inicialmente com uma análise do histórico do paciente. Isso pode ser feito em clínicas especializadas ou mesmo com profissionais como psiquiatras e até coaches.
É preciso entender se o problema começou a acontecer recentemente ou se é algo que vem desde a adolescência. Com isso, é possível sugerir alguns tratamentos.
Como as causas costumam estar relacionadas a hábitos e sensações de ansiedade e insegurança, é preciso focar o tratamento nesse ponto, ou seja, fortalecendo a confiança e a tranquilidade do paciente para o ato sexual.
Existem sim tratamentos naturais que podem ajudar, com técnicas que focam na melhora de hábitos, controle da respiração, confiança e autoconhecimento do corpo e dos estímulos sexuais.
Em casos mais raros, pode ser necessária a recomendação de algum medicamento para tratar a ansiedade ou mesmo para auxiliar o organismo na produção de algum nutriente importante para o bom funcionamento das funções sexuais masculinas.
Se você está passando por qualquer tipo de problema sexual, procure um médico especializado e busque ajuda o quanto antes.
A falta de sexo acaba se tornando um grande problema no relacionamento, pois tanto o homem quanto a mulher sentem necessidade de relações sexuais.
Para mais artigos interessantes como este acesse o site: https://tratandosaude.com.br.