Quando as contas ficam apertadas, é hora de fazer ajustes nos gastos. Veja dicas de economia doméstica para sobrar dinheiro no fim do mês e terminar o mês no azul!
Um fardo do brasileiro é terminar o salário antes do mês. Com isso, é necessário apelar para o cartão de crédito — que, muitas vezes, já está sem limite. Então, acaba solicitando outros cartões, procurando por empréstimos e atrasando dívidas em aberto. Uma bola de neve financeira que pode levar o score de crédito lá para baixo.
Para que isso não aconteça constantemente, o consumidor precisa mudar seus hábitos de compra. Isso exige, claro, disciplina, mas os resultados são surpreendentes. Quanto mais atenção tiver às suas finanças, menos gastos desnecessários serão feitos.
Usar código promocional e cupom de desconto ajudam a economizar nas compras, mas é preciso alinhar com outros hábitos para sobrar dinheiro no fim do mês. Confira dicas eficazes para terminar o mês com dinheiro no bolso!
Faça um orçamento mensal
O orçamento é uma forma de encaixar todas as suas despesas (o que gasta) de acordo com a sua receita (o que recebe). Afinal, o que faz com que um indivíduo termine o mês sem dinheiro é justamente gastar mais do que ganha mensalmente.
Em um determinado dia do mês, coloque tudo o que gasta mensalmente e o valor de cada item: contas de água, internet, aluguel, luz elétrica e compras do mês, por exemplo, são indispensáveis.
O trabalho não acaba por aí: todos os gastos devem constar na planilha. Pelo menos uma vez por semana, portanto, coloque os gastos eventuais, como uma ida ao cinema ou o tradicional café na padaria.
Até os gastos bobos devem constar na planilha. É por trás de uma simples ida a uma balada, por exemplo, que o seu dinheiro pode estar indo embora sem que perceba. Por isso o controle é tão importante.
Outra vantagem é que a planilha permite o controle visual dos gastos, o que ajuda a entender com mais facilidade para onde está indo seu dinheiro.
Procure pagar à vista
Um dos grandes problemas do consumidor é enxergar o cartão de crédito como um dinheiro a mais, quando, na verdade, ele é o gasto de um valor que ainda não foi recebido — e que precisará ser pago.
O ideal é que as compras cotidianas sejam pagas à vista, tanto no débito quanto no dinheiro vivo. Reserve o cartão de crédito para compras grandes e emergências, sempre tomando cuidado para não extrapolar no valor da parcela.
Divida seus gastos por categoria
Separe seus gastos com aluguel, contas de água, luz e gás, transporte, alimentação e lazer e veja o quanto do seu orçamento é separado para cada um deles. Alguma categoria está levando o dinheiro todo embora? Analise se é possível diminuir essa conta.
Outra forma de fazer isso é classificando suas contas no método 50 – 30 – 20:
- use 50% do seu salário para o que é indispensável no seu dia a dia, como as contas de água e luz;
- use 30% para gastos importantes, mas que podem ser cortados em momentos de aperto;
- guarde os 20% restantes e divida 10% para reserva de emergência e os outros 10% para a realização de algum objetivo, como uma reforma da casa, ou viagem dos sonhos.
Estipule um valor máximo de gastos por dia
Quem trabalha fora ou sai frequentemente de casa tem mais problemas para economizar — afinal, a tentação está logo na rua. Mas quem está em casa também sofre com as promoções online. Então, o melhor a se fazer é estipular um valor máximo de gastos por dia.
Para ter uma noção do quanto pode ser usado diariamente, faça a subtração de todos os seus gastos do total da sua renda e divida o valor restante por 31.
Olhe seu saldo frequentemente
A praticidade do débito mudou a forma com que as pessoas lidam com o dinheiro. Mais seguro, já que não é preciso andar com altos valores no bolso, o débito facilita compras online e evita problemas com troco. O problema é que ele também é uma tentação aos gastos: como não tem o valor em mãos, o consumidor acaba se perdendo com relação a quanto usou.
A cada uso do cartão, dê uma olhada no aplicativo do banco para saber o quanto ainda tem. Assim, saberá se ainda é possível fazer uma compra ou se está na hora de controlar os gastos.
Agora que você ja viu algumas dicas de economia doméstica para sobrar dinheiro no fim do mês, ponha em pratica e termine o mês no azul.