A cirurgia plástica tem uma função estética muito importante na vida de milhões de pacientes. É por meio de intervenções cirúrgicas como lipoaspiração, rinoplastia, abdominoplastia e otoplastia que as pessoas buscam corrigir imperfeições em seus corpos e se satisfazer diante do espelho.
Estar bem consigo mesmo e com boa autoestima são os grandes desejos de pacientes que chegam até médicos especializados em cirurgia plástica. No entanto, portadores de diabetes precisam se atentar a um detalhe especial: diabéticos podem fazer cirurgia plástica?
A diabetes é uma doença que traz algumas limitações e cuidados necessários. Então, antes de saber se pacientes diabéticos podem fazer cirurgia plástica, vamos entender um pouco melhor sobre essa doença?
O que é a diabetes?
Diabetes Mellitus (DM) é uma enfermidade metabólica que tem como característica a hiperglicemia. Em outras palavras: é o aumento da glicose no sangue.
A diabetes pode surgir em recorrência da falta de insulina ou ainda na falha da ação da insulina. Esta, por sua vez, é um hormônio produzido pelo pâncreas, cuja função é controlar o nível de açúcar no sangue.
Antes de entender se diabéticos podem fazer cirurgia plástica, é preciso estar atento aos principais sintomas da diabetes. Eles são:
- Sede excessiva;
- Diurese;
- Fraqueza;
- Cansaço crônico;
- Fome exagerada;
- Emagrecimento incomum.
Não procurar por ajuda médica pode desencadear sintomas ainda mais severos, como vômito, desidratação aguda, transtornos respiratórios e até estado de coma.
A diabetes tipo 2 é a vertente mais comum da doença. Dados estimam que cerca de 90% dos pacientes diabéticos brasileiros possuem esse tipo. Neste caso, o surgimento da hiperglicemia é consequência da dificuldade da ação da insulina causada por um quadro de resistência insulínica.
Esse quadro provoca um aumento na produção de insulina para manter os níveis de glicose estabilizados. Esse processo, todavia, não é sustentável e quando ele começa a falhar, surge a diabetes.
A progressão da diabetes tipo 2 é mais lenta do que a do tipo 1. No entanto, a ausência de um acompanhamento médico adequado pode desencadear desidratação severa e coma.
Afinal, pacientes diabéticos podem fazer cirurgia plástica?
Com a doença já esclarecida, voltemos ao assunto inicial deste artigo. A resposta para a pergunta se diabéticos podem fazer cirurgia plástica, a resposta é: sim, desde que a doença esteja controlada.
Em geral, diabéticos podem passar por procedimentos cirúrgicos de todos os tipos, mas alguns pontos de atenção precisam ser redobrados.
Se os níveis de glicemia não estiverem sob absoluto controle, o paciente poderá estar sujeito a riscos, e o cirurgião plástico poderá se recusar a fazer o procedimento.
Em primeiro lugar, o seu endocrinologista precisará ser informado da sua vontade de fazer uma cirurgia plástica. Em seguida, ele deverá solicitar os exames necessários para a confirmação do seu quadro estável. Em seguida, o cirurgião plástico precisará avaliar os resultados desses exames.
Ademais, é preciso que o paciente se policie e faça um bom planejamento, uma vez que o pós-operatório de diabéticos costuma ser mais lento, com cicatrização mais demorada. Portanto, reserve um tempo, como as férias, para a realização da sua cirurgia plástica, e siga todas as orientações médicas.
Comentários 1