Manter a casa arrumada não precisa ser tão difícil. Entenda como.
Como temos passado mais tempo em casa, ficamos em dúvida: a casa está ficando suja mais rápido ou apenas estou notando quão rápido esse processo se dá? Talvez esse seja um “dilema tostines” que não saberemos responder nunca. No entanto, é possível manter a casa limpa e arrumada de maneira bastante fácil. Desde um bom aspirador de pó para ajudar na faxina geral até dicas de planejamento diário, elencamos algumas sugestões que podem facilitar sua rotina de limpeza em casa.
1 – Aspirador de pó
Esse é, definitivamente, um dos eletroportáteis que mais ajudam na rotina de limpeza de casa. Hoje em dia existe uma variedade enorme de aspiradores de pó: clássicos, ergonômicos (verticais) e até robôs aspiradores.
Os aspiradores de pó poupam o trabalho de varrer a casa inteira e são muito mais práticos na hora de lidar com a sujeira recolhida, afinal, basta esvaziá-los e limpá-los eventualmente (a frequência de limpeza do aspirador do uso e tamanho da área em que for utilizado). Além disso, existem aspiradores portáteis que aspiram não apenas pó, mas água. Sim, o mesmo equipamento. E dependendo do volume a ser aspirado, nem sempre é necessário trocar o filtro — se for tirar apenas o excesso de água após lavar o banheiro, por exemplo.
Aspiradores de pó verticais possuem uma vantagem além da ergonomia: geralmente possuem a câmara de armazenamento destacável, de modo a ser utilizado como aspirador de mão. É perfeito para cantos difíceis ou para limpar pequenos acidentes eventuais.
Finalmente, os aspiradores robôs hoje em dia são possíveis de serem encontrados em várias versões e preços. Alguns possuem um reservatório para água e uma flanela acoplada embaixo que cumprem a função de passar pano. É o melhor aliado para manter o chão limpo sempre.
2 – Planejamento simples
Manter a casa relativamente organizada torna a limpeza mais fácil. Além da regra clássica de devolver todo e qualquer elemento a seu respectivo lugar, estabelecer uma agenda simples de organização pode simplificar todo o processo da faxina.
Para que o dia oficial da limpeza não seja tão pesado, tente estabelecer um cômodo para limpar por dia. Por exemplo: aos sábados limpa-se cozinha, sextas-feiras os banheiros, segunda-feira o quarto e assim por diante. Quando você decidir fazer uma limpeza pesada e geral, os cômodos limpos demandarão menos tempo e energia.
Para maior economia em geral, deixe dias de roupas maiores e mais pesadas (como lençóis e toalhas) para lavar em um dia, usando a capacidade máxima de sua máquina de lavar-roupa. Além do tempo, economiza-se água e energia.
3 – Produtos de limpeza
Com a variedade de produtos de limpeza de que o mercado dispõe, é muito fácil comprar itens desnecessários. Eleja seus preferidos e compre no atacado ou versão família, pois costuma sair mais barato. Organize-os em recipientes na despensa.
Utilizar os mesmos organizadores para sabão de lavar roupas, água sanitária, amaciante, desinfetantes e afins irá ajudar, pela uniformidade, no planejamento de compra e deixarão a área de serviço visivelmente mais organizada. Lembre-se de evitar misturar produtos de limpeza abrasivos: isso pode diminuir a eficácia de algum deles (configurando desperdício) ou até gerar vapor tóxico para humanos e pets.
4 – Acessórios
Alguns acessórios de faxina ajudam muito a limpeza do dia-a-dia ou mesmo as mais pesadas. Um bom mop (com respectivo balde) pode substituir o pano de chão que você teria que lavar, pendurar para secar e guardar após o uso.
Mops e rodos com ajuste de altura ajudam na ergonomia e economizam espaço. Procure versões com refil e economize o tempo que você gastaria lavando panos de chão e flanelas para áreas específicas. Aproveite o tempo ganho para fazer algo para você!
Comentários 1