Segundo a Organização Mundial da Saúde, um em cada 5 adultos não pratica atividades físicas. Além disso, o estudo também revelou que 4 em cada 5 adolescentes com idade entre 11 e 17 anos também não realizam exercícios. No entanto, a prática regular de exercícios é bem importante para a manutenção da saúde mental e também para o tratamento de doenças.
O nosso corpo se aprimora com os exercícios e isso vale também para a saúde de crianças que estão em tratamento de anomalias craniofaciais. A atividade física ajuda a fortalecer o sistema cardiovascular, auxilia no controle da glicemia, e também contribui para o fortalecimento dos ossos.
Nos aspectos da saúde mental, praticar atividades físicas proporciona a diminuição de sintomas da ansiedade, depressão e do cansaço emocional.
Deixar a preguiça de lado realmente é um desafio e envolve um esforço grande, no entanto, a recompensa desse hábito é inestimável. Há diversas maneiras de promover saúde ao corpo, como por exemplo caminhadas, bicicleta, ou alguma atividade esportiva. Para sair do sedentarismo, é importante ir de forma gradativa, sem muitas cobranças iniciais e procurar uma atividade que desperte o interesse da criança.
Movimentar é preciso; mesmo depois de uma cirurgia
Crianças que estão no período pós-operatório, na maioria das vezes podem sim realizar exercícios, mas é importante seguir a orientação médica, especialmente no caso de crianças e adolescentes que passaram por cirurgias craniofaciais complexas como a de cranioestenose.
Cada caso é único e pode requerer diferentes tipos de exercícios e intensidades, por isso é fundamental contar com a orientação de um profissional de saúde.
Atividades com riscos de queda ou impactos na região operada devem ser substituídas por opções mais leves e seguras.
A falta de atividade física na infância e adolescência pode trazer consequências graves para a saúde ao longo da vida, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, entre outros. Para mudar essa realidade, é fundamental incentivar a prática de atividades físicas desde cedo.
O Dia Mundial da Atividade Física, comemorado em 6 de Abril, é uma oportunidade importante para lembrar que a prática regular de exercícios é fundamental para a saúde física e mental de todos.