Será que de fato a dependência química tem cura? Mesmo que estágios avançados?
Essa é com certeza uma dúvida que muitas pessoas, inclusive, você pode ter, principalmente se conhece alguém que precisa.
Dessa forma, infelizmente, a dependência química seja por drogas ou álcool é algo que atinge muitas pessoas, e quando não tratada a tempo, acaba sendo fatal.
Nesse sentido, muitas pessoas podem chegar a procurar uma clínica de recuperação, mas não sabem se realmente vai trazer resultados para aquele caso.
Portanto, nesse artigo, citaremos tudo a respeito se dependência química tem cura, e se pode trazer resultados positivos.
Antes de tudo, o que é a dependência química?
Você sabe de fato o que é a dependência química? Essa é uma das primeiras coisas que você deve se perguntar antes de saber se tem cura.
Dessa forma, você precisa saber, que de fato, a dependência química, é tratada realmente como uma doença crônica.
Nesse sentido, ela é caracterizada pela procura e consumo compulsivos ou incontroláveis de drogas, ou álcool.
Nesse sentido, você vai notar que uma pessoa com dependência química, não consegue viver sem aquilo, uma vez que causa uma grande abstinência.
Assim, tudo isso acaba trazendo diversas alterações nocivas e cerebrais, que podem alterar o comportamento, e um desejo insaciável.
Logo, sem nenhum suporte, deixar de consumir a substância, pode ser motivos para estresses, convulsões e dentre uma série de coisas.
Além disso, você precisa saber que a dependência química, é uma doença recorrente, onde a recaída é algo muito fácil, e que pode vir a acontecer.
Por exemplo, você alguma vez já deve ter ouvido falar em alguma pessoa que era dependente de drogas ou álcool, parou, e depois voltou, não é mesmo?
Portanto, é uma doença de fato pesada, e que sem um tratamento especializado pode ir acabando cada vez mais com o indivíduo.
Por fim, se não houver um tratamento intensivo, em um lugar especializado, no decorrer do tempo essa dependência vai se tornando mais forte, onde pode facilmente levar a óbito.
A dependência química tem cura? Mesmo em níveis elevados?
Nesse momento, a pergunta que você deve mais ter em dúvida é: a dependência química tem cura?
Mesmo em níveis elevados, onde a dependência já é algo absurdo?
A resposta para isso tudo é que sim.
Dessa forma, se você conhece alguma pessoa com dependência química, saiba que sim, ela pode se curar e se livrar da dependência.
No entanto, você precisa saber desde o início que não é algo fácil ou tão simples.
Até porque, como já citamos, você viu que a dependência química se trata de uma doença e para tudo isso é necessário muito tratamento.
Ou seja, não ache que é apenas levar para clínica, esperar alguns dias e pronto, já estará pronto.
Você precisa ter em mente que para tudo isso há um processo, e que pode demorar meses, ou anos, dependendo do nível de dependência.
Por conseguinte, você precisa saber que quando um dependente entra lá, ele precisa voltar para o mundo real, sem ter possibilidades de recaídas, com um novo estilo de vida.
Sendo assim, de fato, em grande parte dos casos, são usados medicamentos como suporte, principalmente para ajudar no tratamento da dependência.
Principalmente porque você mesmo pode ver casos de alto nível, onde a abstinência pode ser muito forte, e causar sérios problemas à saúde.
Portanto, de fato tem dependência química , onde a melhor alternativa será sempre procurar um guia de reabilitação.
Saiba que de fato, a pessoa dependente de álcool ou drogas, certamente vai vir com uma vida nova, com o tratamento direcionado ao seu caso.
Como induzir uma pessoa a procurar o tratamento?
Você viu anteriormente, que a principal forma de conseguir se curar da dependência é com o tratamento.
No entanto, se você conhece uma pessoa que precisa disso, certamente estará se perguntando: como induzir a procurar tratamento?
Dessa forma, você pode ver que procurar um tratamento, pode ser realmente um desafio, para muitos dependentes.
Até porque, como já citamos, é algo que pode passar anos, onde o corpo às vezes não aguenta passar 1 dia sem consumo.
Nesse sentido, para ajudar a induzir uma pessoa a procurar uma clínica, você precisa mostrar que a clínica foca em três coisas:
- Parar de usar drogas
- Ficar livre das drogas para sempre
- Ser produtivo na família, no trabalho e na sociedade.
Então, você precisa, através disso, mostrar que a clínica vai ser a melhor coisa para a vida dele.
Levar para clínica “a força “, não é uma boa opção, que pode trazer muitos conflitos, e complicar ainda mais o processo.
Se necessário, você pode procurar profissionais especializados nisso, que ajudarão a indicar a melhor forma.
O importante é você não desistir, afirmando não ter cura, e querer deixar que o tempo resolva.
Considerações finais
Viu como sim, a dependência química tem cura?
Se você conhece alguém próximo que precisa de ajuda em relação a isso, forneça ajuda, você pode ser uma salvação.
Nos vemos em breve.
Comentários 1