Arranhadores, bolinhas e túneis interativos são alguns exemplos de objetos que fazem sucesso entre os pets.
Quem gosta de gatos sabe que eles têm fama de serem animais bastante quietos – e isso não é por acaso. Um gato adulto passa, em média, 15 horas por dia dormindo, entre leves cochilos e sonos mais profundos.
Especialmente para gatos que vivem sozinhos, sem outros felinos por perto, as brincadeiras exercem um papel importante para a saúde do animal, evitando que ele leve uma vida ociosa e sedentária e sofra com problemas como obesidade e indisposição.
Brinquedos e objetos como o arranhador de gato e as bolinhas, por exemplo, são fundamentais para o desenvolvimento do animal, estimulando o comportamento natural da espécie e exercitando algumas habilidades, como a de caça. Confira os brinquedos que os gatos mais gostam!
Bolinha pula-pula
As bolinhas são, sem dúvidas, um dos brinquedos favoritos dos gatos. Há vários tipos disponíveis no mercado, mas as do tipo pula-pula costumam ser a melhor opção de entretenimento para os felinos.
Isso porque elas são leves e saltam com facilidade, o que as torna uma ótima opção para manter o seu pet ativo e ocupado por um bom tempo. A bolinha deste tipo funciona em superfícies duras e lisas, podendo ser usada no quintal, dentro de casa e até mesmo em apartamentos.
Arranhador
O arranhador é um brinquedo indispensável para uma casa com gatos. Afinal, é muito melhor disponibilizar um arranhador para o seu gato do que correr o risco de ter seus móveis riscados. Com esse brinquedo, o seu amigo de quatro patas irá afiar e gastar as suas unhas, além de brincar de pular e de escalar.
Há vários tipos de arranhadores disponíveis no mercado, desde os mais simples, com uma ou duas estruturas, até os mais elaborados, com diferentes andares e materiais. O ideal é analisar e escolher o tipo que se adapta melhor ao ambiente onde será colocado.
Varinha
A varinha é um tipo de brinquedo feito para você brincar junto ao pet. Ela é composta por uma pequena vara, um cordão e um objeto na ponta do fio, como um bichinho de pelúcia ou uma pena.
A ideia deste objeto é simular um bicho de verdade, fazendo com que o felino tente capturar o item na ponta do cordão. Desta forma, ele se diverte e, ao mesmo tempo, desenvolve suas habilidades naturais de caça.
Ratinho de pelúcia
Não é novidade para ninguém que os gatos possuem fama de serem exímios caçadores de ratos. A fama não é infundada, pois essa preferência faz parte do instinto da espécie.
É esse instinto animal que faz do ratinho de pelúcia um dos brinquedos prediletos dos bichanos, visto que, assim como a varinha, a réplica do rato faz os felinos desenvolverem suas habilidades de caçador.
Há diversos modelos no mercado, com diferentes cores e tamanhos, e até alguns que andam e fazem ruídos – o que é ainda melhor, pois despertam ainda mais curiosidade no animal.
Os ratinhos de pelúcia ainda têm uma vantagem importante em relação a outros brinquedos: são super baratos e podem ser facilmente encontrados em qualquer loja de animais.
Comedouros interativos
Embora muitas pessoas não saibam da existência desse brinquedo, ele certamente está entre os favoritos dos bichanos. Nele há alguns petiscos que só são liberados quando os felinos conseguem resolver um determinado desafio, que geralmente envolve um tipo de movimento específico ou outra atividade.
Esse mecanismo faz dos comedouros interativos uma excelente opção de entretenimento para os gatos, pois, além de simular o comportamento de caça do animal, ele libera uma recompensa no final, funcionando como um reforço positivo.
Túneis para gatos
Os gatos são animais que adoram entrar em qualquer espaço apertado, por isso os túneis são brinquedos que os bichanos adoram. O objeto tem formato cilíndrico e é indicado especialmente para os gatos se movimentarem conforme seu instinto. Ao mesmo tempo, eles ainda se divertem e se exercitam, transitando de um lado para o outro do túnel.