Que tal conhecer curiosidades sobre Portugal? A verdade é que nós, brasileiros, sabemos muito pouco sobre Portugal.
Como você sabe, Portugal é um país cheio de peculiaridades e tradições, que acolhe mais de 12 milhões de turistas em um ano. Ainda há muito a aprender sobre Portugal, mesmo que você já tenha visitado e explorado sua história em livros, ou até mesmo que ainda não tenha desfrutado de seu clima ensolarado.
Portugal é uma das nações mais antigas da Europa e possui uma vasta história. Neste artigo, vamos aprender mais sobre este belíssimo país europeu.
Turismo em Portugal
Você vai se apaixonar pela cultura deste incrível país em apenas alguns dias, assim que estiver com os pés em Portugal.
A melhor maneira de conhecer tudo isso é praticar turismo em diferentes regiões, embora cidades como Lisboa e Porto já lhe dêem uma boa ideia do melhor que existe em outros lugares.
Veja também: Melhores cidades para visitar em viagem a Europa.
É possível, inclusive, atravessar Portugal em um único dia. Existem 721 km de estradas de uma ponta a outra.
Cidadania Portuguesa
Outro fator que gera bastante curiosidade (e também dúvida) é sobre a cidadania portuguesa para brasileiros.
A lei em Portugal permite que crianças, netos, bisnetos e descendentes ainda distantes de cidadãos portugueses adquiram a nacionalidade de seus parentes, dependendo do caso.
Assim, brasileiros que obtêm a dupla cidadania também podem ter passaportes portugueses e brasileiros.
Para ter uma cidadania portuguesa, é preciso se enquadrar nos seguintes critérios:
- Pessoas cujo pai ou mãe é português.
- Neto(a) de avô e/ou avó português.
Cada um desses casos possui um processo específico com diferentes documentos. Caso tenha interesse, é aconselhado uma assessoria cidadania portuguesa para conhecer mais sobre o processo de atribuição de nacionalidade.
Sistema de Saúde
Neste ponto, Portugal possui uma diferença grande em relação ao Brasil. Existem taxas cobradas dos usuários do serviço de saúde pública em Portugal. A maior parte é paga pelo governo e os pacientes pagam por consultas, emergências e cirurgias.
Apenas crianças, mulheres grávidas, pacientes com doenças crônicas estão isentas da taxa em Portugal.
Educação
Um ponto importante sobre a educação de portugal é a taxa de alfabetização: Nos adltos, chega a 95% de adultos alfabetizados. Suas escolas primárias alcançam praticamente 100% das crianças.
A maioria dos cursos de graduação tem duração de três anos, com exceção dos cursos da área de saúde.
É possível obter o grau de mestre após cinco anos de estudo.
Visão sobre a Cultura brasileira
Muitos brasileiros não sabem o quanto os portugueses absorvem da cultura brasileira: ouvem música e assistem a novelas. Inclusive, a Globo de Portugal transmite algumas novelas e reprises de novelas antigas para despertar o interesse dos portugueses pelas novelas brasileiras.
Literatura, bossa nova, funk carioca, e outros tipos de música são muito ouvidos nas rádios, festas, bares e restaurantes.
Nomes
No Brasil, encontramos nomes de origem italiana, americana, indígena, até mesmo nomes criados pela imaginação de parentes. Uma das curiosidades é que você sempre ouvirá os mesmos nomes quando chegar em Portugal.
Os portugueses devem respeitar uma lista de nomes permitidos no país: o primeiro nome não pode gerar dúvidas sobre o sexo do indivíduo, e não se pode “criar” nomes para bebês em Portugal.
As regras não são aplicáveis aos pais estrangeiros que registram seus filhos no país.
Gênero musical
Assim como a MPB, Portugal também tem seu próprio gênero musical.
O fado é um tipo de canto português que data dos anos 1820 e pode ser apreciado em bares, cafés e restaurantes.
No fado, o intérprete canta sobre a dura realidade da vida cotidiana em um equilíbrio entre resignação e esperança. Este sentimento pode ser descrito pela palavra portuguesa “saudade”, que significa “saudade”.
Um ou dois violões de 12 cordas, um ou dois violões clássicos e às vezes um pequeno violão baixo de 8 cordas estão incluídos no fado. o fado foi incluído na Lista de Patrimônio Cultural Intangível da UNESCO em 2011. A chamada “Rainha do Fado” é Dulce Pontes, uma das famosas cantoras de fado.
Azulejos
Os azulejos tradicionais de Portugal são uma marca registrada.
A história nos conta que as primeiras telhas trazidas para terras lusitanas foram fabricadas na Espanha, em uma cidade que era dominada pelos árabes.
A maioria das peças é dominada pelas cores tradicionais azul e branco, pois os ancestrais creditaram a cor azul como símbolo de riqueza.
A igreja passou a utilizar os azulejos, assim como palácios e casas da alta burguesia do Século XVIII.
Conclusão
Este foi o nosso artigo que comentamos as maiores curiosidades sobre Portugal. Como você leu no artigo, este país europeu é riquíssimo em sua cultura e em sua história.
Esperamos que você tenha gostado da leitura. Aproveite e compartilhe o artigo em suas redes sociais favoritas.
Comentários 1