Tendo sua popularidade tardia no país em comparação às outras nações, como os Estados Unidos, o cupom de desconto é um método de economia que teve sua ascensão por aqui nas vendas online. De fato, os cupons de desconto e o consumo no Brasil têm suas histórias conectadas, especialmente quando falamos de e-commerce.
Os primeiros cupons de desconto surgiram nos Estados Unidos, tendo maior ênfase após a Grande Depressão de 1930. No Brasil, este método de desconto só se tornou popular no final dos anos 90, com a ascensão das vendas online.
Porém, de lá para cá o mercado dos cupons de desconto está em franco crescimento. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Shopper.com, 95% dos consumidores já usaram cupons de desconto pelo menos uma vez, enquanto um terço respondeu que procura por um código válido sempre que pretende realizar compras online.
Durante todo o ano a busca por promocodes se mantém alta, mas é épocas mais preocupantes para a economia, onde é necessário rever os gastos (como tem acontecido no ano de 2020 devido à crise do Coronavírus) que os consumidores dão maior atenção ao recurso.
Dessa forma, os cupons de desconto surgem como aliados não só do consumidor, mas como ferramenta de fomento das compras online, moldando o comportamento desses compradores e, consequentemente, das lojas.
Crescimento do consumo online
Quem era acostumado a realizar suas compras apenas em lojas físicas, encontrou um grande desafio com o isolamento e distanciamento social causado pelo Coronavírus.
Devido as medidas protetivas, os estabelecimentos de cunho não emergencial tiveram que ficar fechados por um período, fazendo com que aqueles que quisessem consumir, buscassem alternativas, como os e-commerces.
De acordo com um levantamento realizado pelo Ebit/Nielsen, o faturamento das lojas online cresceu 47% no primeiro semestre de 2020, em comparação ao ano anterior. É a maior alta do setor em 20 anos.
O estudo também trouxe dados de novos consumidores. Durante a pandemia, 7,3 milhões de brasileiros compraram pela primeira vez pela internet, impulsionando o crescimento de pedidos para 38%, gerando só no primeiro trimestre 90,8 milhões de compras.
Com a parceria das grandes redes em disponibilizar suas plataformas para que pequenos vendedores pudessem ingressar na venda online, os marketplaces já representam 78% do total do e-commerce brasileiro. E houve um crescimento de 40% no número de lojas virtuais em 2020 em decorrência da pandemia.
A impossibilidade de sair de casa trouxe também o maior uso de aplicativos e delivery. Compras de farmácia, supermercado, além do já conhecido comércio de vestuário, passaram a ser realizadas pelo celular ou computador.
O home office também modificou a forma de consumo, necessitante de equipamentos melhores para dar suporte a carga de trabalho. Não é por acaso que o faturamento no segmento de informática cresceu 110% em relação ao mesmo período de 2019.
E apesar da renda dos brasileiros ter diminuído, o valor médio das compras subiu 6%. O consumidor atento, sabe que a pesquisa de preço é indispensável, mas, os cupons de desconto são aliados para reduzir o valor a ser pago nas mercadorias ou no frete, principalmente em épocas onde o recurso financeiro é mais limitado.
Oferta de cupons de desconto no Brasil
Para aumentar as suas vendas, incentivando a finalização do pedido, maiores gastos ou a compra em períodos de pouca rentabilidade, as lojas virtuais oferecem opções de códigos de descontos.
Essa estratégia, além de aumentar a fidelização do cliente, melhora o relacionamento, já que os consumidores passam a ter um sentimento de gratidão pela loja ou marca que lhe proporciona pagar menos em suas compras.
Os lojistas estão, cada vez mais, incluindo cupons de desconto como estratégias em suas compras, e o interesse por esse tema cresce aproximadamente 35% ao ano.
De acordo com o Google Trends, a busca por “cupom de desconto” cresceu durante todo o ano de 2020, tendo ápice em novembro, precisamente durante a semana que ocorre a Black Friday. Esse feito demonstra que o consumidor está mais familiarizado com essa forma de desconto, e tem recorrido a esta estratégia para economizar durante todo o ano pandêmico.
Onde encontrar cupons de desconto válidos
Sabendo do crescimento dos cupons de desconto no Brasil, muitos consumidores podem se sentir perdidos na hora de encontrar e utilizar cupons válidos, muitas vezes ficando até mesmo desconfiados se realmente funcionam.
A forma mais fácil de encontrar um promocode válido é pesquisar pela loja em um site especializado nesse tipo de recurso, o chamado site de cupom de desconto. Muitas dessas páginas possuem parceria com os principais e-commerces e marcas, para disponibilizar ofertas de cupons imperdíveis.
Além disso, a plataforma conta com equipe que testa todos os vouchers antes de os disponibilizar, o consumidor por sua vez, tem opções de cupons válidos e vigentes que se enquadram em sua compra.
A verdade é que quando o consumidor compreende a metodologia dos vouchers promocionais, que se baseia simplesmente em encontrar um código válido, colar e copiar antes de finalizar a sua compra, percebe a facilidade de uso, e passa a economizar em todas as compras que realiza. Não é à toa que a história dos cupons de desconto e o consumo no Brasil é tão interligada!