A Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias), em conjunto com o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Laranjeiras, promove todas as quintas-feiras uma oficina denominada pelos organizadores “Oficina do Amor”. Podem participar as futuras mães podem estar em qualquer fase gestacional.
A acontece às 14h, tem como propósito mostrar as futuras mães, a importância do vínculo entre mãe e filho desde o início da gestação.
Registro fotográfico
Ao final de cada oficina o CRAS disponibiliza para as futuras mamães um ensaio fotográfico. E ele é realizado na reta final da gestação, entre o 8° e 9° mês, e para participar do ensaio é preciso ter uma frequência de no mínimo um mês na oficina.
A necessidade desse auxílio psicoterapêutico é tido por Fabiana como “a melhor parte”, pois a progenitora não tinha vontade de abrir-se com as pessoas e, a partir das dinâmicas adotadas, trouxe o diálogo para dentro da própria casa.
Para as gestantes que se inscreverem na oficina, a oficina se encerra assim que o bebê nascer.
Logo após o fim da licença maternidade, mínimo de quatro meses, é possível participar de outro programa, este, destinado às crianças. A previsão é que no início de novembro, o “Oficina da primeira infância” que tem como objetivo fazer o acompanhamento da mãe e seu bebê até ele completar três anos de vida.
Como participar da oficina
A oficina acontece do Laranjeiras toda semana, desde julho de 2018. Para participar é necessário ser gestante, independente da idade gestacional, mas de preferência entre o primeiro e sexto meses.
O CRAS Laranjeiras está localizado na rua Michel Chicri Maluf, 803, no Parque das Laranjeiras.