Todo mundo gosta de ter um sorriso bonito, bom hálito e passar uma boa imagem do seu rosto. Afinal, os lábios, os dentes e a gengiva são um cartão de visita para uma primeira impressão ou mesmo mostrar uma boa aparência, demandando uma boa saúde bucal.
No entanto, muitas pessoas ainda não criaram o hábito de cuidar da saúde bucal de maneira correta, deixando essa ação para um segundo plano, descartando a importância que ela tem.
A pesquisa mais recente feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o assunto ocorreu em 2015 e apontou que apenas 53% da população brasileira escova os dentes de maneira integral, ou seja, utilizando dos três itens principais de uma escovação correta: escova de dente, creme e fio dental.
Ainda segundo a pesquisa, os homens usam menos os itens de higiene bucal que as mulheres.
Os dados do IBGE mostram que 57,1% da população feminina declararam utilizar escova, pasta e fio dental, enquanto apenas 48,4% dos homens afirmaram que usam os três artigos.
Segundo os especialistas, esses números se atentam pela questão social (desigualdade entre classes) e, principalmente, porque grande maioria das pessoas não têm o hábito de utilizar o fio dental, desconsiderando sua importância pela dificuldade em sua utilização.
No entanto, não tem segredo. Para manter uma saúde bucal correta e livre de preocupações, é necessário utilizar:
- Escovas de dente macias;
- Creme dental que contém flúor;
- Fio dental todos os dias;
- Enxaguante bucal;
- Ir ao dentista a cada seis meses.
Como fazer uma escovação dentária corretamente?
Primeiramente, para se fazer uma boa escovação, o instrumento utilizado tem de estar de acordo.
Portanto, é recomendado que se utilize uma escova de dentes macia e com a cabeça arredondada para alcançar os cantos mais difíceis e não machucar a gengiva ou desgastar os dentes.
A escovação é feita em quatro partes: superior direito e esquerdo, inferior direito e esquerdo, sendo que uma limpeza completa leva cerca de dois minutos.
Faça movimentos de vai e vem sem colocar força ou imprimir velocidade para não ferir a gengiva e, no final, escove a língua levemente.
Utilização do fio dental
O fio dental serve para limpar os locais em que a escova de dentes não alcança, evitando o acúmulo de placa bacteriana.
É recomendado a utilização de 40 cm de fio, enrolando-o nos dedos médios e usando os polegares para fazer a limpeza.
Um detalhe: nunca use a mesma parte do fio para limpar espaços diferentes.
O que a limpeza evita?
Manter a saúde bucal em dia evita uma série de complicações na cavidade oral, bem como evitar o surgimento de diversas inflamações que, além de causar dores podem ser prejudiciais para a funcionalidade bucal e para a saúde geral.
Por exemplo, em caso de cárie profunda, haverá a necessidade de fazer um tratamento de canal, que é a retirada da polpa inflamada do dente e desinfecção do local.
Além disso, o aspecto estético também é garantido ao manter a limpeza da boca em dia, preservando um belo sorriso e reduzindo o mau hálito que traz problemas de saúde e social.
Outros procedimentos
Não são todos os problemas bucais que apenas a limpeza consegue resolver, demandando o acompanhamento profissional.
Em casos do escurecimento e de manchas no esmalte dentário, por exemplo, é necessário o clareamento dental.
Nesse caso, há duas formas de realizar o procedimento: o caseiro e a laser, sendo o segundo realizado apenas em consultório.
O primeiro formato pode ser feito pelo próprio paciente, desde que com a supervisão de um profissional da área.
Nele é utilizado uma placa dentária e aplicado um gel clareador quatro horas por dia, de sete a dez dias.
Já o segundo é um tratamento mais rápido, sendo necessário apenas uma sessão de uma hora, em que é usado um raio laser ou luz de led com substâncias mais fortes que no procedimento anterior.
Contudo, cabe ressaltar que o clareamento dentário não é definitivo, tendo duração entre um e dois anos – o que também dependerá dos cuidados diários de higienização.
Outro procedimento bastante comum é o de aparelho ortodôntico.
Com modelos que vão desde a opção fixa, móvel, lingual, estética e extensor de platino, o tratamento é utilizado para corrigir dentes tortos e desalinhados.
Além disso, o aparelho previne casos de oclusão dentária ( que interferem no fechamento da boca de maneira irregular) e corrige os casos de mordida cruzada que pode ocasionar ferimentos na boca.
Nesse contexto, é bastante comum que o paciente escolha utilizar um aparelho transparente, de modo a interferir minimamente na imagem.
Contudo, em caso de fumantes é preciso salientar que fumar durante o tratamento pode causar gengivite, manchas amareladas nos dentes e no aparelho, gerar placa, mau hálito, além de poder haver um tempo maior de tratamento e, em casos mais extremos, o risco de câncer oral.
Portanto, é contra-indicado o uso de cigarros durante o procedimento.
Deste modo, é crucial que haja a conciliação de bons hábitos de higiene e alimentação, além de evitar o consumo de álcool e cigarro para manter a saúde bucal.
Lembre-se que a visita ao profissional também deve ser recorrente, identificando e prevenindo o surgimento de problemas na cavidade.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.
Comentários 1