Se é a primeira vez que você está entrando em contato com Pilates, talvez não saiba que esse método está crescendo rapidamente em todo o mundo como uma forma de exercício. Já são milhares de praticantes.
É um exercício que busca equilibrar corpo, mente e alma, trazendo muitos benefícios à saúde.
Não importa sua idade ou tipo de saúde física, o método Pilates funcionará a seu favor.
Mas se você ainda está em dúvida se serve ou não para você, nesse artigo, conheça um pouco da história do Pilates, seus principais benefícios e muito mais.
Conheça um pouco a história do Pilates
Joseph Pilates nasceu na Alemanha, em 1880. Em 1912, ele mudou-se para a Inglaterra e ganhou a vida como boxeador, artista de circo e treinador de autodefesa.
Durante a Primeira Guerra, ele foi enviado para um acampamento, onde ele treinou soldados em condicionamento físico e exercícios e é aqui que se dá início ao método de Pilates.
Foi por volta de 1925 quando Joseph Pilates migrou para os EUA. No navio, ele conheceu sua futura esposa, Clara. Na cidade de Nova York, eles criaram um estúdio e ensinaram e supervisionaram os alunos até o final de 1960.
O método de exercício de Pilates usava a mente para controlar os músculos do corpo. Ele se concentra no núcleo, que são os músculos do abdômen, para ajudar a manter o corpo equilibrado. Um corpo equilibrado fornece suporte para a coluna.
Pilates também ensina a consciência da respiração e o alinhamento da coluna vertebral para fortalecer os músculos do tronco. Os músculos fortes do núcleo podem ajudar a aliviar a dor nas costas e no pescoço.
Joseph acreditava que a raiz da saúde precária vinha das práticas erradas de respiração e de má postura. A prática por ele desenvolvida é, sem dúvida, a forma mais popular de exercício hoje em dia.
Para que serve o Pilates
Basicamente, o Pilates irá trabalhar com os músculos do núcleo e aumentar a força.
Também ajudará a flexibilidade e a agilidade do seu corpo. O Pilates pode até ajudar a aliviar dores nas costas e outros problemas crônicos.
A força é construída de uma forma natural, fazendo com que você tenha um corpo mais elegante e tonificado.
Além disso, ensinará a conscientização do corpo e como ter uma boa postura. Você sabia que muitos atletas o utilizam para prevenção de lesões decorrentes do seu esforço?
Embora seja um exercício seguro, lembre-se de consultar seu médico apenas para se certificar se pode ou não fazer.
Quais os benefícios do Pilates para a saúde
Já está provado que o Pilates é muito benéfico para a saúde, mas veja em mais detalhes tudo o que essa prática pode proporcionar:
Um treino saudável mente/corpo
Quando você pratica Pilates, sua mente se sintoniza com o seu corpo. Isso porque você tem ciência de onde seu corpo está no espaço, como você se sente e como você irá controlar seu movimento.
Com o Pilates, você procura a qualidade de movimentos, e não a quantidade. A respiração adequada é fundamental e, quando executada corretamente, pode ajudar bastante a aliviar o estresse.
Ganho de músculos longos e magros, além de flexibilidade
Quando você faz um treino tradicional, você tende a aumentar e dar mais volume aos músculos curtos.
O Pilates promove a elasticidade do músculo como também a mobilidade das articulações. Há muito menos chance de uma lesão ocorrer.
Desenvolver um núcleo forte
O desenvolvimento do núcleo consiste em intensos abdominais, juntamente com o fortalecimento de alguns dos outros músculos que são mais próximos da coluna vertebral.
É exatamente por isso que o Pilates é indicado para quem tem problemas de coluna.
Mas caso você perceba uma dor mais persistente, é melhor interromper os exercícios e investigar um pouco mais a fundo.
O mais recomendado é contar com a orientação de um médico especialista em coluna, não somente para identificar a causa da dor, como também prescrever um tratamento para o seu caso específico, se for necessário.
Promover melhor condicionamento
Com exercícios regulares, os músculos fracos tendem a apenas a enfraquecer e os músculos fortes ficarão mais fortes. Isso resulta em um desequilíbrio muscular, que é a principal causa de dor crônica nas costas e lesões.
Com o Pilates, toda a musculatura do seu corpo é uniformemente condicionada e equilibrada.
Aprender padrões eficientes de movimento
Os exercícios de Pilates concentram-se no treinamento de vários grupos musculares de uma só vez, tornando os movimentos suaves e contínuos.
Se você aplicar a técnica adequada, poderá treinar seu corpo com mais segurança e com padrões de movimento mais eficazes.
Estes são apenas alguns dos benefícios que você irá receber ao fazer os exercícios de Pilates, desde que use as técnicas adequadas.