As tecnologias na saúde vêm fazendo uma verdadeira revolução na assistência médica e nos tratamentos existentes. A aplicação de conhecimentos e habilidades digitais trazem resolução em problemas de saúde e melhoram a qualidade de vida dos pacientes. O foco pode ser preventivo ou não.
Dentre as tecnologias na saúde empregadas atualmente, podemos destacar:
- Medicamentos;
- Inteligência artificial;
- Dispositivos;
- Prontuários eletrônicos;
- Teleassistência;
- Vacinas;
- Softwares.
De olho nessa revolução, conhecida como transformação digital na saúde, vamos trazer neste artigo uma lista com 5 tecnologias na saúde que vieram para impactar e facilitar o trabalho de profissionais como médicos, enfermeiros e dentistas.
Digitalização de processos
Uma das principais tendências do setor no Brasil vem sendo a digitalização de procedimentos. Alguns serviços estão em alta, como o prontuário eletrônico, a prescrição digital, os sistemas de gestão médica, os softwares para farmácia, as ferramentas de automação de processos.
A área da medicina que está mais avançada na digitalização é a radiologia. Esta vem servindo, inclusive, de exemplo para outros nichos de tecnologias na saúde, influenciando outros setores a investirem em digitalização de seus processos operacionais.
Lipoaspiração a laser
A lipoaspiração a laser é uma tecnologia que vem trazendo impactos positivos para os pacientes no Brasil. Orientado por tecnologia não invasiva, o método é utilizado para dissolver a gordura e estimular a produção de colágeno sem deixar queimaduras, reduzindo a flacidez da pele.
Uma termocâmera foi desenvolvida para monitorar a temperatura e a distribuição de calor na pele em tempo real. Assim sendo, as queimaduras vêm sendo evitadas.
Telemedicina
Tecnologia vista com certo receio por alguns profissionais até um pouco antes do início da pandemia, a telemedicina se tornou realidade para inúmeras instituições de saúde brasileiras da noite para o dia. E sua eficácia foi comprovada: hoje é possível que pacientes façam consultas sem mesmo sair de casa, garantindo o distanciamento social exigido pelas autoridades sanitárias.
As tecnologias de saúde têm como principal objetivo facilitar também a vida dos pacientes, e com a telemedicina não é diferente. Mesmo em um cenário pós-pandemia, a assistência remota continuará significando economia de tempo e recursos.
Realidade virtual e realidade aumentada
Os recursos de realidade virtual e de realidade aumentada têm contribuído com os estudantes de medicina. Os universitários podem aprender a conduzir procedimentos complexos e delicados, como cirurgias cardíacas, por meio da ajuda de mais uma das tecnologias de saúde.
Os erros médicos se tornam menos frequentes com esse tipo de prática. Essas tendências globais de inovação em saúde devem avançar, modificando cada vez mais a relação entre profissionais e pacientes.
Quanto mais cedo as instituições investirem em tecnologias de saúde, mais cedo colherão os resultados e poderão se posicionar à frente da concorrência.
Data Analytics
A gestão baseada em dados é uma tendência não só da saúde. Os dados podem servir como base para a análise preditiva de doenças, scores de risco, pré-diagnósticos e prevenção de ocorrência de sintomas.
O trabalho para desenvolvimento e utilização de recursos de Data Analytics devem ser conduzidos por especialistas em TI, que dominam os sistemas, e médicos, especialistas em doenças e riscos.
Comentários 1