Como vai funcionar o novo ensino médio nas escolas? O novo ensino médio nas escolas estipulado pela Lei nº 13.415 / 2017 será implantado em todas as séries do primeiro ano no Brasil a partir do próximo ano. Esse modelo inédito mudou quase completamente o estilo aplicado até então, o que preocupa pais, alunos e gestores da educação.
O plano de treinamento básico simplificado, a capacidade dos alunos de escolher as disciplinas que desejam estudar e o aumento da carga de trabalho não afetarão apenas os jovens, mas também todas as pessoas em suas vidas.
Os pais e responsáveis devem entender que o ensino médio ministrado antes não é mais suficiente para garantir que os jovens recebam uma boa educação, seja para quem deseja cursar o ensino superior ou para quem deseja fazer um Curso Online para ir ao mercado de trabalho.
É uma reforma necessária. Há algum tempo, o ensino médio foi o redentor da educação básica. Isso quer dizer, os alunos só têm três anos lá para tentar economizar e aprender o que antes não conseguia.
Poder de escolha
A segunda parte do novo currículo do ensino médio contempla um roteiro de formação, que é um conjunto de cursos e atividades ministrados pela escola, referentes às áreas de conhecimento da BNCC. Com isso, o aluno terá cada vez mais tempo para se concentrar no que realmaente gosta e no que pretende fazer no seu futuro.
Supondo que ele diga que o aluno quer ser jornalista, ele pode escolher o roteiro em temas como português, história e arte.
Cada escola pode fornecer o itinerário de treinamento que você deseja; no entanto, todos eles foram aprovados pelo conselho de educação do estado onde a instituição está localizada. Os alunos podem alterar o itinerário a qualquer momento. Existem também algumas escolas que planejam oferecer diferentes itinerários obrigatórios no primeiro ano, para que os alunos possam vivenciá-los no mesmo ano e decidir qual área seguir.
Para ajudar o aluno a se tornar o protagonista do ensino, a proposta prevê um projeto de vida. A parte do curso oferece atividades, provas vocacionais e profissionais para todos os alunos, para que possam compreender as áreas do conhecimento que procuram.
O projeto de vida será sempre através do autoconhecimento, para que esses jovens se conheçam, tenham cuidado, saibam o que não querem fazer, o que eles querem, para que possam fazer escolhas e entender as escolhas.
O projeto será executado por um mentor, que pode ser um professor da escola ou um educador contratado apenas para o evento. Ele administra testes, entrevistas e ajuda os alunos a encontrar o que deseja. Quanto mais ele se entende, melhores são as suas futuras escolhas. Não se trata apenas do horário, mas da própria vida. Por isso, o novo ensino médio é muito importante. Ele está aqui para consolidar e aprofundar os conhecimentos necessários para a vida adulta.
Os pais também podem ter grande papel no assunto, eles podem ajudar os seus filhos a fazerem as devidas escolhas, desde que não influenciem os desejos dos seus filhos.
Devemos abandonar um pouco o currículo explicativo e passarmos a envolver os alunos na experiência educacional. Passar da aprendizagem passiva para a aprendizagem ativa. Prepara os jovens para se tornarem pessoas sociais e os ajuda a encontrar seu próprio espaço, sua própria voz e a reencarnação dentro e fora da escola.
Uma nova forma de ensino
Muitas escolas vêm se preparando para a implantação do novo colégio ao longo de 2021. Além de reuniões intensas com professores, as direções das escolas também apresentaram o novo currículo para pais e alunos. Em 2022, as escolas optam por dedicar 75% da sua carga horária à formação do ensino básico geral e 25% aos horários de formação, num total de 22 aulas disciplinares tradicionais e 8 encontros aprofundados na área de formação escolhida pelos alunos.
O roteiro será fornecido pela manhã, no curso normal. No entanto, os alunos podem expandir o conjunto de disciplinas cursando disciplinas eletivas no período da tarde. Como, por exemplo, se um aluno escolhe o percurso da matemática, ele também pode escolher algumas disciplinas das humanidades ou do percurso natural.
Os alunos também podem alterar seu itinerário a cada seis meses para testar outras pessoas e descobrir a área que desejam seguir. O itinerário não será medido pelos resultados normais, mas será mencionado e acompanhado pela observação do professor sobre o desenvolvimento das habilidades do aluno. A ideia é que ele desenvolva projetos e mostre seu trabalho como pessoa, por isso não pode dar notas.
Para garantir a eficácia do método, as escolas devem sempre apostar também em cursos profissionalizantes, como, por exemplo, o Curso de Informática.
O Enem vai mudar!
O Ministério da Educação afirmou que a matriz de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 será totalmente integrada ao novo ensino médio, e os alunos que iniciarem os novos cursos em 2022 serão aprovados neste ano.
O exame vai recolher os conteúdos aprendidos no ensino básico geral da escola no primeiro dia, para depois recolher apenas os conteúdos da área de interesse do aluno. Dessa forma, os alunos não serão prejudicados ao procurar emprego em uma universidade pública.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.