Com medo de usar o cartão de crédito? Com essas dicas você aprenderá como usar o cartão de crédito com consciência e responsabilidade.
Saber como usar o cartão de crédito é muito importante, pois é uma ferramenta que ajuda o consumidor a adquirir seus bens — e um cartão de crédito sem anuidade se torna uma opção ainda mais atrativa, uma vez que o consumidor só precisará pagar a sua fatura, sem se preocupar com as altas taxas impostas pelos grandes bancos.
Por outro lado, para quem não sabe como usar o cartão de crédito, pode se tornar um grande vilão. O atraso no pagamento da fatura pode acarretar sérios prejuízos, tendo em vista que os juros do rotativo do cartão chegaram a 339,5% ao ano.
Quer saber como usar o cartão de crédito corretamente para não se endividar? Então continue a leitura deste artigo até o final porque daremos dicas valiosas para você colocar em prática ainda hoje.
Faça um planejamento financeiro antes de usar o cartão de crédito
Para que o cartão de crédito seja seu amigo — e não o contrário —, você precisa planejar as suas finanças para não ter problemas com a fatura. Com isso, você consegue identificar a atual situação do seu orçamento e, a partir dessa informação, pode planejar os seus futuros gastos.
O planejamento financeiro ajudará a identificar o quanto pode ser gasto naquele mês e, assim, evitar o endividamento. Caso verifique que está no vermelho, não use o cartão de crédito. Do contrário, correrá o risco de não conseguir pagar a fatura e acumulará uma dívida difícil de ser quitada no futuro.
Não use o cartão de crédito como renda complementar
Lembre-se de que, no final do mês, uma fatura precisa ser paga e, por essa razão, todos os gastos do cartão de crédito precisam ser incluídos no seu orçamento. Todos os seus ganhos precisam ser suficientes para quitar o cartão e também os gastos realizados sem ele.
Com a ajuda do planejamento financeiro, você conseguirá estabelecer o seu padrão de vida, o qual não pode ser superior aos seus ganhos. Usar o cartão de crédito como renda complementar é gastar mais do que ganha — e é esse o perigo do endividamento.
Controle o limite do cartão de crédito
Já pensou em ter um cartão com limite alto? Por mais que isso pareça um sonho, na realidade, é um verdadeiro perigo. Por isso, por mais que a instituição financeira ofereça um bom limite de crédito, opte por estipular um limite dentro do seu orçamento. Afinal, ter crédito não significa que você terá condições de pagar depois, concorda?
O ideal é que os gastos com o seu cartão de crédito não ultrapassem 50% da sua renda mensal. Cartões mais modernos permitem que você mesmo controle o limite do seu cartão por meio do aplicativo, o que garante muito mais autonomia quando o assunto é o seu dinheiro.
Cuidado com o pagamento da fatura do cartão
O vencimento da fatura é um dos pontos de maior atenção quando falamos de cartão de crédito. Isso porque os juros e multas costumam ser extremamente altos, dificultando ainda mais a quitação do débito. E o pior: nesse caso, a dívida pode se transformar em uma bola de neve e se tornar praticamente impagável.
Em alguns casos, quando a fatura é muito alta e a pessoa não tem dinheiro suficiente para quitá-la, vale mais a pena recorrer a uma linha de crédito como o empréstimo consignado, que tem juros menores para saldar a dívida
Tenha uma reserva de emergência
Ter uma quantia guardada para recorrer em casos de emergência é fundamental para manter a sua saúde financeira estável. Se você perceber que não conseguirá pagar a fatura do cartão de crédito, por exemplo, pode recorrer à reserva de emergência para não prejudicar o seu orçamento.
Para montar a sua reserva, você pode estipular um valor mensal para guardar na poupança ou em outro investimento com liquidez — aqueles em que você pode realizar o resgate sempre que precisar, sem comprometer muito os rendimentos.
Agora você já sabe como usar o cartão de crédito com consciência para evitar o endividamento. Colocando essas dicas em prática, você consegue ter uma vida financeira tranquila e saudável, além de poder realizar os seus sonhos com mais facilidade.