Confira dicas de como tirar pulga de cachorro filhote para tratar e garantir a saúde dos cães mais jovens.
Cães precisam de cuidados logo após o nascimento, desde mantê-los aquecidos até ficarem próximos à mãe nos primeiros quarenta e cinco dias de vida. Depois, entram outras questões, como as vacinas. Mas você sabia que cachorro filhote pode ter pulga antes mesmo de deixarem a ninhada?
Nas primeiras seis semanas não é possível aplicar o anti pulgas ou oferecer o antiparasitário palatável. Por isso, se você adotou uma cadela prenha, é recomendado começar os cuidados com ela antes mesmo de os filhotes nascerem. Agora, se você acabou de adotar um cachorro filhote , veja como fazer para eliminar as pulgas.
Dê um banho morno
Um cachorro filhote com mais de quarenta e cinco dias já pode tomar banho, mas é preciso deixar a temperatura da água morna.
Não utilize shampoo, a não ser que seja indicado para cachorro filhote, mas ainda assim é interessante optar por um sabonete neutro.
VEJA TAMBÉM:
O produto também pode ser anti pulga. Lave bem os pelos e seque bem o seu amiguinho com uma toalha. Se o dia estiver gelado, vale usar o jato morno do secador.
Passe um pente anti pulgas
O cachorro com pelos mais finos permitem passar um pente anti pulga antes mesmo do banho. Com o acessório, é possível tirar os parasitas, mas você terá o trabalho de matar as pulgas uma a uma. Cachorros com pelos mais longos podem precisar tomar banho primeiro, para deixar o pelo mais maleável e fácil de pentear. Além dos insetos, é importante remover os ovos, então faça o processo sem pressa.
Use o spray anti pulgas
O spray anti pulgas pode ser usado em pets a partir das seis semanas de vida. Os veterinários recomendam a opção por o produto estar menos concentrado, diferentemente das pipetas. Ainda assim, a maior parte dos anti pulgas é aprovada para mais de quarenta e cinco dias. Aplique no seu cãozinho e penteie seus pelos conforme a orientação da embalagem.
Cuide para manter as borrifadas longe do focinho. O melhor é aplicar no pescoço do animal e espalhar com o pente ou com as mãos.
Dê o comprimido palatável
O filhote já é um pouco mais velho? O comprimido palatável pode ser uma ótima alternativa, ainda mais as opções com duração de um mês. Quando fizer a compra, confira sempre o peso do animal.
Uma dosagem muito baixa pode não ter efeito, enquanto uma dosagem alta faz mal para o cãozinho. Como os comprimidos têm gosto e cheiro de algo gostoso, o cão vai ingerir facilmente, mas se for necessário, quebre o comprimido em pedaços menores e misture na comida dele.
Trate outros pets
Apesar de serem mais interessantes para as pulgas, pois são mais quentinhos, os pets não devem ser os únicos afetados pelo problema. Caso tenha outros pets em casa, eles também devem ser tratados. Siga as mesmas sugestões para tratar outros animais: dê um banho (nos adultos é válido usar o shampoo anti pulgas), passe o pente e use os anti parasitários.
Limpe bem o ambiente
Eliminar as pulgas do filhote é apenas uma das etapas para combater os parasitas. No entanto, também é preciso cuidar do ambiente.
Um aspirador será bem útil para limpar a casa e o local onde o animalzinho dorme. Em seguida, lave cobertores, caminhas e até as roupas dele. Se a infestação estiver muito crítica, use produtos como talcos, mas apenas quando o pet não estiver por ali.
Trate a mãe do cachorrinho
Como dito anteriormente, os cães com menos de seis semanas não podem tomar banho ou usar produtos anti pulgas. Por isso, será necessário tratar a mãe, mesmo quando os filhotes já nasceram. Os pequeninos vão se esfregar nela para mamar, então descarte o spray e a pipeta, mas ofereça o comprimido palatável. Após trinta dias do parto, é válido pensar em um banho na cadela.
Comentários 1