Embora o processo de recrutamento e seleção deva acontecer com maior dinamismo para o preenchimento da vagas de emprego disponíveis, o profissional responsável precisa se atentar a inúmeros fatores para que o contratado possa atender as expectativas da organização.
Para otimizar o processo de recrutamento e seleção, o departamento de RH deve seguir algumas condutas, tanto para uma maior eficiência de sua rotina, como também para o sucesso da empresa,
Pois ele depende diretamente da competência dos profissionais selecionados pelo RH estratégico.
Acompanhe conosco!
6 Práticas de otimização do processo de recrutamento e seleção
Certamente que a metodologia utilizada no processo de recrutamento e seleção vai definir o sucesso do trabalho do departamento de Recursos Humanos.
Possivelmente, ao seguir as dicas abaixo, esse objetivo terá mais chances de ser alcançado.
1. Saber o que espera de um candidato
Quando o responsável pelo recrutamento e seleção sabe exatamente quais características e competências que um candidato deve apresentar, a probabilidade de acerto na contratação cresce bastante.
Para isso, devem ser levados em consideração pelo recrutador:
- A exata descrição do cargo;
- Competências habilidades fundamentais para atuar no cargo oferecido.
É muito importante que o RH esteja alinhado com os interesses e expectativas dos gestores responsáveis pela vaga disponível.
2. Faça a divulgação correta do que é agregado à vaga ofertada
Tendo em mente o perfil do candidato que a empresa procura, é preciso deixar claro o que será oferecido à ele, ou seja:
- Definir a hierarquia do cargo, se é a nível de assistente, júnior, pleno ou sênior;
- Atividades a serem executadas;
- Salários e benefícios, se existirem, quais são, vale alimentação, plano de saúde?
- Qual é a carga horária do trabalho?
- Deve ter disponibilidade para viajar?
Essas são apenas algumas informações que o recrutador deve informar de maneira bem clara no processo de recrutamento e seleção.
Desse modo, são evitados possíveis falhas na comunicação e ainda é possível fazer uma triagem dos candidatos que atendam às necessidades da empresa.
3. Padronize o processo de recrutamento e seleção
Definir a metodologia utilizada para a contratação, bem como as etapas do processo de recrutamento e seleção é muito importante.
Para que a empresa possa ser imparcial e conte com a agilidade no preenchimento da vaga, o departamento de RH pode estipular as seguintes atividades:
- Dinâmicas de grupo;
- Avaliações individuais;
- Testes de habilidade;
- Entrevista.
4. Procure indicações dentro da empresa
Antes de divulgar a vaga externamente, faça a divulgação interna na empresa.
É bem provável que existam talentos que estejam aptos para mudar de cargo e desempenhar funções condizentes com sua formação ou interesse.
Claro que o processo de recrutamento e seleção deve ser respeitado, porém, esse profissional tem uma vantagem, o fato de já conhecer a cultura da empresa e saber o que os gestores esperam de seus profissionais.
5. Faça uso da tecnologia
Uma grande aliada na otimização do recrutamento e seleção de candidatos, é a tecnologia, varias agências de empregos ja não recebem mais currículo impresso, aumentando a organização por meio de ferramentas como:
- Recebimento de currículos;
- Agendamento de entrevistas;
- Envio de feedback;
- Avaliação e anotação de informações sobre o desenvolvimento do candidato nas atividades propostas;
- Solução de possíveis dúvidas.
6. Banco de dados atualizado
Outra grande vantagem da tecnologia é o armazenamento digital do banco de dados.
Assim, é recomendável que haja um arquivo em que serão armazenadas informações acerca de seus colaboradores, bem como sua evolução nos cargos, que ajudará a otimização do processo de recrutamento e seleção.
Logo, é feita uma análise mais criteriosa do perfil de cada profissional, bem como seus pontos fortes e aqueles que precisam ser mudados.
Essa avaliação é de fundamental importância para uma possível promoção ou ainda contratar um novo profissional para integrar sua equipe.
Conclusão
O processo de recrutamento e seleção é o primeiro passo para a história de sucesso de qualquer empresa.
É nesse momento que será escolhido um novo integrante para o grupo que deve ter em comum o mesmo objetivo, contribuir para o desenvolvimento e sucesso da empresa.
Sendo assim, é essencial que o recrutador esteja apto para fazer uma boa escolha e assim evitar transtornos futuros para a organização.
Comentários 1