Você sabe como minerar criptomoedas em casa? Essa é uma forma de gerar renda passiva diretamente em criptoativos, fazendo com que o dinheiro do futuro trabalhe para você.
As criptomoedas têm ganhado espaço nos últimos anos, tanto devido a sua valorização considerável quanto pelas inovações tecnológicas que elas permitem. Por isso, comprar criptomoedas e ganhar altas valorizações com esses investimentos já se tornou realidade para muitos.
No entanto, é possível fazer a mineração de criptomoedas em casa através de computadores. E o melhor: dá para fazer isso da sua casa, gerando renda passiva.
O que é a mineração?
Mineração de criptomoedas é o nome dado ao processo em que se ganha criptomoedas para resolver equações criptográficas. A resolução dessas equações autentica as transações na rede das criptomoedas, a blockchain. Na maioria dos casos a mineração de criptomoedas é feita em casa.
Os mineradores de criptomoedas que fazem tal processo em casa usam computadores com elevada potência computacional para resolver essas equações, pois elas são muito complexas. Dessa forma, eles atuam como os autenticadores das transações na rede blockchain, o que permite que a estrutura financeira em torno desses ativos seja descentralizada.
Como recompensa, esses mineradores recebem criptomoedas ao final de cada operação. E é isso que você pode fazer, minerar criptomoedas em casa caso não queira comprar e vender criptomoedas, desde que tome os cuidados apropriados.
Como funciona a mineração de criptomoedas em casa?
Dificilmente um usuário comum terá um computador com capacidade para minerar criptomoedas em casa sozinho. Isso ocorre porque grandes mineradores compram equipamentos que custam milhões de dólares para minerar seus ativos.
Isso faz com que o poder de um computador comum não seja capaz de se equivaler ao poder computacional de equipamentos tão robustos como os usados por profissionais.
No entanto, é possível que um computador de boa qualidade consiga emprestar seu poder computacional para uma rede de mineração e, em troca, ganhe parte do lucro em criptomoedas. Muitos pensam que só é possível minerar Bitcoin. No entanto, a mineração de criptomoedas em casa pode ser feita com diversas moedas.
Como minerar criptomoedas em casa?
Para começar a minerar criptomoedas em casa, é necessário seguir os passos abaixo:
1) Ter um bom computador
Quando começar a minerar criptomoedas, você deve se lembrar que o poder computacional desse processo é muito grande. Ou seja: sua conta de luz vai aumentar. Por isso, é bom avaliar se o aumento de gastos proporcionado pela mineração vai gerar lucros ou não.
Por esse motivo, montar um desktop com um bom processador, placa de vídeo e um bom sistema de resfriamento é praticamente obrigatório se você quer ter lucros elevados. Claro, é possível usar computadores menos potentes ou até mesmo celulares para fazer a mineração, mas o resultado não será tão satisfatório.
2) Decidir qual criptomoeda minerar em casa
Quando você for decidir minerar criptomoedas, é preciso escolher qual ativo você quer minerar. Existem várias possibilidades, mas você não pode esquecer que elas estão limitadas aos criptoativos que usam o sistema proof-of-work.
Entre os exemplos mais famosos, estão Bitcoin e Ethereum, as duas maiores criptomoedas em valor de mercado total.
No entanto, existem outras opções interessantes, como Ethereum Classic (ativo que replica a versão original do Ethereum), Dogecoin (moeda meme), além de Monero e Zcash (moedas com foco em privacidade). A escolha da criptomoeda cabe a cada minerador, que verificará qual é a mais vantajosa para sua realidade.
3) Escolher um software de mineração
Ao invés de usar um computador minerando sozinho, é possível usar um software de mineração que empresta seu poder computacional para uma rede.
Dessa forma, as possibilidades de minerar criptoativos são melhores e os lucros tendem a ser maiores. Entre os softwares mais famosos, estão o Multiminer e o Multipool, mas existem diversas opções disponíveis.
4) Começar a rodar o software
Para que o seu computador gere um valor razoável, é preciso deixá-lo usando seu poder computacional por longos períodos. Por isso, é possível deixar o computador minerando suas criptomoedas durante a madrugada, quando todos estão dormindo, por exemplo.
5) Usar as criptomoedas
Quando se usa softwares de mineração, as criptomoedas mineradas são geralmente depositadas em carteiras específicas para esses ativos. No entanto, se você quiser vendê-las, é preciso transferi-las para as carteiras que você possui nas exchanges, como é o caso da Binance, Huobi e outras.
Outra possibilidade é a de simplesmente guardar essas moedas em carteiras mais seguras, como é o caso da Metamask ou até mesmo de uma hard wallet. Dessa forma, há menos chances de você perder esses ativos.
Comentários 1