Você sabe como medir o engajamento do Instagram? Primeiramente, entenda que de nada adianta ter milhares de seguidores no Instagram se você não possui o principal para qualquer perfil que tem em vista ter resultados. Ou seja, um ótimo engajamento.
Assim, um grande volume de seguidores não significa que eles vão interagir com o seu perfil ou engajar com a sua marca. Por isso, é fundamental estar sempre acompanhando a sua taxa de engajamento e conhecer que estratégias você pode usar para melhorá-la.
Continue lendo aqui para saber como medir o engajamento no Instagram:
Como medir o engajamento no Instagram: O que é a taxa de engajamento?
Antes de mais nada, engajamento são as várias maneiras pelas quais os usuários podem interagir com o seu perfil ou com os posts publicados. Já a taxa de engajamento é o número que resume o conjunto dessas métricas relacionadas às diversas ações que o Instagram considera como interação.
Por exemplo:
- Curtir
- Comentar
- Compartilhar
- Salvar
- Mencionar
- Mensagem direta
- Responder um Story
- Clicar em link
Assim, acompanhar essa taxa é importante para você entender de modo geral como anda a resposta aos seus conteúdos. Bem como para medir como está o relacionamento do público com a sua marca no Instagram.
Ou seja, não basta comprar seguidores no Instagram, você precisa saber mantê-los.
Além disso, a taxa de engajamento irá te orientar no que deve ser feito para se aproximar dos seus seguidores e criar uma espécie de comunidade. Uma vez que você também consegue marcar a evolução do seu plano de comunicação.
Como medir o engajamento do Instagram: formas de engajamento
Definitivamente, para entender melhor como observar as interações que um perfil recebe, é necessário saber as formas de engajamento no Instagram e a importância de cada uma. Sendo assim, confira quais são as principais e o que representam:
Curtidas
Primeiramente, a mais popular não possui muito mistério. Isso por as curtidas serem a quantidade de usuários que clicaram no coração do seu post. Ou seja, são os usuários que te deixaram o famoso “like”.
Após a opção do Instagram de não exibir mais as curtidas, muito se especulou sobre a importância dessa métrica para o engajamento do perfil.
Porém, o próprio Instagram, deixou bem claro que as curtidas ainda possuem relevância para que a plataforma saiba quais conteúdos o usuário gosta de ver. Assim, é possível saber quais são os interesses, com que perfis ele mais interage e que tipo de conteúdo similar pode ser recomendado para um perfil com base em suas curtidas.
Comentários
Já os comentários são o que as pessoas escrevem na sessão de comentários dos seus posts, seja ele um post no Feed, carrossel, IGTV, Reels, entre outros. Além disso, não faz diferença se foi uma pergunta, um emoji, um texto ou somente uma palavra.
Dessa maneira, a sessão de comentários é um excelente espaço para ter diálogos, se aproximar dos seguidores e ainda criar um senso de comunidade no seu perfil.
Compartilhamento
Mais uma métrica, o compartilhamento é calculado a partir de quantos perfis enviaram seu post para alguém no próprio Instagram. Isso é feito ao clicar no ícone que lembra um aviãozinho de papel ou compartilhando nos Stories, por exemplo.
Sendo assim, dê uma atenção especial para essa métrica de engajamento e busque incentivar o compartilhamento dos seus conteúdos. Uma vez que isso irá te ajudar a alcançar mais pessoas organicamente e fazer com que o Instagram saiba que seu conteúdo é relevante a ponto dos usuários o dividirem com os amigos.
Post salvo
No que lhe concerne, a métrica conta quantas pessoas clicaram na “bandeirinha”, que fica ao lado do post, para salvar o conteúdo. Então, isso indica que os usuários gostaram a ponto de deixar o post salvo e consultar novamente no futuro.
Ou ainda pode significar que as pessoas salvaram para ler mais tarde ou para não perder aquele post de vista.
Independente de qual for a intenção, essa é mais uma métrica de engajamento que precisa de uma atenção especial e conteúdos direcionados. Uma vez que também atribui mais relevância à sua publicação e também ao seu perfil.
Como medir o engajamento do Instagram: como calcular?
Em suma, para fazer o cálculo da taxa de engajamento não há mistério. Isso porque é uma conta muito simples de fazer para entender o resultado. Sendo assim, há várias opções para calcular, tanto manuais quanto usando ferramentas.
Confira a seguir como medir o engajamento:
Engajamento por seguidores
Antes de mais nada, aqui você irá calcular o percentual de seguidores que interagem com determinado conteúdo que você postou. Para isso, use a seguinte fórmula:
curtidas + comentários (+ métricas de interação que você considera relevantes) ÷ número de seguidores x 100 = taxa de engajamento com base nos seguidores
Engajamento por alcance
Já essa opção é considerada por muitos como o “engajamento real” de um perfil.
Portanto, aqui é considerado qual foi o alcance do conteúdo para calcular a taxa de engajamento. Sendo assim é indicado para quando estiver analisando posts específicos.
Isso porque, usando esse cálculo, você poderá analisar, entre todas as contas alcançadas, quais delas realmente engajaram com seu perfil. Então, use a fórmula:
curtidas + comentários ÷ alcance = taxa de engajamento
Engajamento do perfil
Nesse caso, o cálculo descobrirá qual é a média de engajamento total da conta. Por isso, você deve calcular o engajamento de cada post, somar todos eles e então dividir pelo número total de publicações.
Crescimento do engajamento
Por fim, para esse cálculo, você irá precisar comparar qual foi a taxa de engajamento de um período anterior com a do período atual. Ou seja, é ideal para o acompanhamento em relatórios mensais.
Assim, essa fórmula é muito simples:
taxa engajamento do período 1 ÷ taxa de engajamento do período 2 = crescimento do engajamento
Então, o que achou de como medir o engajamento do Instagram? Deixe seu comentário.