Você sabe como fazer uma eficiente limpeza de academias? Esse estabelecimento reúne muitas pessoas de diferentes lugares e espaços com diferentes objetivos, o que exige planejamento e boa organização
As academias são espaços que concentram uma grande variedade de pessoas que podem vir de lugares muito diferentes de uma cidade. Além disso, nesses espaços, os usuários precisam de espaços adequados, limpos e bem ventilados, para realizar movimentos físicos mais intensos.
A pandemia evidenciou a necessidade de uma ótima higienização desses espaços. Hoje, os protocolos de higienização são ainda mais complexos e rigorosos, a fim de reduzir chances de transmissão não só da Covid-19, mas também de outras patologias.
Você trabalha ou possui uma academia e ainda não está seguro sobre a higienização do espaço? Confira algumas dicas de soluções de limpeza para as academias e ofereça um serviço mais seguro para os seus clientes!
Higienização mais frequente
Um documento elaborado pelo Conselho Regional de Educação Física de São Paulo da quarta região (CREF4/SP) recomenda uma higienização mais frequente dos espaços internos de uma academia ao longo do dia.
Durante todo o horário de funcionamento, é recomendado fechar cada área duas ou três vezes por pelo menos 30 minutos para limpeza geral e desinfecção. Ao fazer isso, é preciso informar aos usuários da academia, com antecedência, quais espaços não poderão ser usados em determinados horários.
É recomendado imprimir uma tabela com os horários de limpeza de toda a semana e colocá-la em lugares que são facilmente acessados pelos clientes.
Atenção especial
Alguns aparelhos precisam de ainda mais atenção na hora da limpeza. Alguns deles são os bebedouros, bastante utilizados e compartilhados pelos usuários. Além de higienizá-los com muito cuidado e com mais frequência, é preciso colocar um aviso ao lado dele indicando que ele deve ser usado apenas para encher garrafas próprias de água.
Na hora de higienizar os aparelhos da musculação, tenha atenção ao limpar os pedais da bicicleta ergométrica. Nos vestiários, o abridor do chuveiro, os ralos e os possíveis tapetes antiderrapantes também precisam de mais atenção na hora da faxina.
Na piscina, é preciso cuidado para limpar bem a escada e as bordas. No que se refere à limpeza da água, é preciso garantir a qualidade a partir de eletroporação e filtros químicos em alta concentração. Produtos como desinfetantes também podem ser usados para tratar a água, com proporção de 1 a 10 partes por milhão de cloro livre ou 3 a 8 ppm de bromo, e pH com variação entre 7,2 e 8,0.
Por fim, é necessário atenção sobre o ar-condicionado, que também deve ser limpo com regularidade.
Kits de limpeza
A área da musculação é uma das mais delicadas, pois não só o espaço é compartilhado, mas também aparelhos e objetos. Por isso, a academia deve disponibilizar kits de limpeza nessa área (e em todos os espaços em que objetos são compartilhados pelos usuários).
Esse kit deve oferecer toalhas de papel e algum produto específico de higienização para que os usuários usem equipamentos como halteres, máquinas, pesos e colchonetes. Além disso, é importante haver várias lixeiras com tampa e pedal a fim de permitir o descarte das toalhas de papel.
Também devem ser disponibilizados recipientes com álcool em gel a 70% para uso de clientes e funcionários em locais como recepção, salas coletivas, vestiários, piscinas, consultórios de exames, etc. Logo na entrada do estabelecimento também é recomendado oferecer dispositivo para limpeza dos sapatos, como tapetes anti-bacterianos.
A higienização de qualquer espaço requer atenção para seguir as instruções dos fabricantes dos produtos de limpeza utilizados Alguns requerem o uso de equipamentos como luvas ou proteção ocular, pois podem provocar alergias.
Outra recomendação é não misturar limpadores e desinfetantes se isso não for indicado nas embalagens. Também não é indicado combinar produtos como amônia e cloro.
Agora você ja sabe Como fazer uma eficiente limpeza de academias.