A redação é extremamente importante para sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por isso, é importante ter muito cuidado no momento da escrita. Leia, a seguir, algumas dicas para uma ótima redação!
Para a sua redação no Enem, é pedido que você faça um texto dissertativo-argumentativo. Você precisa defender uma posição, usando bons argumentos, com coerência e coesão.
Normalmente, os textos pedem que você apresente uma proposta de intervenção social, alguma solução para um problema levantado pela pergunta norteadora – respeitando os direitos humanos.
As redações são avaliadas a partir de cinco competências. Cada uma delas pode receber uma nota entre 0 a 200 pontos. Sua nota final pode valer até 1.000 pontos!
Competências
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
O texto não pode ter marcas de oralidade, seguindo as normas cultas da língua portuguesa – tais como: acentuação, ortografia, uso do hífen, respeito às letras maiúsculas e minúsculas.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos da várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
A redação do ENEM deve seguir a proposta de um texto dissertativo-argumentativo. Para isso, você deve apresentar uma tese sobre um tema proposto, defendendo uma opinião, com fatos históricos, citações.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
É muito importante que você saiba organizar suas ideias, trazendo clareza para a sua redação. Os corretores vão analisar a coerência do seu texto e se aquilo que você está apresentando faz sentido.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
A utilização de todos os elementos de linguagem é avaliada na redação do ENEM. Elementos como conjunções, preposições, pronomes relativos, advérbios, todos contam para a análise da coesão de seu texto.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.
Esse é um dos passos mais importantes. A defesa da sua tese ao longo da redação deve conduzir a uma proposta de intervenção. Ou seja, uma solução para o problema proposto na pergunta. Ela deve ter coerência com as ideias que você expôs.
Nessa parte, é muito importante que você coloque em prática as ideias de respeito aos direitos humanos – os valores de cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural.
- Redundância: Tome cuidado para não repetir a mesma informação ou argumento ao longo do texto. A redundância, ou pleonasmo, é prejudicial para a leitura do texto.
- Exageros: Cuidado com os exageros! Evite hipérboles, pois elas não encaixam bem com uma redação argumentativa, como nos moldes do ENEM. Evite também o uso de exclamações, porque não é interessante para uma redação mais formal. O mesmo vale para o uso de muitas interrogações.
- Frases longas: Evite usar frases muito longas. O leitor se perde nas informações quando as frases são mal pontuadas. O importante é transmitir seu argumento, sem deixar que a frase se perca no meio do caminho.
- Citações: Para fundamentar bem um argumento, é sempre importante resgatar alguma citação – um filósofo ou um pensador conhecido. Mas evite o uso exagerado desses resgates, porque elas enfraquecem seu texto. É importante demonstrar que você possui ideias próprias e que sabe argumentar em favor do seu texto.
- Regionalismos: A utilização de regionalismos linguísticos é vista com maus olhos pelos corretores das redações. Lembre-se: é importante prezar pela norma culta da língua. Para os textos argumentativos, você deve passar sua mensagem com clareza. Os termos regionais podem não ser compreendidos pelos avaliadores.
- Vícios de linguagem: Atente para o fato de que argumentos próprios são muito importantes para as redações do ENEM. Por isso, a utilização de chavões ou lugares-comuns transformam seu texto em algo menos atraente.
- O temido título
Lembre-se: toda boa redação começa com um excelente título. Caso você tenha dúvidas sobre como montar o título da sua redação, não se preocupe, eles não são obrigatórios. Se você tem muitas inseguranças para nomear seu texto, é melhor deixá-lo de fora, pois um título mal feito pode te prejudicar.
É importante que seu título seja feito após a elaboração do texto. Dessa forma, você já terá desenvolvido seu argumento e poderá nomeá-lo de maneira condizente.
O título ideal deve ser curto, tendo por volta de cinco palavras, explicando o que o leitor encontrará no texto. Ele não deve ser pontuado, e deve ser iniciado sempre por letra maiúscula.
Comentários 1