Oficina de confiança realiza vistoria, emite nota fiscal e conta com selo de qualidade de órgãos reguladores.
Todo proprietário de veículo sabe da importância de encontrar um mecânico que não seja bom apenas de serviço, mas que também seja confiável. Ao fazer a manutenção em carros Chevrolet ou de outras marcas, é preciso encontrar alguém que saiba mexer no veículo e consiga resolver qualquer problema que ele esteja apresentando.
No entanto, como é possível encontrar a oficina certa e de confiança? Confira algumas dicas de características que devem ser analisadas para que você encontre o local ideal para a manutenção do seu veículo.
Consulte indicações de amigos e familiares
A dica mais comum para essa questão é consultar indicações de amigos e familiares sobre mecânicos e locais de confiança. Aqui, vale a pena investigar tudo envolvendo o serviço: o que deixou a pessoa satisfeita, como foi o atendimento, qual o preço cobrado, se existiram problemas no processo.
Procure, inclusive, indicações de pessoas que tenham um veículo da mesma marca que o seu. Se eles ficaram satisfeitos com o serviço, é um sinal de que aquele mecânico indicado por eles conhece o funcionamento do seu carro e saberá consertar qualquer problema.
Faça uma pesquisa de preços
Uma das formas de identificar se a oficina não está enganando você sobre o valor cobrado nos serviços é fazer uma pesquisa de preços cobrados pelo mercado. Essa checagem permite que você tenha uma boa noção dos preços médios cobrados para a realização de determinados serviços, diminuindo as chances de você pagar mais do que precisa.
Informe-se se a oficina tem o selo de qualidade do IQA
Uma das recomendações para encontrar uma oficina que tenha mecânicos de confiança é procurar por aquelas que são devidamente credenciadas em órgãos fiscalizadores. Esse acompanhamento dificulta a ocorrência de serviços mal feitos e de fraudes, garantindo segurança para o cliente.
Um dos principais órgãos nessa área é o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA). Ele é responsável por certificar que o local tenha um nível de excelência na prestação de serviços de manutenção. A presença desse selo diminui as chances de que aquele local utilize peças irregulares e sem garantia de qualidade, que possam vir a prejudicar o seu carro.
Verifique se a oficina realiza a vistoria no veículo
Um erro que muitos motoristas cometem é mandar o carro para o conserto e manutenção e, depois, descobrirem que é preciso pagar uma conta gigantesca para a oficina. Isso acontece porque não é realizada uma vistoria de antemão no veículo, sendo que essa deveria ser uma das principais preocupações do cliente.
A vistoria é fundamental, pois é ela que identifica os problemas existentes no veículo antes de ele passar pela manutenção. Solicitar que isso seja feito acaba protegendo o motorista, já que é elaborado um documento descritivo que apresenta as condições do carro e o que deve ser feito durante a manutenção.
O documento descreve os problemas nos mecanismos internos do veículo, assim como seu estado geral, incluindo a presença de amassados, arranhões e outras avarias. Se a oficina que você escolheu se recusa a fazer a vistoria, é sinal que ela não é de confiança.
Peça um orçamento antecipado
Outra forma de descobrir se o mecânico é de confiança é solicitar um orçamento antecipado antes de você fechar o contrato de qualquer serviço. Ele deve incluir todos os serviços que serão realizados no veículo, assim como mão de obra, as peças com defeito e o valor detalhado de cada um desses itens.
Essa solicitação faz com que você se certifique de que nenhuma peça ou serviço que não faz parte do contrato esteja sendo cobrado, evitando gastos desnecessários. O orçamento também serve para que você compare os serviços de diferentes oficinas, encontrando aquela com o melhor preço.
Exija nota fiscal
Uma última recomendação para que você encontre o melhor mecânico é exigir a nota fiscal do serviço prestado. Será ela que irá comprovar a realização do contrato, a especificação do reparo que foi feito no carro e os dados do veículo?
O documento serve como garantia legal de 90 dias. A nota fiscal é um direito do consumidor, que assegura a ele, em caso de problema não devidamente solucionado, que o serviço seja refeito sem custos adicionais ou a devolução integral do dinheiro pago pelo conserto. Além da nota fiscal, lembre-se de sempre testar o veículo antes de levá-lo embora e só o retire da oficina se estiver tudo dentro do combinado.