Envelhecer com saúde é algo que cada vez mais pessoas estão buscando para suas vidas, afinal, é muito melhor viver assim do que com doenças, problemas, dificuldades, entre outros desafios.
E aquela ideia de que aos 60 anos ou mais, uma pessoa já está improdutiva, sem capacidade de fazer as coisas e sem qualidade de vida, está ficando ultrapassada.
Hoje, é comum ver pessoas de 70, 80 e até 90 anos de idade praticando exercícios físicos, por exemplo, e vivendo uma vida de maneira ativa, com saúde e disposição!
Por isso, se você também quer chegar na melhor idade dessa forma, é de suma importância se atentar a algumas dicas a partir de já – é claro que nunca é tarde para começar, mas quanto antes você entendê-las e segui-las, melhor.
Isso porque, as suas ações diárias são o que determinarão a sua qualidade de vida na terceira idade. Então, é essencial começar a se cuidar e a pensar no futuro a partir de agora.
Não fique preso aquele tipo de pensamento “não sei se estarei vivo amanhã”.
Só para você ter uma ideia, a expectativa de vida dos brasileiros está na faixa dos 75 anos.
Portanto, há muito tempo pela frente e você precisa se cuidar. Ou você quer chegar aos 70-80 cheio de dores, problemas de saúde e dificuldades? Não, não é verdade?
Então, a partir das dicas apresentadas a seguir, comece a cuidar melhor da sua saúde!
Dicas essenciais para envelhecer com saúde
Dica 1: alimentação
A primeira dica que você precisa se atentar para envelhecer com saúde, refere-se ao que você come em seu dia a dia, ou seja, à sua alimentação.
O ideal é que você tenha, em sua rotina, uma alimentação saudável e balanceada, com alimentos orgânicos, naturais e ricos em vitaminas, proteínas, fibras, ferro e cálcio.
É claro que uma vez ou outra você pode comer um hambúrguer, uma pizza ou um chocolate, por exemplo. Porém, esses alimentos não podem estar sempre presentes em sua dieta, ok?
Portanto, para envelhecer de maneira saudável, com disposição e qualidade de vida, tenha atenção ao que você come.
E para isso, é essencial consultar um nutricionista para ter a indicação de um especialista sobre o que é melhor para você incluir em sua dieta.
Ah! E não esqueça da hidratação. De acordo com profissionais da saúde, indivíduos adultos devem beber, no mínimo, dois litros de água por dia.
Dica 2: exercícios
Além de cuidar da sua alimentação, outra dica de suma importância que você precisa seguir, é fazer exercícios físicos regularmente, isto é, de três a cinco vezes por semana.
Isso porque, a prática regular de uma atividade física é benéfica em inúmeros aspectos.
Por exemplo, ela ajuda a fortalecer a musculatura, a manter uma boa capacidade cardiorrespiratória, a ter mais energia e disposição, a melhorar o humor, a evitar a ansiedade e a depressão, e muito mais.
Portanto, não deixe de se exercitar, se você quiser envelhecer com saúde.
E para isso, saiba que não é preciso muito. Uma simples caminhada de trinta minutos por dia, já é bastante benéfica.
O importante é encontrar uma atividade que você goste de praticar e que você não se sinta “obrigado” a ter que fazer.
Dica 3: lazer e hobbies
A vida não é só trabalho. Isso é fato. E se você quer envelhecer com saúde, é essencial que você encontre um equilíbrio entre a sua vida profissional e pessoal.
Você não deve viver apenas em função do trabalho. Você precisa ter momentos em sua rotina para descansar, para passear e fazer o que gosta.
Portanto, não deixe de incluir em sua semana algumas horas para que você possa praticar seus hobbies e ter seus momentos de lazer.
Dica 4: relações sociais
Pegando gancho com o que foi explicado anteriormente, outra dica importante para você envelhecer com saúde é investir em suas relações sociais.
Então, por exemplo, ao invés de ficar em casa, sozinho, procure sair com amigos e familiares de vez em quando. Façam passeios, viagens, conversem, deem boas risadas e aproveitem os momentos juntos.
O ser humano é altamente sociável e estreitar laços é algo que contribui positivamente para a saúde.
Dica 5: exames de rotina
Fazer exames de rotina e check-ups é outra dica de suma importância para você envelhecer com saúde.
Isso porque, ao fazer isso, você terá um acompanhamento melhor e mais adequado sobre como está a sua saúde.
Infelizmente, muitas pessoas só procuram um médico quando já estão com problemas mais sérios, e isso poderia ser facilmente evitado, se elas tivessem ido ao hospital antes e feito alguns exames.
Alguns problemas e doenças são silenciosos, às vezes, você nem sabe que está com algo.
Por isso, não deixe de consultar o médico algumas vezes por ano e de fazer exames periodicamente.
Se houver algum problema, ele poderá ser identificado no início e assim você poderá começar o tratamento o quanto antes, de modo a evitar que ele se agrave com o tempo.
Dica 6: hábitos ruins
As dicas que você conferiu até o momento, referem-se aos bons hábitos que você deve ter em seu dia a dia.
No entanto, existem alguns hábitos ruins, três especificamente, que você deve abandonar, caso tenha, para envelhecer com saúde…
São eles: fumar, ingerir bebidas alcoólicas em excesso e ficar muito estressado.
Isso porque, tais hábitos afetam a sua saúde física e mental, além de levarem ao envelhecimento precoce.
Portanto, evite-os.
Dica 7: apoio
Se você é jovem ou ainda não chegou à melhor idade, ao seguir todas as dicas acima, é muito provável que você consiga envelhecer bem, com saúde, disposição e qualidade de vida.
Porém, pessoas que já estão na melhor idade e que não costumavam ter bons hábitos quando mais jovens, podem enfrentar certos desafios e dificuldades no dia a dia.
Por isso, como forma de apoio, uma dica relevante é contratar um cuidador de idosos.
Isso porque, esse profissional auxilia pessoas idosas em diversos aspectos, inclusive, em relação à saúde e qualidade de vida.
Portanto, se você já está na melhor idade (ou próximo dela) e sente que precisa de ajuda em algumas coisas do dia a dia, vale a pena considerar a contratação de um profissional como o cuidador de idosos!