Quem está em busca da vaga para primeiro emprego em SP sabe o quanto é difícil encontrar uma chance. O desafio consiste em compensar a falta de experiência profissional com boa formação e vontade de aprender.
De acordo com dados do Ministério da Economia, nos últimos seis anos, ao menos dois em cada dez jovens de 18 a 24 anos procuram por uma oportunidade de trabalho e não encontram. Sendo assim, a taxa de desemprego entre os jovens chegou a 31% em 2021.
Procurar o primeiro emprego requer esforço para mostrar competências e habilidades, sem ter no currículo a comprovação de empregos anteriores.
Neste artigo, reunimos os passos fundamentais para encontrar a vaga para primeiro emprego em SP. Confira!
Passos para encontrar vaga para primeiro emprego
1 – Invista na sua qualificação
Qualificar-se é a melhor forma de aumentar as suas chances no mercado de trabalho. Portanto, faça cursos de qualificação que são relevantes para o cargo que você deseja ocupar.
Existem vários cursos profissionalizantes gratuitos que facilitam a aquisição de conhecimento técnico, algo muito valorizado pelas empresas. Além disso, os cursos online também prometem contribuir com a relevância do seu perfil profissional.
Além de cursos, existem outras formas interessantes de se desenvolver profissionalmente, como a participação em workshops e projetos, além da realização de trabalho voluntário.
O estado de São Paulo possui algumas iniciativas que estimulam a qualificação, como é o caso do Novotec. Aliás, uma formação técnica com certificação do Senai ou do Centro Paula Souza também costuma tornar o perfil do jovem profissional mais interessante.
2 – Mapeie as oportunidades
Sabe aquela frase: “se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”? Então, quando o desafio é encontrar a vaga para primeiro emprego, você deve ter foco e mapear as melhores oportunidades.
Identifique na sua cidade as empresas que contratam profissionais sem experiência, como é o caso das agências de telemarketing, por exemplo. Aliás, se você tem menos de 24 anos de idade, também vale a pena considerar as companhias que desenvolvem programas de jovem aprendiz.
Saber onde encontrar vagas é fundamental para o seu mapeamento. Portanto, além de pesquisar diretamente nas empresas, também vale a pena considerar entidades intermediárias e agências de emprego.
No estado de São Paulo, por exemplo, muitos jovens conquistam o primeiro emprego através do Centro Integração Escola-Empresa (CIEE).
3 – Prepare um bom currículo
O currículo de primeiro emprego é estruturado como qualquer outro, ou seja, é composto por:
- Cabeçalho: nome, endereço, telefone, e-mail e link para a página no Linkedin.
- Objetivo profissional: inclui o tipo de vaga pretendida e a área de atuação.
- Formação: deve incluir apenas o ensino formal e qualificações certificadas.
- Experiência: a falta de experiência profissional pode ser compensada com outros tipos de experiências que contribuem com o desenvolvimento, como trabalho voluntário, iniciação científica e trabalhos de freelancer, por exemplo.
- Idiomas: se você possui conhecimentos de inglês ou outro idioma, vale a pena mencionar esta habilidade no currículo.
- Referências: esta seção é opcional, mas pode fazer a diferença na jornada de quem busca a primeira vaga de emprego. Então, inclua algumas pessoas capazes de atestar suas habilidades, como professores e colegas de trabalho voluntário, por exemplo. Cada nome deve ser acompanhado dos dados de contato.
4 – Faça uma carta de apresentação
Uma carta de apresentação bem elaborada pode ser um diferencial na sua candidatura para o primeiro emprego. Este documento, que acompanha o currículo, deve refletir sua personalidade e história em até 500 palavras.
Você pode até se inspirar numa carta de apresentação pronta simples, mas personalize o texto, fazendo um breve resumo da sua trajetória e das habilidades relevantes para a vaga.
Lembre-se que qualquer apresentação genérica terá o efeito reverso, ou seja, será vista com maus olhos pelo recrutador.
5 – Use as redes sociais com cautela
As redes sociais são poderosas aliadas para encontrar a primeira oportunidade de trabalho, mas cuidado. Os recrutadores costumam avaliar a postura do candidato nas mídias sociais.
Sendo assim, para não prejudicar a sua candidatura, evite debater sobre temas polêmicos ou assumir uma postura preconceituosa.
6 – Amplie as redes de contato
A forma mais inteligente de usar as redes sociais é, sem dúvidas, para ampliar a rede de contatos. Vale a pena conversar com professores, amigos, familiares e colegas de sala, a fim de deixar todos cientes de que você procura o primeiro emprego em SP.
Esta dica aumenta as chances de conseguir uma indicação.
7 – Prepare-se para a entrevista
Muitos candidatos ficam nervosos no dia da entrevista de emprego e colocam tudo a perder. Por este motivo é tão importante se preparar em casa dias antes.
Então estude possíveis perguntas e pesquise sobre o ramo de atuação relacionado à vaga.
8 – Pesquise sobre a empresa
Possuir repertório faz toda a diferença na hora de disputar uma vaga de emprego. Portanto, estude tudo sobre a empresa que oferece a oportunidade.
Além do site oficial, considere checar as redes sociais e o Google News para obter informações sobre o local onde você deseja trabalhar.
9 – Seja sincero
Por último e não menos importante: seja você mesmo. Os recrutadores buscam pessoas verdadeiras e não toleram mentiras durante o processo seletivo.
Em caso de reprovação, não desanime. O ideal é repensar a sua trajetória durante as etapas da seleção e avaliar os pontos que podem ser melhorados. A partir desta reflexão, você aumentará as suas chances de se sair bem em uma seleção futura e prosperar no início da carreira.