As criptomoedas estão ganhando cada vez mais espaço no mercado financeiro. Você sabe como comprar e vender esses ativos? Descubra aqui!
Todos os anos cresce o número de pessoas interessadas em atuar como investidoras em diferentes tipos de ativos. Acompanhando esse movimento, a transação de criptomoedas ganhou espaço, sobretudo entre os investidores que já têm certo domínio de mercado.
Mas, afinal, o que são criptomoedas? Será que vale a pena aplicar dinheiro neste tipo de ativo? E como fazer essas operações com segurança? Entender como funciona este mercado é o primeiro passo para fazer boas escolhas de investimentos.
O que são criptomoedas?
Para quem não tem familiaridade com o assunto, pode parecer difícil entender o que são criptomoedas, já que as mesmas não existem fisicamente.
De forma objetiva, podemos conceituá-las como moedas digitais que utilizam uma tecnologia específica, que permite a negociação direta entre dois indivíduos. Desta forma, é possível negociar sem que haja a intermediação de uma instituição financeira, responsável pela compensação daquela transação.
As transações realizadas entre usuários são validadas pelos mesmos e, para garantir a segurança da operação, todas as transações passam por criptografia. Isso quer dizer que a tecnologia permite que todo usuário tenha um “recibo” dessa transação, armazenado em um sistema eletrônico. Neste contexto, um investidor interessado em criptomoedas pode comprá-las por meio de uma corretora e vender o mesmo ativo para um investidor de qualquer lugar do mundo, por meio de um sistema eletrônico.
Outra forma de adquirir criptomoedas é por meio da “mineração”. Os mineradores são usuários que resolvem problemas matemáticos que permitem manter os blocos de operações funcionando. Entretanto, essa maneira de conseguir criptomoedas é restrita a pessoas com maior conhecimento em tecnologia.
Por que comprar e vender criptomoedas?
Até meados de abril de 2021 uma das criptomoedas mais conhecidas do mercado, o bitcoin, havia valorizado mais de 90%. Para se ter uma ideia, no mesmo período, a Bolsa norte-americana — índice S&P 500 — valorizou cerca de 10%.
O grande potencial de valorização das criptomoedas é uma das principais razões que levam milhares de investidores a comprarem esses ativos.
Em 2021, o crescimento esteve relacionado às notícias do mercado e à divulgação de grandes investidores como Elon Musk. Em um contexto de diversificação de carteira, inovação e tecnologia, optar por esse tipo de investimento contribui para alcançar resultados animadores em aplicações financeiras.
As criptomoedas representam uma das grandes invenções do mundo moderno. Totalmente descentralizada, a moeda é incorruptível e apolítica, podendo ser negociada por qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo, sem relação com câmbio ou questões políticas, econômicas ou institucionais.
Como comprar e vender criptomoedas?
Comprar e vender criptomoedas é mais simples do que as pessoas imaginam. Muito embora o conceito seja complexo, as operações de compra e venda podem ser executadas por qualquer pessoa.
- O primeiro passo é escolher a exchange (corretora). Ela será a plataforma que conecta as pessoas interessadas em comprar e vender criptomoedas. É também por meio delas que os usuários conseguem converter moedas digitais em moedas físicas. Antes de escolher a exchange, é fundamental fazer uma pesquisa de mercado, buscando referências de outros usuários que demonstrem a credibilidade e segurança da plataforma.
- Escolhida a corretora, o passo seguinte é realizar o cadastro. As informações solicitadas podem variar de uma corretora para outra.
- Feito o cadastro, o usuário deverá informar o valor que deseja transferir para a plataforma. Esses recursos serão utilizados para a compra das criptomoedas.
- Geralmente, a transferência dos recursos pode ser feita por DOC, TED ou Pix. As formas de transferência disponíveis também podem variar de acordo com a plataforma.
- Confirmada a transferência, o usuário já pode começar a comprar criptomoedas.
Nas plataformas, além da compra, o usuário também tem à sua disposição ferramentas de venda das moedas. Esse é um panorama geral, por isso, os processos e taxas atreladas às operações de compra e venda devem ser consultadas diretamente na exchange escolhida.
As criptomoedas vieram para transformar a maneira como as pessoas se relacionam com dinheiro e tecnologia.
A tendência é que elas ganhem cada vez mais espaço no mercado, passando a ser aceitas como forma de pagamento por produtos e serviços (isso já está acontecendo em alguns lugares do mundo). Assim, os investidores que aproveitam as melhores oportunidades do mercado, acompanhando tendências e investindo de forma inteligente, ampliam as possibilidades de melhorar o desempenho de suas escolhas financeiras.
Comentários 1