Saiba formas de fazer composição entre os móveis e garantir um ambiente harmônico e estiloso.
Escolher entre diversos modelos de sofá e de poltronas existentes no mercado e, ainda por cima, combiná-los em um mesmo ambiente pode ser uma tarefa difícil. Por esse motivo, lhe daremos dicas essenciais para a escolha destes móveis que juntos conferem conforto, sofisticação e elegância à sala de estar.
As soluções para esta composição podem ir desde o tradicional jogo coordenado, onde poltronas e sofá seguem o mesmo estilo, até opções mais criativas e ousadas, com móveis em estilos diferentes, e assim você pode brincar com contrastes, sem esquecer a harmonia de estilo e o equilíbrio das cores.
Avaliação da sala
Antes de realizar a compra desses móveis, devemos responder algumas perguntas, de modo a auxiliar a escolha. Primeiro, qual o estilo predominante em sua casa? Segundo, como você pretende montar o layout da sala? Terceiro, quantas pessoas vão ocupar o ambiente e com qual frequência? Dessa forma, você entenderá qual estilo deseja imprimir, a quantidade de assentos necessária e como distribuí-los.
Nesse momento, é importante fazer medições do cômodo para comprar móveis que caibam bem no espaço, garantindo a circulação das pessoas pela sala sem deixar o ambiente pesado e sobrecarregado de móveis.
Vale considerar também a utilidade desses móveis no espaço. Conforme as necessidades dos moradores e visitantes, você pode preferir uma única peça de sofá simples, ou composta por duas peças. Os sofás podem ter dois ou mais lugares. Também há os modelos que permitem a reclinação do encosto e a expansão dos assentos, ou mesmo sofás que viram uma cama.
Alguns ainda podem vir acompanhados de pufes e almofadas. O mesmo acontece com as poltronas, são diversos os modelos. É necessário avaliar o espaço, a necessidade e usabilidade para fazer a escolha certa para sua sala e sua família.
Estilo coordenado
Uma forma fácil de fazer a composição entre os estofados é escolher um modelo coordenado, em que a poltrona é complementar ao sofá, tendo a mesma densidade e forramento, entre outros detalhes e características iguais.
Os móveis coordenados são uma solução clássica, promovem um estilo tradicional, criando um espaço harmonioso.
Mesmo estilo e harmonia cromática
Para fugir dos tradicionais móveis coordenados, mas sem correr muito risco de errar na decoração, você pode usar sofás e poltronas de diferentes formas, mas do mesmo estilo de mobiliário e com cores que se complementam.
Hierarquia: o sofá como protagonista
Uma boa alternativa para fazer a combinação de sofá e poltronas é brincar com a importância dos objetos, criando uma hierarquia. Ou seja, você deve escolher um dos elementos para ter mais força no ambiente, através do tamanho, forma, cor ou material.
Se você escolheu um sofá deslumbrante e chamativo, explore os contrastes e opte por poltronas de cores mais neutras e desenho mais simples, dessa forma o sofá ganhará o destaque merecido e a sua sala não ficará sobrecarregada, com os elementos brigando entre si por atenção.
A poltrona como destaque
Você pode fazer o jogo contrário, a poltrona sendo o elemento de maior força no cômodo. Como o sofá é um móvel de grande durabilidade, você pode escolher um modelo mais neutro e versátil em relação às cores, materiais e formas. E assim brincar com as poltronas, optando por modelos mais ousados.
Você pode escolher uma poltrona com design mais marcante, mas seguindo a paleta de cores do ambiente, garantindo um alinhamento pela tonalidade, ou uma poltrona de design e cor forte, contrastando com os demais elementos da sala e ganhando todo o holofote, sendo a principal peça de décor do ambiente.
Comentários 1