Como acabar com as pulgas do cachorro – As pulgas nos cães, como os carrapatos, são os parasitas que mais afetam e incomodam nossos animais de estimação e a nós também.
A situação é agravada pelo fato de serem cada vez mais resistentes às baixas temperaturas, habitando principalmente nas fendas das paredes, nos rodapés dos pavimentos e em todos os ambientes por onde passam os animais.
Neste conteúdo, vamos explicar a você como acabar com as pulgas do cachorro, então se esse é um problema que afeta o seu cãozinho, acompanhe-nos até o final para saber mais. Vamos lá!
Pulgas em cachorros
Um dos motivos mais frequentes da coceira em cães está relacionado às pulgas. Esses parasitas se alimentam de sangue e também podem atacar humanos, especialmente se não encontrarem um hospedeiro peludo para parasitar.
Eles estão praticamente em toda parte, existem muitas espécies diferentes que parasitam todos os tipos de animais, desde pássaros a pequenos mamíferos, como coelhos, mas também podem infestar gatos com tranquilidade.
Se o cão vive no meio rural é praticamente impossível que não entre em contato com as pulgas, justamente porque estas são transportadas por todos os animais selvagens que podem chegar aos nossos jardins e campos.
Após picarem o animal, as pulgas se reproduzem no solo liberando milhares de ovos que passam por diferentes fases vitais, até se tornarem adultos e voltarem a se alimentar. E o que fazer para acabar com as pulgas dos cachorros? Continue lendo para saber o que fazer!
Onde as pulgas são encontradas em cães? Veja como reconhecê-las
As pulgas são muito pequenas, possuem apenas alguns milímetros de cor acastanhada. Por isso é difícil vê-las. Caso contrário, é mais fácil perceber os excrementos que soltam no animal. Pequenas bolas marrons que parecem resíduos de terra.
Se passar um pente fino bem firme, vai notar essas migalhas que, se colocadas sobre um pano branco e umedecidas com algumas gotas de água, vão formar uma mancha vermelho-escura, sinal de que são feitas de sangue que foi sugado do seu animal.
O que fazer para acabar com as pulgas dos cachorros: 3 dicas úteis
1. Prevenção
A primeira dica sobre o que fazer para acabar com as pulgas dos cachorros é prevenir o problema. Existem inúmeros produtos pesticidas no mercado que podem ser usados tanto por via oral como para uso tópico.
Dependendo da condição de vida do animal, você pode escolher, em conjunto com o seu veterinário, a solução que melhor se adequa ao seu estado. Em particular, diferentes métodos podem ser usados, principalmente ao tirar pulgas de cachorro filhotes.
2. Coleiras de pesticidas
Indicado no caso do cão viver sozinho, se gatos fazem parte da sua vida evite pesticidas com permetrina, pois esse veneno é altamente tóxico para gatos.
A coleira costuma liberar a quantidade de medicamento necessária para a cobertura correta, sem ultrapassar no início da administração e permanecendo regular por todo o período de uso, pelo tempo indicado pela veterinária. É eficaz após cerca de 7 dias a partir da sua presença contínua no cão. Não é indicada nos seguintes casos:
- Se houver muitos cachorros ou outros cães que têm tendência a brincar uns com os outros e a morder a coleira;
- Se o animal não tolera a coleira o tempo todo;
- Intolerância ao ingrediente ativo na pele.
3. Comprimidos
O que fazer para acabar com as pulgas dos cachorros? Os comprimidos antipulgas podem ajudar. As fórmulas de determinados comprimidos são muito úteis em cachorros que não toleram o medicamento para aplicação na pele.
Encontrei uma pulga no cachorro apesar do pesticida
Não é incomum se encontrar nessa situação. Os medicamentos respondem de maneiras muito diferentes, dependendo do cachorro ao qual são aplicados. Se a pulga for encontrada morta, a droga funcionou. Se, por outro lado, ela estiver viva, será útil entrar em contato com o seu veterinário, que irá reavaliar a terapia.
Essa situação acontece com muita frequência e é por isso que o veterinário terá que avaliar, junto com o proprietário do cão, a melhor profilaxia, com base na resposta do cachorro. Outras avaliações serão feitas com base em:
- Estilo de vida;
- Divisão de espaço com outros animais;
- Tipo de atividade realizada durante o cotidiano;
- Ambiente em que ele vive;
- Condições de saúde do cão;
- Possíveis intolerâncias a drogas e princípios ativos.
Verifique o ambiente em que ele vive
Quando um cão está infestado de pulgas, se ele mora dentro de casa, levará cerca de dois a três meses para se livrar delas completamente. Isso porque o ciclo de vida das pulgas dura, dependendo das temperaturas a que está exposta, de 60 a 90 dias. Assim, é necessário realizar uma limpeza total do ambiente, com base nas seguintes dicas:
- Lavar canis, tapetes, áreas onde o cão vive e dorme;
- Exposição frequente do linho ao sol (as larvas são inativadas pelo sol);
- Uso de vapor nas fendas do ambiente (rodapés, almofadas de assento se o cachorro dormir sobre elas), pois isso vai acelerar o período de eliminação dos parasitas.
Use pesticida durante todo o ano
Embora se pense que o inverno pode reduzir a carga infestante de pulgas, isso não acontece, principalmente se o cão mora conosco e traz os parasitas para dentro de casa, onde encontram condições de viver sem problemas. É por isso que é importante nunca parar a prevenção.
Essas foram as nossas dicas sobre o que fazer para acabar com as pulgas dos cachorros. Esperamos ter ajudado a você a iniciar a resolução desse problema que afeta os nossos melhores amigos. Até a próxima!