Será que já podemos começar a dar adeus aos papéis? CDT: tudo que você precisa saber.
A tecnologia tem avançado muito desde a chegada da internet 3G e dos smartphones, que nos possibilitam estar conectados o tempo todo. Com isso, cada vez mais, os aplicativos passam a substituir papéis, como é o caso da CDT.
Carteirinhas de convênios e do SUS, cartões de crédito e débito, título de eleitor e ingressos para shows e demais eventos já têm caído em desuso em sua versão física, já que o celular está sempre à mão.
Com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não foi diferente. A versão virtual surgiu em 2017 e em 2019 passou por uma evolução, a CDT (Carteira Digital de Trânsito), que vem trazer não só informações sobre o condutor, mas também os dados de licenciamento do veículo e alertas de renovação da habilitação.
O formato da CDT digital já é aceito em todo o Brasil e despensa o uso das versões impressas, o que facilita caso o condutor esqueça o documento em casa, além de possibilitar o pagamento de multas com até 40% de desconto e a transferência de veículos, função incorporada ao aplicativo em 2021.
Se você ainda não conhecia essa facilidade da CDT digital, veja a seguir como funciona e faça o cadastro de seus documentos e do veículo.
Aplicativo CDT – Carteira digital de trânsito
Para se cadastrar, primeiramente é preciso fazer o download do aplicativo CDT digital. Vá até a loja de apps Play Store, caso seja Android seu aparelho, ou App Store, para dispositivos Apple.
Digite na barra de pesquisa “Carteira Digital de Trânsito” ou simplesmente “CDT”, clique na opção que tenha como desenvolvedor o Governo do Brasil, a mesma que se encontra no site do DETRAN. Basta clicar em “instalar” ou “obter” e esperar que o processo seja finalizado.
Acesso a CDT
Para acessar esse e demais serviços digitais disponibilizados pelo Governo Federal, como o e-título ou o cartão de vacinação, você precisa antes criar uma conta no site gov.br. Insira seu CPF e siga as instruções dadas. Certifique-se de que o domínio do site é realmente gov.br, para que você não caia em nenhum portal falso.
Depois que a conta for criada, volte ao aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. Use as informações de login, ou seja, o próprio CPF e a senha que criou no momento do cadastro, para acessar o app.
Cadastro da CNH no aplicativo
Ao logar no aplicativo, será aberta uma tela com quatro opções: habilitação, veículos, infrações e educação. Clique em habilitação.
Na página seguinte haverá a opção “Toque para baixar a CNH”. Selecione e insira o número de registro, que se encontra na frente do documento impresso, depois o código de segurança que está no verso, ao lado de sua assinatura, sendo o primeiro número que aparece, acima daquele que contém a Unidade Federativa.
Após fornecer essas informações, um download automático de sua CNH será enviado ao app. Em seguida, uma caixa de diálogo poderá aparecer, solicitando que você crie uma chave de segurança com quatro algarismos. Escolha a sua e anote-a em algum lugar seguro, para não esquecer.
Caso seu aparelho tenha o reconhecimento facial, você também poderá optar por habilitá-lo para acessar seus dados e autorizar transações.
Licenciamento de veículo através da CDT
Ao cadastrar os dados de sua CNH, caso você possua um automóvel em seu nome, ele será automaticamente apresentado no app; acessando a opção “veículo”, selecione “Licenciamento Digital (CRLV-e)”.
Utilizando o Renavam, que está no documento do licenciamento, e o código de segurança, que se encontra no CRV (Certificado de Registro do Veículo), será possível cadastrar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) digital.
Mas, atenção! Para ter acesso ao documento do ano vigente, é preciso que o pagamento não esteja atrasado, caso contrário não será possível fazer o download para o aplicativo CDT.
Descontos nas multas de trânsito
Na opção “infrações”, da tela principal do app CDT, existe a possibilidade de você aderir ao SNE (Sistema de Notificação Eletrônica), que indicará com antecedência qualquer infração de trânsito que tenha sido cometida. Aderindo a ele, é possível conseguir 40% de desconto para pagar as multas. Essa adesão é feita no próprio dispositivo.
Vale ressaltar que os documentos impressos continuam valendo, mesmo que o condutor passe a fazer uso das plataformas digitais.
Guarde seus documentos e senhas sempre em segurança e veja as possibilidades de aumentar a segurança de seu dispositivo eletrônico, para que seus dados estejam seguros, como o reconhecimento facial ou biometria, bem como senhas de desbloqueio de tela e acesso aos apps.
Ainda, evite criar senhas utilizando datas importantes, como aniversários, ou sequências numéricas.