Conheça o melhor da capital sergipana.
A capital de Sergipe, o menor estado brasileiro, é sinônimo de tranquilidade e qualidade de vida. Ao turista, ela oferece hospitalidade, excelente infraestrutura, bons passeios e experiências gastronômicas.
Uma das principais formas de se chegar em Aracaju é através de viagem de ônibus a partir da Rodoviária de Salvador. São quatro horas de viagem em estrada boa e tranquila. Aqui construímos roteiros para aqueles que irão realizar viagens de 3, 4 ou 5 dias à capital sergipana.
Viagem de três dias
Se sua viagem é curta, não se preocupe. Você pode, nesses poucos dias, conhecer o melhor da cidade.
Orla da Praia de Atalaia
Sua primeira parada tem que ser a Praia de Atalaia, o principal cartão postal da cidade. Ela é a queridinha dos aracajuanos e turistas por possuir um excelente banho de mar e ótima estrutura. É considerada a “Orla mais bonita do Brasil”, pois tem, em seus seis quilômetros de extensão, ciclovias, faixas de caminhada, lagos, parques infantis, quadras, pista de skate, feira de artesanato e um oceanário. É um espaço de diversão garantida. Dica: você pode alugar uma bicicleta e conhecer toda a orla pedalando.
Oceanário
O Oceanário de Aracaju, administrado pelo Projeto Tamar, é um atrativo à parte. Está instalado na Região dos Lagos, com uma enorme estrutura em forma de tartaruga. O local abriga cerca de 70 espécies diferentes, todas nativas de Sergipe, expostas em 18 aquários (de água doce e salgada).
Passarela do Caranguejo
Também localizada na Praia de Atalaia, a Passarela do Caranguejo é onde ficam os melhores bares, lanchonetes e restaurantes da cidade. Lá, você desfrutará da culinária sergipana e conhecerá o famoso preparo de caranguejo da região. No local se encontra uma estátua gigante de caranguejo, onde os visitantes geralmente tiram fotos.
Croa do Goré e Ilha dos Namorados
No segundo dia você pode investir em um passeio de barco pelo rio Vaza-Barris, que circunda a cidade. O passeio te levará primeiramente para a Croa do Goré, um banco de areia formado no rio pela maré. Lá, o visitante pode descer e apreciar a vista enquanto come e bebe. Durante a parada, é possível praticar stand-up paddle.
A próxima parada é a Ilha dos Namorados, formada entre o rio Vaza Barris e o Oceano Atlântico. A ilha tem uma ótima estrutura para recepcionar banhistas. Nela se forma uma piscina natural ideal para um banho relaxante, bem apropriada para crianças. O barco regressa à Orla do Pôr do Sol, de onde partiu, que pelo nome já diz: proporciona um belo fim de tarde.
Museu da Gente Sergipana
No terceiro dia você pode investir em um turismo cultural, mais tranquilo, conhecendo as riquezas da região. O Museu da Gente Sergipana é premiado e merece uma visita. Ele é muito interativo! Com ferramentas lúdicas, criativas e tecnológicas, apresenta ao público a história e cultura sergipanas. A entrada é gratuita.
Mercado Municipal
Outro passeio interessante é uma ida a um dos Mercados Municipais de Aracaju, onde você encontra alimentos e pode conhecer o tradicional amendoim cozido sergipano. Nesses locais também se encontram lojas de artesanato, onde você encontrará peças de rendas, roupas, bonecos, estatuetas, entre outros itens.
Viagem de quatro dias
Se sua viagem é acrescida de mais um dia, você pode ir a uma das cidades históricas que estão nos arredores de Aracaju. São Cristóvão está a 23 km ao sul e Laranjeiras fica a 30 km ao norte.
São Cristóvão
São Cristóvão vale a visita. Fundada em 1590, é a quarta cidade mais antiga do Brasil. Seu conjunto arquitetônico é tombado pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Destaques para o Museu Histórico de Sergipe, o Museu de Arte Sacra, a Igreja e o Convento de São Francisco.
Laranjeiras
Já a cidade de Laranjeiras ganhou da UNESCO o título de Patrimônio da Humanidade. Abriga diversos casarios e calçadas de pedras que nos remetem ao Império, época em que a cidade era a mais importante do estado. Visite o Conjunto de Engenho do Retiro, a Capelinha do Bom Jesus, o Mercado Municipal e a Igreja Nossa Senhora da Conceição de Comandaroba.
Viagem de cinco dias
Se você ainda tem ainda mais um dia na capital sergipana, vale conhecer outras praias dentro e fora da cidade. Em Aracaju estão as belas praias de Aruana, do Refúgio e dos Náufragos. Ao norte, fica a praia de Pirambu (34 km), onde está localizada a base pioneira do Projeto Tamar. Pacatuba está a 115 km da cidade é a porta de entrada para o Pantanal sergipano. Vale muito a pena conhecer! Ao sul do estado estão as famosas Praia do Saco (65 km) e Mangue Seco (110 km), que podem ser combinadas em uma mesma viagem.
Comentários 1