Nem todas as mulheres têm o mesmo tipo de corpo. Existe um componente genético responsável pela nossa forma e pelas proporções morfológicas. Saber que tipo de corpo você tem vai te ajudar a escolher as roupas de academia que mais combinam com você.
Existem várias maneiras de escolher peças para valorizar seu tipo de corpo. Veja algumas recomendações que você pode considerar ao sair para treinar.
1. Pêra ou triângulos
Essas mulheres armazenam gordura na parte inferior do tronco: nádegas, pernas e quadris. Eles podem ser de tamanhos maiores na parte inferior do que na parte superior do corpo.
Recomendações:
Como a cintura é fina, é recomendável se destacar para chamar a atenção para essa área.
Na parte superior, é conveniente estruturar um pouco com a blusa para equilibrar, seja usando blusas com mangas ou adicionando um acessório para deixar o corpo mais equilibrado. Você pode também usar estilos com enfeites na parte superior, como franzidos, bolsos, golas.
De preferência, use roupas de academia com cores combinadas. Selecione a cor mais clara na parte superior.
2. Triângulos Invertidos
Este tipo de corpo tem a parte superior do tronco maior. As costas são largas e o busto é geralmente grande. As nádegas e as pernas não são tão avantajadas. É um corpo atlético muito comum em nadadores.
Recomendações:
Use shorts ou saias com volume abaixo. Você também pode escolher modelos com detalhes na parte inferior, como listras ou outros tipos de desenhos.
Para a parte superior, prefira designs simples. As golas em V são uma boa opção. Blusas com linhas retas ou sem mangas são boas para você, desde que não sejam muito apertadas.
3. Ampulheta
Este é o corpo com as melhores proporções e o mais desejado. Mulheres com esse tipo de corpo têm cintura marcada e equilíbrio entre os quadris e a parte superior do tronco.
Todos os modelos são bons para esse tipo de corpo porque as proporções sempre vão se destacar.
Algumas recomendações que destacam esse tipo de mulher: decotes em V, qualquer modelo que destaque sua cintura, ombros nus, shorts justos e curtos.
Evite: roupas muito volumosas, cortes quadrados, linhas horizontais na parte inferior do corpo e estampas muito marcantes na linha do quadril e do busto.
4. Tipo de corpo quadrado
Este tipo de corpo é como uma régua ou uma linha reta. É proporcional, mas não tem curvas marcadas. É o corpo mais comum entre os atletas e os que perdem peso mais rápido.
Nesse tipo de corpo o busto costuma ser pequeno e também as nádegas. Muitas celebridades magras têm esse corpo. Também é comum em modelos de passarela.
Recomendações:
O mais importante é definir sua cintura e criar curvas. Para isso, use roupas estruturadas com cintura definida. O comprimento ideal para blusas e tops é abaixo do osso do quadril. Shorts e saias curtas ajustados ao nível da anca e alargados para criar volume ao nível das pernas.
Evite: Decote quadrado, roupas muito largas e quadradas, shorts ou saias de listras horizontais muito largas na altura da cintura ou com decorações, desenhos, franzidos.
Como você pode ver quando se trata de se vestir para o exercício físico, devemos considerar nosso corpo, da mesma forma que fazemos para selecionar roupas todos os dias. Trata-se sempre de criar um equilíbrio no nosso corpo, ajudado com roupas e acessórios. Evite fazer mais volume na parte mais larga do corpo e tente levá-la para uma imagem equilibrada, ao estilo da Ampulheta.
Escolher roupas de academia não é apenas uma questão de moda. É também sobre usar as roupas certas. O melhor é aquele que se adapta ao nosso tipo de corpo e ao movimento que necessitamos, o que nos permite correr da forma mais confortável e segura possível com o que estamos a vestir.