Cuidar da saúde bucal é cuidar de todo o corpo humano, isso porque a saúde começa pela boca.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma boa saúde bucal é extremamente importante para manter a imunidade e resistência corporal, evitando problemas e doenças sérias aos órgãos.
Problemas dentários podem ocasionar não só baixa autoestima, por um incômodo com um sorriso irregular, mas também infecções que podem afetar os órgãos e corrente sanguínea, podendo causar endocardite e pneumonia por aspiração, bem como o próprio câncer bucal que cria feridas e agride todo o corpo.
Sendo assim, é necessário se atentar desde os cuidados básicos, como consultas rotineiras e preventivas junto ao odonto empresarial, até os sinais mais sérios, como dores e desconfortos, para manter a saúde bucal em dia e prevenir doenças como:
- Problemas cardiovasculares;
- Agravamento da diabetes;
- Câncer de boca;
- Perda dental;
- Endocardite;
- Pneumonia por aspiração.
Como ter uma boa saúde bucal?
Para manter uma boa saúde bucal, cuidando de todo o seu corpo e bem-estar, é preciso se conscientizar e ter atenção aos hábitos diários.
Confira a seguir algumas dicas simples e essenciais para praticar no seu dia a dia e que ajudam a promover muito mais beleza e saúde ao sorriso:
1. Escove os dentes com atenção
Ao realizar a higienização bucal, é necessário se atentar ao modelo da escova e demais produtos usados no processo.
Contudo, mais do que os produtos, o movimento da escovação e atenção ao fazê-lo em todos os dentes de maneira correta e eficiente, abrangendo a cavidade, é fundamental para a saúde da mucosa
Para manter a higienização, deve-se escovar os dentes ao acordar, após todas as refeições e antes de dormir.
Consumir muita água também é necessário, sendo uma importante aliada para a limpeza, uma vez que contribui para a produção da saliva, que equilibra o pH e remove os resíduos.
2. Visite o dentista regularmente
Manter a periodicidade das visitas ao dentista, sendo pelo menos uma vez ao ano ou a cada seis meses, também é necessário para realizar avaliações completas sobre a cavidade, evitando possíveis problemas e realizando os procedimentos de profilaxia.
Para tornar essas visitas mais fáceis e acessíveis, é possível contratar um plano odontologico que ofereça segurança e agilidade aos processos, como a marcação das consultas e tratamentos diversos para melhorar a saúde e beleza do sorriso.
Contudo, é preciso ressaltar que aqueles que apresentem algum problema de saúde crônico, como diabetes e hipertensão, devem realizar a visita com prazos menores entre as consultas para que ambos os riscos sejam controlados.
3. Use fio dental
Este produto facilita a limpeza dos espaços entre um dente e outro, bem como o tecido gengival, pois são espaços que a escova pode ter mais dificuldade de alcançar, principalmente na face interna dos dentes, tornando o processo de limpeza mais eficiente.
Cabe ressaltar que esse hábito previne o aparecimento de tártaro, placa bacteriana e combate a gengivite, reduzindo os riscos de diversas doenças bucais.
4. Troque a escova periodicamente
Trocar as escovas de dente de três em três meses é ideal para garantir uma boa saúde bucal, isso porque depois que as cerdas estiverem usadas a limpeza não é feita de forma eficiente.
Quando for trocar, opte por escovas de cerdas macias, evitando machucados na gengiva.
5. Use creme dental com flúor
Ao comprar o creme dental, é preciso ter atenção ao produto escolhido. Para um melhor cuidado, opte sempre por aqueles que possuem flúor, que protegem os dentes de bactérias e cáries.
Também evite exagerar ao colocar o creme dental na escova, utilizando apenas o necessário, afinal o que garante um resultado positivo é a forma como a escova é utilizada e não a quantidade ou a força aplicada na ação.
Planos e convênios para uma boa saúde bucal
Para cuidar do sorriso e da saúde bucal de forma mais eficiente e prática, é possível contratar um convenio odontologico que tende oferecer mais estabilidade e conforto no cuidado com os dentes.
Isso porque, com a contratação do plano, consegue-se atendimento mais facilitado e durante 24h, evitando gastos desnecessários e inesperados, bem como possíveis doenças, garantindo a cobertura de diversos procedimentos odontológicos e identificando fatores de riscos para problemas bucais com uma equipe especializada e eficiente.
Geralmente, esses planos e convênios cobrem tratamentos de diferentes necessidades, conforme o pacote contratado e o valor acertado, podendo incluir até os estéticos.
No entanto, existem procedimentos que são obrigatórios mesmo nos serviços básicos, conforme estipula a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), são alguns exemplos de procedimentos como: consultas, limpeza, extração, aplicação de flúor, reconstrução e restauração, bem como os procedimentos de urgência.
Além dos pacotes de serviços, existem planos específicos que devem ser considerados, como para convenio odontologico empresarial, com benefícios para as empresas e colaboradores devido ao maior número de vidas cobertas, sendo ideal para que empregadores ofereçam a seus colaboradores.
Estes planos oferecem preços, coberturas e condições especiais, englobando diversos serviços oferecidos, bem como limpeza, tratamento de canal, colocação e manutenção de aparelho dental.
Além dos inúmeros benefícios relacionados aos profissionais credenciados, atendimento de qualidade e economia, há velocidade para processos de emergência, o que também traz mais segurança ao paciente e facilidade no controle da saúde, o colaborador desenvolve melhor suas atividades, trazendo redução de custos para seu orçamento e até para a empresa.
Ao assinar o contrato, é necessário se atentar ao tempo de carência e procedimentos cobertos, garantindo segurança ao negócio e ao beneficiário, trazendo mais bem-estar.
Outra possibilidade é o plano odontologico para MEI, direcionado aos microempreendedores, trazendo vantagens aos contratantes e garantindo coberturas essenciais odontológicas, com preços e atendimentos desenvolvidos para esse perfil.
Além do tempo de carência, orçamento disponível e procedimentos necessários/desejados, deve-se consultar algumas questões sobre as propostas de plano, como quais as redes credenciadas e quais as coberturas.
Com isso, é possível ter uma saúde bucal mais bem cuidada, permitindo mais saúde e qualidade nas relações.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.
Comentários 1