Saber como remover a cola de adesivo pode te ajudar a reaproveitar embalagens plásticas e de vidro, além de poupar bastante dor de cabeça.
Afinal, quantas vezes você quis utilizar um recipiente e ele veio com adesivos super resistentes que acabaram deixando aquele resquício desagradável?
Uma das melhores soluções industriais que funciona como removedor é o cloreto de metileno. No entanto, ele não se aplica a situações tão simples como esta.
Portanto, é importante conhecer algumas soluções caseiras para remover a cola de adesivo. Continue lendo o nosso texto para descobrir algumas!
Remover cola de adesivo, veja dicas
Na introdução, falamos especificamente da cola residual de adesivos que vem em embalagens plásticas e de vidro. No entanto, essa não é a única situação.
Por acaso, já aconteceu de você achar um adesivo bonito e colocá-lo na geladeira? Ou então em alguma superfície de madeira ou até mesmo na parede de casa?
Na hora, isso pareceu uma boa ideia, mas o problema surge quando você decide retirá-lo. A cola do adesivo acaba prejudicando a estética e, nesse caso, o melhor a se fazer é remover.
Por isso, é importante considerar o tipo de material antes de remover a cola de adesivo da superfície para não causar danos ao objeto.
A seguir, confira 6 produtos que vão te ajudar com esse processo!
Removedor
No mercado, é possível encontrar algumas soluções que prometem remover cola de adesivo e outras manchas, como as de goma de mascar, piche, maquiagem, tinta, e assim por diante.
Alguns removedores servem tanto para tirar os resquícios da cola como ajudam a fazer com que o adesivo se solte de forma mais fácil. Para isso, basta aplicar a solução, esperar o produto agir e remover com um pano ou esponja.
A grande vantagem de utilizar removedores é a praticidade do uso. Além disso, alguns deles são feitos a partir de plantas, como a aloe vera.
Em contrapartida, muitos agridem a superfície do objeto e causam danos ao material, podendo até mesmo tirar a sua cor.
Água morna e sabão
Certamente, muitas pessoas pensam em utilizar água morna e sabão para remover manchas, tendo em vista a capacidade dessa solução em dissolver manchas.
Com a cola de adesivo, isso não é exceção. A grande vantagem de utilizar a mistura é que ela costuma não causar danos à superfície da maior parte dos objetos.
Portanto, utilize a água no estado morno para ter ação mais efetiva e esfregue-a juntamente com o sabão, utilizando um pano ou esponja. Aos poucos, você conseguirá tirar os resíduos da fita adesiva.
Apenas tenha cuidado com a temperatura da água, pois quente pode causar danos permanentes ao material.
Acetona
Quando a solução de água e sabão não produz resultados, pode-se recorrer à acetona para tentar remover a cola de adesivo da superfície do objeto.
Bastante popular, a maior parte das pessoas utilizam acetona como removedor de esmaltes. Ela possui um cheiro característico e é um produto altamente inflamável.
Portanto, tenha bastante cuidado na hora de manusear essa solução, especialmente na região dos olhos e na mucosa, e nunca a utilize em proximidade com o fogo.
Para fazer uso da acetona, basta pegar um chumaço de algodão, colocar a mistura e esfregar levemente. Aliás, você pode deixar a região bastante úmida para facilitar o processo de remoção.
Óleo ou azeite
Outra receita caseira bastante conhecida envolve o óleo de cozinha ou azeite extra-virgem para remover a cola de adesivo.
A viscosidade desses produtos ajudam os resquícios do adesivo a se soltarem, facilitando assim a sua remoção. Além disso, é muito fácil encontrá-los nos lares brasileiros.
Pode-se utilizar o óleo de cozinha ou o azeite de oliva para remover a cola de geladeiras, utensílios de inox e embalagens plásticas. Para isso, utilize uma espátula para raspar a superfície.
Outra dica consiste em intercalar com a água morna, pois dessa forma facilita a remoção.
Vinagre branco
Um item bastante versátil, o vinagre branco é produzido a partir do processo de fermentação alcoólica, seja do malte, do vinho ou da cana de açúcar.
Além de utilizá-lo no preparo de saladas e carnes, muitas pessoas empregam esse tipo de vinagre como amaciante de roupas, para neutralizar cheiros e tirar o mofo das superfícies.
Graças a essa versatilidade, ele se apresenta como um ótimo removedor de cola de adesivo.
Nesse sentido, coloque o vinagre branco em cima da superfície com os resquícios e deixe agir por 5 minutos. Em seguida, passe um pano seco e limpe.
Finalmente, passe um pano úmido com detergente neutro para tirar o excesso de vinagre da superfície do objeto.
Secador de cabelo
Por último, o secador de roupa se constitui como um bom item que ajuda na remoção de resquícios adesivos, devido ao calor que o aparelho fornece.
Para isso, ligue o secador no máximo e passe na superfície com a cola durante 2 minutos. Logo após, verifique se o adesivo se soltou e utilize um pano ou espátula para retirá-lo.
Esse método é bastante eficaz, mas o seu uso não se aplica a todo tipo de material, tendo em vista que algumas superfícies podem se danificar diante do calor produzido.
Além disso, essa opção também encarece um pouco a sua conta elétrica. Portanto, utilize-a de forma moderada para não gastar dinheiro à toa.
Conclusão
Como pode ver, existem diversas soluções e formas de remover a cola de adesivo das superfícies na sua casa. Basta selecionar um método e tentá-lo.
Apenas tenha cautela na hora de utilizar soluções, pois o contato de algumas pode causar danos à saúde humana se usadas indevidamente. Pense sempre na sua segurança e das pessoas ao seu redor.
Deixe um comentário aqui embaixo e compartilhe conosco qual método funcionou. Obrigado pela leitura e até a próxima!