Pele descascando? Veja os cuidados a seguir e dicas para evitar o problema.
A pele descanscando, pode ocorrer por diferentes motivos. O mais comum envolve o ressecamento, relacionado à exposição excessiva ao sol ou a falta de cuidados com a pele nos dias de frio.
Independentemente do motivo, é preciso cuidar para renovar a pele e evitar o aparecimento de doenças. O uso de um esfoliante corporal no banho, por exemplo, pode ajudar a eliminar de vez a pele morta, mas deve ser usado com cautela.
Ainda assim, existem outros cuidados que podem ser adotados em caso de pele descascando, você precisa entender o que causou a descamação. Saiba agora como recuperar a saúde da sua pele.
Principais causas da descamação da pele
A descamação da pele acontece por fatores variados, alguns simples e outros relacionados a doenças. Os mais comuns são:
Pele ressecada
Ocorre quando a pele não está suficientemente hidratada. As glândulas sebáceas e o suor não são suficientes, e o resultado é a descamação, além da sensação de pele mais áspera. Indica que a pessoa não está bebendo líquidos em quantidade suficiente, por isso a pessoa fica com a pele descascando.
Uso de produtos abrasivos
Sabonetes ou ácidos abrasivos, presentes nos produtos do dia a dia, podem contribuir para deixar a pele ressecada. Antes de comprar, é válido verificar se você realmente pode usá-los. Fazer esfoliação frequente, sem respeitar um intervalo, também pode deixar a pele descascando.
Queimadura solar
Uma das causas mais conhecidas quando o assunro é pele descascando. Quem nunca exagerou no tempo exposto ao sol ou esqueceu o protetor solar? É também a que exige mais cuidados para tratar, pois a pele fica sensível.
Alergias na pele
Contato com substâncias alérgenas, presentes em hidratantes, esmaltes, shampoos e até em sabonetes. Se você tem alergia a algum dos componentes, poderá observar a pele descascando, geralmente na região onde o produto foi aplicado.
Doenças crônicas
Lúpus, psoríase, dermatite atópica e hipotireoidismo são exemplos de doenças crônicas que podem deixar a pele ressecada ou avermelhada. O resultado é o descascamento em algumas regiões do corpo.
O que fazer para tratar a pele descascando
O tratamento para a pele descascando depende muito da causa. Pode ser preciso suspender o uso de um produto de beleza (no caso da alergia) ou recomendado tomar medicação para controlar doenças crônicas. Ainda assim, você pode adotar as seguintes medidas:
Hidrate a pele
A dica mais importante é repor a hidratação da pele. Aposte nos hidratantes neutros, sem perfume, e capriche na hora de espalhar o produto. O ideal é passar após o banho, mas vale repetir a aplicação sempre que sentir a pele mais seca.
Evite puxar as pelinhas
As pelinhas caindo indicam que sua pele está se renovando. Ficam alguns pedaços mais visíveis, mas você não pode acelerar o processo de descamação puxando as pelinhas. Muito pelo contrário, isso prejudica a recuperação. Deixe que elas caiam naturalmente ou você poderá ficar com a pele manchada.
Beba mais líquidos
Como seu corpo precisa repor a água, você deve beber mais líquidos. Opte pelos naturais, como chás, sucos e a própria água. Você vai notar a diferença na recuperação da área afetada, com a pele descascando menos.
Evite se expor ao sol
É muito importante não se expor diretamente ao sol enquanto tiver com a pele descascando. Praia e piscina não são recomendados nesse momento.
Para atividades do dia a dia, invista em um bom protetor solar e cubra a região afetada. Por exemplo, se foram os ombros, use uma camiseta de mangas curtas, e não regata.
Tome banhos amenos
Quando for tomar banho, prefira temperaturas amenas, nem muito quentes e muito menos frias demais. Os extremos podem piorar o quadro de descamação. Além disso, prefira ficar pouco tempo debaixo do chuveiro.
Como evitar a descamação da pele
Já diz a frase: é melhor prevenir do que remediar. Para evitar a pele descascando, você pode:
- se expor ao sol sempre com protetor solar;
- hidratar a pele todos os dias;
- beber bastante líquido;
- esfoliar a pele uma vez por semana para auxiliar na renovação das células;
- evitar banhos muito quentes;
- se agasalhar e hidratar bem a pele nos dias mais frios.
Com essas recomendações, sua pele vai se recuperar mais rápido da descamação e você estará preparada para prevenir que a situação aconteça novamente.