Quer viajar nas férias, mas sem comprometer o orçamento? Saiba que sempre é possível economizar um pouquinho! Quer saber como? Continue lendo!
Seja para aproveitar um final de semana no verão, para curtir um feriado, ou mesmo, só para fugir do estresse do dia a dia, viajar é sempre muito bom!
E se quer viajar, mas sem que isso faça um estrago no orçamento, a dica é seguir algumas dicas e planejar muito, considerando cada detalhe da viagem.
Confira abaixo algumas dicas de como viajar barato nas férias!
1. Planeje com antecedência
Qualquer viagem, seja ela pequena, grande, por um período curto ou longo de tempo, a principal dica para quem quer viajar barato é planejar e, de preferência, com muita antecedência!
O fato é que dá para economizar muito se você se programar e, quando é com antecedência, é possível encontrar hospedagens, até em ótimos hotéis, ou passagens aéreas mais baratas.
Por isso, vai viajar em breve? Reserve agora sua hospedagem, e já corra atrás de promoções de passagens aéreas.
Por isso, primeiramente, comece anotando cada item da viagem, tudo o que vai precisar: comprar passagens, entrada para atrações, alugar um carro, e outros gastos que vão depender do destino escolhido.
A dica é começar a planejar a viagem já com 90 a 60 dias de antecedência, quanto mais tempo, mais chances de promoções.
2. Flexibilidade nas datas
Outra dica é ser mais flexível com as datas, pois a viagem pode ficar mais cara dependendo do destino e a data escolhida. Por exemplo, no caso das viagens nacionais, se o destino for praia, elas ficam mais caras no verão, então, porque não viajar em uma outra época, até porque, no país é verão, praticamente, o ano todo. A dica, nesse caso, é apenas fugir das épocas em que há mais possibilidade de chuvas.
Outro exemplo é viajar em determinadas épocas, como réveillon e carnaval, quando os principais destinos costumam ficar mais caros.
Por isso, a dica é optar por viajar em períodos menos procurados, vai conseguir baratear muito a viagem e ainda poder usufruir de atrações que costumam lotar nesses períodos.
Mas claro que não basta apenas escolher viajar na baixa temporada, para que a viagem não doa no bolso, é preciso se planejar.
Enfim, quanto maior for sua flexibilidade de datas, maiores as chances de viajar mais barato.
3. Acompanhe as promoções
Outra dica, no caso da viagem ser de avião, é ficar atento a um recurso que muitas plataformas de viagens oferece, o alerta de preço, que avisa sempre que um trecho escolhido sofrer alterações de valor.
Acredite, muita gente se vale de diferentes truques para conseguir viajar mais barato, e um deles é monitorar o valor das tarifas, que pode ser feito de uma maneira bem simples, usando um alerta de passagens aéreas em promoção!
Essa ferramenta permite que fique por dentro de todas as variações de preços dos voos, além de receber por email sempre que houver promoções para o destino escolhido.
Caso a viagem seja em uma cidade próxima, basta procurar uma empresa que preste serviço de aluguel de ônibus, assim pode levar a família toda para curtir as férias.
4. Crie seu próprio roteiro
Nossa quarta dica é não se basear em roteiro de terceiros. Cada um tem um limite no orçamento, por isso, nada melhor do que criar seu próprio roteiro.
E criar seu próprio roteiro pode ser bem simples, e ainda vai deixar sua viagem muito mais econômica.
Claro, a dica é não deixar o planejamento para última hora.
Por isso, comprou as passagens? Então, já comece a pesquisar com antecedência e vá montando um roteiro dentro de suas possibilidades. Uma dica, por exemplo, é conhecer somente os pontos turísticos e atrações que de fato forem de seu interesse, e não da maioria.
Nessas horas a internet pode ser uma grande aliada, mostrando dicas de atrações e eventos no destino que escolher.
O ideal é reúnir o máximo de informações relevantes que conseguir antes de embarcar!
5. Aproveite os pontos turísticos gratuitos
Muita gente não sabe, mas a maioria dos destinos de viagem oferece passeios e atrações turísticas gratuitas. Então, porque não priorizar esse tipo de programa?
Praias, monumentos, lugares históricos ou curiosos, enfim, existem muitos destinos onde você consegue aproveitar bem a sua viagem sem precisar gastar muito com programas turísticos.
6.Pense na alimentação
Quando tiver que programar suas refeições, esqueça os restaurantes de revista, na maioria das vezes, os que mais representam o destino que quer conhecer, são os mais simples, indicados pelo próprio povo nativo. Por isso, pergunte para um morador local, ou mesmo, fique de olho na internet, geralmente, as pessoas postam sobre lugares bons e super em conta.
Comentários 2