Se você está pensando nesse momento em se aventurar no ramo da marcenaria, não aceite menos do que ser um ótimo profissional. E é claro que para isso acontecer precisará das ferramentas certas que te ajude a garantir ao seu cliente a qualidade do seu trabalho.
Já pensou na ideia e quer encarar? Ainda não sabe por onde começar nesse ramo? Nós te ajudaremos nesse texto com dicas superimportantes para você ingressar nisso, te dizendo das ferramentas essenciais para desenvolver o seu trabalho e alcançar o sucesso nele.
Quer ser um bom marceneiro?
O primeiro passo para ser um bom profissional nessa área é pensar com bastante cuidado em toda a parte de ferramenta. Isso porque serão elas as suas companhias todos os dias nesse ofício por isso, precisam ser pensadas com carinho.
Mas, ninguém começa nessa profissão tão conhecedora assim de todas as ferramentas. O mais importante, antes de tudo, é pensar que precisam ser resistentes e duráveis. Algumas ferramentas que aqui te diremos talvez você até conheça, mas queremos aqui, juntos, pensar naquelas que são essenciais para o seu trabalho.
Se você, além de ser um profissional, também tem o seu próprio negócio, uma ótima oportunidade é contar com quem te traga ainda mais opções. Em outras palavras, há empresas como a Dropshipping internacional, por exemplo, que te oferece alternativas muito legais para lidar com o seu cliente.
Mas o nosso assunto são ferramentas essenciais. Então, vamos lá:
1. Réguas, trenas e esquadro
Como você já deve imaginar, nesse trabalho constantemente há a necessidade de se medir as peças, ver o tamanho daqui e dali para o encaixe e poder ajustar. Tudo tem que ser perfeito, e é para isso que esses instrumentos servem. Eles garantem que a sua peça ficará muito bem colocada em todas as suas partes.
2. Serras
Numa boa marcenaria não pode faltar essa ferramenta tão útil que é a serra. É muito importante ter vários tipos como, por exemplo, a serra tico-tico e a circular. Cada uma delas será usada em funções diferentes, por isso, tenha sempre por perto às duas para a hora em que necessitar fazer um bom corte de madeira.
3. Parafusadeira
Uma parafusadeira serve para facilitar a sua vida. A todo o momento precisará dos parafusos nas peças que fará. Então, nada mais justo do que ter uma dessa por perto para que o trabalho seja feita de maneira mais rápida, eficiente e sem muito esforço.
4. Grampos
Os grampos são, talvez, as ferramentas mais utilizadas, já que servem para unir as peças. Mas, não se preocupe, já que além de muito útil, é também bastante barato. Então, tenha sempre em abundância em sua marcenaria.
5. Lixadeira
Para que as peças que fizer estejam muito bem polidas e tenham um excelente acabamento é muito bom ter por perto uma lixadeira. Esse instrumento ajuda muito na hora de deixar as peças bem polidas. Veja os tipos dessa ferramenta e tenha uma sempre perto de você.
6. Furadeira
Uma boa furadeira já é muito importante em qualquer lar, imagine então numa marcenaria. A todo tempo também se precisará de uma, já que para que os parafusos entrem com facilidade e sem danificar a peça que está fazendo, é preciso um espeço muito bem feito por uma furadeira. Atenção para aquelas que possuem mais funções na mesma máquina, pois podem ser uma ótima opção também para economizar.
7. Nível
O nível é aquele tipo de régua com um tubo com água. Serve justamente para verificar o nível. Em outras palavras, ajuda a medir o nivelamento da sua peça, ou seja, se ela está reta. Antes de entregar o móvel ao seu cliente, é imprescindível que você confira isso. Afinal, ninguém fica satisfeito com um móvel torto, não é mesmo?
Essas são algumas ferramentas muito necessárias dentro de uma marcenaria. É claro que algumas outras também são muito importantes. Mas, aqui, falamos das mais essenciais, daquelas que não podem faltar para que o seu trabalho seja bem feito.
Já para ser um bom marceneiro, além dessas ferramentas de qualidade que te ajudarão muito, é preciso investir em si mesmo. Ou seja, trabalhe pesado em ter uma boa formação na área. Além disso, será um diferencial ter um número de coisas já feitas, como uma espécie de mostruário para o seu cliente.
Comentários 3