Você sabe como melhorar a qualidade do seu sono? Hábitos de rotina, como usar o celular na cama, podem reduzir o nível de descanso.
Dormir é uma das funções básicas do corpo humano, pois é o momento em que cérebro, músculos e metabolismo no geral regeneram células, armazenam informações e absorvem energia dos alimentos para o dia seguinte. Um bom travesseiro anatômico, colchão na densidade certa e hábitos corretos na hora de dormir podem otimizar o descanso, com benefícios a longo prazo, te fazendo envelhecer com saúde.
Com os acontecimentos dos últimos anos, ficou ainda mais evidente como a tecnologia se tornou parte essencial do dia a dia das pessoas, inclusive na hora de dormir. Embora o uso de telas de smartphones, tablets e notebooks na cama não seja recomendado por especialistas, existem apps que ajudam a preparar o corpo na hora de dormir.
Se você está buscando melhorar a qualidade do seu sono, as dicas a seguir podem ajudar a criar uma rotina e ir acostumando o corpo aos poucos, te fazendo entender as suas necessidades e os pontos que requerem atenção.
A importante função do sono
Os cientistas ainda possuem muitas perguntas sobre o porquê de o sono ser tão essencial para o ser humano, mas é incontestável que uma noite bem dormida faz a diferença no dia seguinte, em diferentes aspectos.
É durante o período de sono que o corpo faz a síntese de nutrientes como proteínas, auxiliando no crescimento muscular, regeneração das células, perda e ganho de peso, organização das memórias no cérebro e, claro, recuperação da energia gasta.
Dormir e acordar com dores é normal?
Não é difícil encontrar pessoas que relatam dormir e acordar com dores, que podem ser desde um torcicolo causado por diferença de temperatura, até dores na coluna ocasionadas por um colchão que precisa ser trocado. Se você sofre com estresse, o ideal é buscar atividades como ioga e meditação, que relaxam o corpo e ajudam a ter uma noite de sono melhor.
Porém, se as dores persistem ao longo do dia, é indicado procurar um profissional para uma avaliação clínica mais completa, que pode identificar problemas de saúde que requerem tratamentos específicos.
Dicas para melhorar o sono
Existem diversas formas de melhorar a qualidade do sono, que vão desde uma organização no ambiente até o uso de medicamentos em casos extremos. As dicas abaixo podem ser utilizadas por qualquer pessoa e são comprovadas para o auxílio de uma noite bem dormida.
Use travesseiros, colchões e roupas de cama adequados
Um erro muito comum das pessoas ao comprar itens para cama é a altura do travesseiro. Ele não pode ser nem tão alto, nem tão baixo, e sua altura deve fazer com que o pescoço fique apoiado na mesma altura da coluna.
O colchão também é outro item importantíssimo, pois não deve ser rígido a ponto de machucar e tampouco com baixa densidade a ponto de te deixar afundar e ficar com a postura torta.
Crie uma rotina antes de dormir
Tomar um banho, lavar o rosto, fazer uma rotina de skincare. Todas essas atividades podem ser realizadas antes de dormir e, ao serem repetidas dia após dia, treinam o cérebro para entender que é hora de descansar. Se você tem uma rotina corrida, tente criar horários fixos para dormir, fazendo alongamentos ou atividades que relaxem o corpo.
Prefira ambientes escuros ou com iluminação quente
A exposição à luz azul, presente durante o dia e em telas de dispositivos eletrônicos, ativa o cérebro.
Para uma noite mais tranquila e maior sensação de relaxamento, opte por lâmpadas de cor quente no quarto, fazendo uso de abajur ou luminárias que deixem o ambiente mais aconchegante.
Pratique esportes e mantenha alimentação saudável
É comprovado que a prática de atividades físicas oferece diversos benefícios ao organismo a curto, médio e longo prazo. Fazer uma caminhada, sessão de ioga, alongamentos ou qualquer outra atividade física durante a noite estimula a produção de hormônios do humor e permitem que o corpo descanse de forma mais eficiente.
Se você gosta de fazer lanches à noite, evite comidas muito gordurosas, pois estas podem sobrecarregar o estômago e causar incômodo durante a noite, com aquela sensação de barriga cheia demais, queimações ou até enjoos.
Comentários 1