Entender o paladar dos gatos faz com que você escolha a ração certa para eles. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!
Não é nada difícil cuidar de um gato. Basta um pouco de carinho, atenção e alguns cafunés que você já faz o dia dele melhor. Porém, se você deseja conquistar o felino pelo estômago, pode ser algo um pouco mais difícil, pois não se acha uma ração para gatos que agrada facilmente.
Mas para começar a conquistar os gatos pelo paladar, é preciso entender como ele funciona em relação a algumas comidas. Será que eles conseguem diferenciar os gostos, assim como os seres humanos? Ou então, como escolher a melhor ração? Essas são dúvidas presentes no cotidiano de quem tem um pet.
Pensando nisso, trouxemos um conteúdo completo falando sobre a sensação de paladar nos felinos. Dessa forma, fica mais fácil escolher um sabor de ração que ele possa gostar, para conquistá-lo rapidamente. Continue a leitura para saber mais!
Entendendo o paladar dos gatos
Estamos tão acostumados a distinguir os sabores que não percebemos, mas esse é um processo bem complexo e se já é difícil para nós humanos, imagina para os animais.
Ao detectar as substâncias, os receptores sensoriais espalhados pelo corpo, encaminham um sinal para o cérebro informando o alimento que está sendo ingerido. O nariz também se torna essencial nesse processo para diferir os sabores.
Por mais que os gatos sejam fofos, se você já recebeu uma lambida deles, percebeu que é um pouco estranho. A língua dos gatos é áspera e grossa, parece que está recoberta de pequenos espinhos, isso serve para auxiliar na digestão.
Com o paladar e olfato agindo em conjunto nos felinos, eles conseguem sentir os sabores ao ingerir os alimentos. Porém, é válido lembrar que a dieta dos bichanos é diferente da dieta dos humanos e isso pode influenciar diretamente no paladar.
- os gatos são carnívoros, por isso se sentem mais atraídos pelo gosto salgado;
- os gatos não sentem o gosto doce. Não faz parte da dieta deles, então não é útil;
- sentir amargo e azedo ajuda o pet a identificar um alimento com veneno ou não.
Podemos ver, que o paladar felino funciona de forma semelhante ao dos humanos. Porém, com algumas características que são típicas dos gatos e que os tornam ainda mais especiais.
Como escolher a ração para o paladar dos gatos?
Agora que já conhece um pouco mais sobre o paladar dos gatos, fica mais fácil escolher uma ração que ele goste. Geralmente, os médicos veterinários sempre recomendam escolher rações premium ou super premium para compor a alimentação deles.
Já que os gatos são carnívoros, as rações possuem nutrientes que fazem com que comam um pouco menos, pois eles se sentem satisfeitos rapidamente. Porém, se você está com dúvidas sobre qual modelo de ração comprar, abaixo seguem alguns itens que são recomendados pelos especialistas:
- escolha uma ração que se enquadre no perfil do seu gato: filhote, adulto ou castrado, pois os produtos possuem nutrientes diferentes entre si;
- de preferência opte por produtos de origem animal e, além disso, também observe se a ração explica qual tipo de carne está envolvida no processo: vaca, frango ou peixe.
- evite corantes: alimentos coloridos não fazem diferença para os bichanos, pois eles não enxergam muito as cores.
Com essas dicas, fica mais fácil escolher o tipo de ração certa para o seu animal, baseado nas preferências dele. Uma ração de qualidade baixa pode trazer diversas doenças ao animal, portanto, faça sempre uma boa escolha!
Comentários 1