O empréstimo pessoal pode ser a melhor solução para sair do vermelho, organizar finanças e quitar dívidas. Veja quando ele vale a pena e como escolher.
Quando nossas contas estão no vermelho e as dívidas não param de surgir, o empréstimo pessoal pode ser uma solução. Com ele, afinal, torna-se possível obter crédito para pagamento das despesas e organização financeira.
Contudo, isso requer cuidados, pois aqui se está contratando uma dívida para quitar outra. Nesse sentido, é imprescindível ter conhecimento sobre o que analisar ao contratar esse tipo de empréstimo.
Por isso, hoje separamos algumas dicas cruciais para ajudar você a analisar se o empréstimo é a melhor solução para sua situação financeira. Continue lendo, então, para aprender como analisar o cenário com cuidado e escolher a melhor alternativa!
O que fazer quando se está endividado?
Nem sempre é fácil enxergar saídas quando se está com dívidas. A situação em que as contas se acumulam e a renda não acompanha os gastos pode se tornar uma bola de neve e piorar cada vez mais a situação.
Contudo, nada está perdido. Existem soluções e, para isso, você deve começar a agir o quanto antes. Existem alguns passos cruciais na busca de resolução da situação, a partir dos quais é possível achar o caminho para restabelecer o equilíbrio financeiro.
Para começar, é imprescindível que você tenha conhecimento do seu orçamento. Isto é, que liste tanto as suas rendas quanto as suas despesas. Nos dois casos, lembre-se de elencar os dados de acordo com sua periodicidade, ou seja, o que é fixo e o que é variável.
Ainda, analise suas despesas de forma a encontrar brechas que podem permitir a você que sobre mais dinheiro. Veja o que não é crucial, sabendo a diferença entre gastos essenciais e gastos dispensáveis, ou seja, despesas semelhantes que podem se concentrar em uma só e outras coisas do tipo.
Além disso, busque negociar as suas dívidas. Isso melhora sua imagem no mercado e pode permitir que se encontre uma boa solução que caiba no seu bolso.
Igualmente, considere se não é o caso de contratar um empréstimo pessoal para quitar suas dívidas e concentrá-las em um só gasto. Abaixo, veja como reconhecer se o cenário é propício para isso e aprenda como retomar o seu controle financeiro!
Quando vale a pena pegar empréstimo para pagar dívidas?
Em geral, obter crédito para quitar dívidas é uma boa solução quando as taxas de juros são menores às das dívidas em aberto. Por exemplo, no caso do crédito rotativo de cartão, o empréstimo costuma ter menores taxas. A mesma coisa acontece em relação ao cheque especial.
Por isso, é sempre importante analisar quais são as taxas dos empréstimos disponíveis para você e, da mesma forma, as taxas de juros das suas dívidas em atraso. Quando as primeiras forem menores, o empréstimo online pode ser a solução!
Qual empréstimo usar para quitar dívidas?
Existem diversos tipos e modalidades de empréstimo, é verdade. Quais, então, usar para quitar suas dívidas? Abaixo, confira quais são os melhores e veja como solucionar sua vida financeira.
Empréstimo com garantia
Primeiramente, temos o empréstimo com garantia. Ele se dá com o oferecimento de um bem que garante o crédito. Isto é, que pode ser tomado pelo banco ou financeira em caso de não cumprimento do pagamento das parcelas.
Ao garantir uma parte da dívida, ou toda ela, a empresa responsável por conceder o crédito enfrenta menos riscos. E isso, então, permite que as condições de pagamento sejam melhores. Geralmente as taxas são menores e o tempo para quitação é maior.
Hoje existem 03 tipos principais de empréstimo online com garantia:
- Empréstimo com garantia de imóvel (casa, apartamento, terreno, etc.);
- Empréstimo com garantia de veículos (automóvel, motocicleta, caminhão, etc.);
- Empréstimo consignado (remuneração fixa do cidadão é que garante o empréstimo. Nesse caso, pode ser salário ou benefício do INSS).
Essas três opções, então, contam com as menores taxas de empréstimo online. Podem ser boas opções se, por acaso, algum deles for compatível com as suas condições pessoais.
Empréstimo pessoal
Outro tipo de empréstimo que pode ajudá-lo a quitar dívidas e a concentrá-las em um só lugar é o pessoal. Ele se destina às pessoas físicas e, nesses casos, não exige bens em garantia ou alienação deles.
Nesse caso, contudo, as taxas de juros tendem a ser maiores. Por outro lado, as exigências para contratação variam. Quanto menores forem, maiores são as taxas e vice-versa.
Segurança na hora de pegar um empréstimo
Agora que você já conhece as principais opções e como um empréstimo online pode ajudar você a lidar com suas dívidas não cometa o erro de sair contratando a primeira opção que vier à frente.
Afinal, são várias as opções de crédito que você pode encontrar. Elas se diferem tanto quanto às modalidades que pertencem, aos juros, prazo de pagamento e instituições financeiras que as ofertam.
Por isso, é crucial que você analise com cuidado as opções que se apresentam. Conheça-as, identifique os pontos positivos e negativos de cada um. Igualmente, confira a idoneidade da instituição que oferece o empréstimo pessoal.
Para tanto, não deixe de fazer consultas quanto ao registro da empresa perante o Banco Central. Igualmente, conheça a postura e imagem dela perante os consumidores. Nesse caso, aposte nas ferramentas como Reclame Aqui.
Sempre compare taxas
Ainda, mesmo quando já tiver em mãos as opções mais interessantes, não deixe de compará-las. Para isso, use a Juros Baixos, plataforma que lhe ajuda a analisar as taxas de cada uma das opções e a destacar aquela que melhor cabe no seu bolso.
Com ela, você deixa a sua escolha ainda mais inteligente e certeira. Afinal, nada melhor do que usar a tecnologia em seu favor, certo? Dessa forma, reconheça a opção que mais respeita seu bolso!
Considerações finais
Um empréstimo pessoal ou online pode, sim, ser a solução para a sua vida e para as suas dívidas. Assim, saia do vermelho com uma opção de crédito que caiba no seu orçamento e que lhe ajuda a organizar suas finanças.
Para isso, conte sempre com um simulador de empréstimo que permita a comparação entre opções diversas. A escolha, ao final, torna-se a mais certa possível e você pode controlar novamente a sua vida financeira.
Sobre JB
Há mais de 5 anos no mercado, o Juros Baixos é uma fintech que atua oferecendo soluções financeiras através de um marketplace de crédito e plataforma de bem-estar financeiro.Se quer ter acesso a mais conteúdos sobre educação financeira, não deixe de conferir o blog Juros Baixos e tambem o canal no Youtube.