O ano acabou de começar, e muitas pessoas já estão estabelecidas como suas metas e soluções. Para alguns, um dos objetivos mais importantes para 2022 é começar no mundo dos investimentos – contudo, neste cenário de incertezas políticas e fáceis, a tarefa não vem sendo nada.
A subir subir como taxas de juros vertigin, é uma eleição presidencial está a níveis altos, e não dá indicações de claro, apesar de altos a níveis elevados de pandemia . Com tudo isso em mente, preciso estar sempre alerta para não perder dinheiro – e neste texto te daremos 4 dicas para começar no universo dos investimentos.
1. Cresce o interesse em renda fixa
O lado bom para você que está começando é que os investimentos mais seguros do mercado vêm pagando bem – com maior garantia de que você não irá perder dinheiro. Com baixo risco e liquidez imediata, a renda fixa está bastante atrativa por conta da alta da taxa Selic, taxa básica de juros.
Segundo o head de alocação e fundos da XP Investimentos, Rodrigo Sgavioli, “se pensar no investidor mais conservador, com maior exposição em renda fixa e geralmente na pós-fixada, ele vai ser passivamente beneficiado neste ano. Na aplicação em 100% no CDI, por exemplo, ele pode chegar a 1% ao mês. Esse investidor sofreu nos últimos tempos, mas agora ele vai conseguir colocar a cabeça fora d’água”.
Além do CDB, outros títulos de renda fixa são o Tesouro Selic, Tesouro IPCA e outras opções atreladas ao CDI e índices inflacionários.
2. Diversificação
Apesar de ser um ano interessante para investidores mais conservadores, não é por isso que você deve deixar de diversificar.
Após montar a sua reserva de emergência (em renda fixa), estabeleça o risco que pode correr na Bolsa de Valores, ou até mesmo no mundo das criptomoedas, e se pode fazer algum aporte.
Uma outra dica é visitar o confiavel.com para conhecer sites de apostas confiáveis que, apesar de não contarem como uma forma de investimento, podem trazer certo retorno para quem tem um perfil mais arrojado e busca ganhos ilimitados.
No confiável.com, é possível encontrar uma lista com os sites mais seguros do setor, incluindo informações e análises detalhadas de plataformas legalizadas do nicho.
3. Eleições à vista
Como mencionamos na introdução, as eleições são uma ótima explicação para a volatilidade do mercado em 2022.
O cenário polarizado entre o atual presidente Jair Bolsonaro (PR) e o Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manterá até outubro, e notícias, como pesquisas, podem agitar o mercado financeiro.
4. Cautela com as criptomoedas
Muitos têm receio de entrar no mundo das criptomoedas, já que esses ativos têm um alto risco. Além disso, este ano já começou mal para alguns criptoativos, com várias quedas devido à expectativa de aumento nos juros nos Estados Unidos – o que leva investidores a diminuírem o risco de suas carteiras e optarem por títulos federais.
Porém, caso você tenha interesse em estudar o mercado cripto e passe a entender quando surgem oportunidades de compra e venda, é recomendado diversificar com este tipo de investimento, principalmente em moedas já estabelecidas, como o Bitcoin. Mesmo assim, antes de investir no mundo cripto, busque um ambiente seguro.
Sobre o tema, Sergio All recomenda: “Vejo como uma boa oportunidade, quando consideramos que o mercado de derivativos está numa onda de cautela, o que pode indicar um movimento de alta no valor do Bitcoin. Mas é bom lembrar que qualquer investimento realizado sem o conhecimento, por si só é arriscado”.