Quem tem a pele oleosa pode usar óleos faciais? Para saber mais sobre o assunto continue a leitura e confira os benefícios dos óleos faciais e saibacomo aplicá-los na sua pele.
Se você ama skincare, provavelmente já deve ter visto alguma dica na internet sobre como usar óleo facial. Esse produto é ótimo para manter a pele hidratada, até mesmo para quem produz mais oleosidade.
Hoje, existem diferentes tipos de hidratantes e óleos que são benéficos para a pele, reduzindo a acne, diminuindo a oleosidade e melhorando outras questões. Quer saber qual é o óleo ideal para quem tem pele oleosa? Acompanhe este conteúdo!
Qual a diferença entre hidratante e óleo facial?
Muitas pessoas confundem as vantagens e desvantagens dos cuidados com a pele com a utilização dos hidratantes de rosto com as dos óleos faciais. O primeiro geralmente pode ser usado para todos os tipos de peles. Além disso, eles são ótimos para dias frios, que ressecam a pele.
A textura do hidratante, geralmente, é semi-sólida — o que resulta em uma absorção mais lenta. Esse tipo de produto costuma ajudar na reposição de água e gordura da pele, além de ter fragrâncias, corantes e conservantes.
Já o óleo facial é feito especialmente para as pessoas com pele seca e deve ser usado com mais cuidado em dias quentes, pois pode deixar a pele oleosa demais.
Quais os benefícios que os óleos faciais trazem para a pele?
A principal função de um óleo facial é a hidratação da pele. Isso porque ele diminui a desidratação. Ainda, esse produto é ótimo para as pessoas com pele sensível. No entanto, cada item apresenta suas propriedades específicas. Existem óleos faciais para pele oleosa e outros que clareiam manchas e ajudam na cicatrização, por exemplo.
Uma grande vantagem do óleo facial é que, além de hidratar bem, ele fica mais retido na pele. Isso significa que ele é capaz de desenvolver uma barreira protetora, evitando que a água evapore em excesso e protegendo a pele contra bactérias e fungos.
Como utilizar os óleos faciais e em qual etapa da rotina de cuidados com a pele?
Muitas pessoas estão acostumadas a ter sua rotina de skincare, aplicando produtos de cuidados com o rosto. Se você não sabe como usar um produto, é importante pesquisar como aplicá-lo da forma correta. Afinal, cada item apresenta suas características e indicações.
No caso do óleo facial, ele substitui o hidratante comum. É recomendado que as pessoas com pele oleosa utilizem esse produto somente de noite. Nesse momento, é importante avaliar os resultados e observar como a sua pele reage ao produto. Se você sente que necessita de mais proteção, aplique em outro momento do dia. No entanto, lembre-se de ter cuidado para não exagerar e deixar a pele muito oleosa.
Outro ponto importante envolve a etapa de aplicação do óleo facial. Tenha em mente que ele é o último passo da sua rotina de cuidar da pele do rosto. Antes disso, lave a pele, passe um tonificante e utilize, por fim, o óleo. A dica é começar pelos itens com textura mais leve e seguir com os mais densos.
Se você deseja passar maquiagem, é importante saber alguns fatores:
- ao passar o óleo antes da base, você obterá uma textura viçosa;
- para obter uma base que gere uma pele mais brilhante, é interessante misturar o produto com a maquiagem;
- é possível usar o óleo facial depois da maquiagem, com cuidado e espalhando bem.
Como escolher o óleo ideal para a pele oleosa?
O primeiro passo para comprar um óleo facial ideal para a sua pele é analisar sua composição e indicação. Depois, avalie a condição da sua pele: se é seca, oleosa ou neutra. Desse modo, é possível encontrar o produto ideal para você.
Agora que você sabe se quem tem pele oleosa pode usar óleos faciais, lembre-se sempre de cuidar da sua pele da forma correta e manter uma rotina de cuidados, a fim de evitar problemas.