Possuir cachorros em apartamento ou casa é sempre uma alegria, mas é necessária muita dedicação e cuidados especiais com a saúde animal, além da limpeza da casa.
No caso de um apartamento, quando os animais vivem em casa, deve-se prestar atenção redobrada: principalmente cachorros, eles deixam um cheiro bem típico, que pode ser seu cheiro natural, ou mesmo algum escape de necessidade por algum motivo.
Além disso, os pelos podem causar entupimento de pias e ralos, sendo necessário contratar um serviço especializado, como uma desentupidora.
Portanto, manter animais de estimação em um apartamento pode exigir mais trabalho, mas é possível!
Para ajudá-lo a cumprir sua missão de manter a casa sempre limpa e com mau cheiro, oferecemos algumas dicas para que você se integre ao seu dia a dia.
Quais são as melhores dicas para ter cachorros em apartamento?
Os cachorros em apartamentos estão cada vez mais frequentes. No entanto, embora seja fácil para as famílias se habituarem a isso, o que trará algumas dificuldades ao seu dia a dia, o facto é que é muito importante ter alguns cuidados, principalmente no que diz respeito à limpeza.
Os cães tendem a deixar um cheiro muito típico no ambiente em que vivem, embora alguns donos não queiram assumir isso de forma alguma.
No entanto, é possível que todos tenham um ambiente limpo e perfumado, mesmo que haja cães nele. Veja a seguir algumas das melhores dicas:
Mistura para tirar cheiro de cachorro
Existe uma grande solução caseira que pode remover de uma vez por todas o cheiro peculiar a que o dono se habitua, mas que os visitantes podem sentir sempre.
Você deve diluir 3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco em 1 litro de água e limpe o chão com um pano. O vinagre pode efetivamente eliminar odores, não mancha o chão e não causa alergias.
Não se preocupe: diluir com uma quantidade moderada de água não fará seu apartamento cheirar a vinagre.
Considere adestrar o seu cachorro
Em termos de manter a casa limpa, ensinar seu cão a limpar em um só lugar é útil.
O ideal é começar desde o primeiro dia em que o bichinho chega em casa, limitar o espaço em que ele está e espalhar jornais sobre tudo – ou deixá-lo solto pela casa, mas deixar um “banheiro” como o seu lugar, colocar o jornal o chão e carregá-lo, o animal está sempre lá quando ele está prestes a fazer suas necessidades. Depois de um tempo, ele definitivamente fará tudo no papel.
Ao longo das próximas semanas, retire gradualmente o jornal até que apenas uma página reste. Cada vez que o cão urinar ou defecar no lugar certo, trate-o e elogie-o. Se ele for persistente e tentar fazer no lugar errado, leve-o ao lugar certo, mesmo que ele faça um pouquinho no jornal, o recompense.
Estabeleça uma rotina de limpeza
Esta é a principal dica para manter a ordem da casa e exalar um cheiro agradável. Faça um plano semanal que você possa seguir e divida as coisas em vários dias.
Para quem possui animais de estimação, algumas atividades devem ser realizadas todos os dias ou em dias alternados, como varrer, aspirar e limpar o chão.
Coletar as fezes e urina do cão é uma tarefa diária necessária. Limpe bem o local usado pelo cachorro para fazer as necessidades com um pano molhado com álcool ou desinfetante.
Mantenha os potes de ração sempre limpos
Todos os dias, no final do dia, limpe a ração e a chaleira do seu cão.
A umidade na bandeja de alimentos pode causar fungos e causar dor de estômago ou envenenamento em animais de estimação. Além disso, o reservatório de água também deve ser limpo com frequência, pois além dos fungos que podem ali crescer, existe o risco de mosquitos que podem espalhar a dengue.
Preste atenção aos sofás e tapetes
Esses são lugares onde os animais de estimação passam a maior parte do tempo e os cheiros podem se acumular facilmente.
Portanto, é de muita importância que as pessoas conservem os tapetes e sofás sempre limpos. É possível usar até algumas soluções disponíveis no mercado para tecidos e oferecer uma secagem rápida.
Se atente ao excesso de pelos
A queda de cabelos de animais de estimação pode causar uma série de problemas, pois podem se espalhar facilmente pela casa e até acabar no armário. Além disso, seu acúmulo acabará por trazer um certo odor negativo. Portanto, é importante não deixá-los se acumular, use vassoura e controle de vácuo.
Seu cachorro deve tomar banhos frequentes
Os cachorros em apartamento também precisam de atenção redobrada em relação à higiene dos seus próprios animais de estimação.
Os cães que vivem em casa devem tomar banho em média uma vez por semana (consulte o seu veterinário para se informar se a raça do seu cão suporta banhos com essa frequência). Leve-o a uma loja de animais de estimação de boa reputação, dê banho na sua própria casa ou compre produtos de banho a seco.
Para banhos a seco, é possível usar uma solução caseira e fácil de preparar: deve-se usar uma parte de água morna, uma parte de vinagre de maçã e também uma parte de álcool. Umedeça um pano nesta mistura e esfregue no corpo inteiro do animal, tomando cuidado com as orelhas.
Em seguida, deve-se usar uma toalha para secar e finalizar o processo usando um secador de cabelo para evitar que o animal fique com algum resíduo de umidade. Além de prática, esta é uma solução que não oferece risco de alergia a animais como acontece com alguns shampoos, mesmo os especializados para este fim.
No mesmo dia em que o animal estiver se banhando, limpe a cama dele, cobertores e brinquedos onde ele dorme. Se possível, deixe esses itens ao sol no intervalo de algumas horas.
Use os cheirinhos de ambientes
Os perfumes existentes no mercado não resolvem o problema do odor animal, mas são eficientes para tornar a casa mais perfumada.
Compre produtos de fragrância específicos para aplicação no chão, aromatizantes de ambiente, sprays de incenso e perfume doméstico. Após uma limpeza completa, use esses produtos para manter um cheiro mais agradável no ar de seu apartamento ou casa.