Confira neste artigo, 5 dicas de manutenção residencial que você precisa saber e que pode facilitar sua vida.
Cuidar da manutenção residencial é algo que todas as pessoas deveriam fazer em suas casas, afinal, um lar bem cuidado, é um lar mais seguro, bonito, econômico, agradável e confortável.
Coisas básicas do seu dia-a-dia, como limpar o box do banheiro podem se tornar um transtorno, e te dar muita dor de cabeça.
Sendo assim, pensando neste contexto, nós separamos no artigo de hoje algumas dicas essenciais para você sobre manutenção residencial!
Dessa forma, com base nelas, você poderá cuidar melhor da sua residência e evitar diversos transtornos e dores de cabeça.
Vamos lá?
Manutenção residencial: 5 dicas que vão facilitar sua vida
Dica 1: pintura, paredes e tetos
Com o passar do tempo, é comum que a pintura das paredes e dos tetos comece a desgastar, fora que, devido a fatores internos e externos, manchas, infiltrações, desbotamentos, rachaduras e descascamentos podem surgir.
Por isso, a primeira dica de manutenção residencial que você deve se atentar, refere-se ao estado da pintura, das paredes e dos tetos da sua casa.
Avalie, com cuidado, quais cômodos precisam de mais atenção e inicie a manutenção o quanto antes para que não haja um problema maior depois.
E a boa notícia é que você mesmo pode realizar essas manutenções, por exemplo, a começar lixando e pintando as paredes/tetos com uma nova tinta, e impermeabilizando-os com produtos específicos.
Agora, também não tem problema se você quiser terceirizar esses serviços, afinal, certos problemas como infiltrações e rachaduras necessitam de um cuidado maior, de um trabalho de alguém que realmente entende do assunto.
Dica 2: calhas e telhado
Itens como as calhas e o telhado, com o passar do tempo, acumulam folhas, sujeiras, entre outros detritos, fora que, podem ter a sua condição afetada por conta de algum fator externo.
Por isso, a segunda dica de manutenção residencial que você deve considerar em seu lar, refere-se à limpeza e/ou troca de calhas e telhas.
Às vezes, elas podem estar mal-encaixadas, trincadas ou quebradas e para que não afetem a sua casa e o seu dia a dia, é de suma importância consertá-las e/ou substituí-las.
E quando for mexer na calha ou nas telhas, tenha muito cuidado com a sua segurança. Utilize uma boa escada, coloque luvas, uma bota antiderrapante e preste bastante atenção onde for pisar.
Agora, se você não se sentir seguro para realizar esse tipo de manutenção residencial, não tem problema. Você pode contratar um profissional especializado para que possa fazer o serviço para você.
O importante é não negligenciar esses dois itens, pois eles são de suma importância para qualquer lar e devem ser verificados, pelo menos, três vezes por ano, ok?
Dica 3: vazamentos e entupimentos
Cômodos como a cozinha, o banheiro e a lavandeira estão sujeitos a vazamentos e/ou entupimentos por conta dos encanamentos, tubulações, pias e ralos que possuem neles – e essas situações, claro, não são nada agradáveis.
Por isso, a terceira dica de manutenção residencial que você deve se atentar, refere-se aos vazamentos e entupimentos.
Verifique, com uma certa frequência, se há sinais visíveis de vazamentos em sua casa e se houver, procure corrigi-los o mais rápido possível.
Quando o vazamento é visível, é mais simples e rápido de resolvê-lo, no entanto, quando é algo interno e não é possível visualizar o ponto exato, o trabalho é muito mais complexo, necessitando de ferramentas específicas, bem como de profissionais especializados.
Além disso, tenha cuidado com o que é jogado em pias, ralos e no vaso sanitário, pois se for algo grande e/ou sólido, pode gerar entupimentos e como consequência, você terá que fazer a desobstrução ou chamar uma desentupidora 24 horas, dependendo da gravidade do problema.
Dica 4: dedetização
Pelo menos uma vez por ano, é fundamental que seja feita uma dedetização em sua casa.
Isso porque, bichos, insetos, roedores e pragas urbanas estão por aí, e se não houver um cuidado especial em relação a elas, os seus móveis, os encanamentos da sua casa, bem como a sua saúde e da sua família, podem ser afetados – o que, claro, você não quer, certo?
Portanto, não deixe de pesquisar e contratar uma boa empresa para dedetizar a sua casa.
Dica 5: kit básico de ferramentas
Finalizando as nossas dicas de manutenção residencial, nós não podemos deixar de falar sobre o kit básico de ferramentas.
Afinal de contas, certos tipos de reparos e ajustes necessitam de ferramentas específicas para que possam ser realizados.
E se você não tem, por exemplo, um martelo, um jogo de chaves de fenda, uma chave philips, um alicate, uma trena e uma furadeira/parafusadeira em casa, pode ser mais difícil para você realizar certos tipos de consertos e manutenções.
Portanto, a nossa quinta e última dica é: tenha um kit básico de ferramentas em seu lar. Você verá que ele será de grande ajuda em diversas situações.
E se você achou que o artigo tinha terminado, continue acompanhando a leitura mais um pouco, pois separamos mais algumas dicas para você!
Bônus
- Limpe regularmente os espaços com rejunte;
- Elimine o mofo dos cômodos;
- Cheque a condição das travas e dos fechamentos das portas;
- Examine e limpe as caixas d’água e de gordura;
- Nunca deixe os cabos de eletricidade à mostra, coloque-os sempre para trás dos equipamentos;
- Inspecione janelas e portas para verificar se precisam de vedação ou reparo;
- E tenha cuidado redobrado com estruturas hidráulicas e elétricas.