Qual a melhor forma de começar a investir? Confira 3 dicas.
Ter seu dinheiro rendendo bem é algo que muitos desejam, mas o primeiro passo pode ser o que mais gera dúvidas na rotina de um investidor iniciante.
Iniciar algo novo não é simples e isso serve também para quem está entrando no mundo dos investimentos. É normal ter diversas dúvidas e uma delas é qual a melhor maneira para realmente começar.
O mercado financeiro é muito amplo e, para quem não é da área, o começo pode ser assustador, pois os caminhos são muito variados — alguns com maior rentabilidade, outros com menores riscos.
Com o intuito de te ajudar nessa jornada, separamos algumas dicas:
1. Conheça o mercado que pretende investir
Assim como em qualquer nova atividade, é preciso estudar sobre para entender bem. Claro que, nesse primeiro momento, você precisa começar pelo básico e depois se aprofundar no assunto que tiver maior curiosidade.
Comece identificando os tipos de investimentos que existem atualmente, pesquisando sobre cada vertente que cada um segue, seus riscos e lucros.
É indicada a leitura de conteúdos produzidos por pessoas influentes de cada área Por exemplo, se você deseja iniciar seus estudos em Fundos Imobiliários, tente encontrar alguém que entenda do assunto. Dessa maneira, poderá conhecer em mais detalhes sobre esse formato de investimentos.
2. Pesquise sobre os riscos de cada investimento
Sabemos que o lucro pode vir, mas também existe a possibilidade de prejuízo, por esse motivo é importante que identifique os riscos de cada formato de investimento.
Dessa maneira, você poderá visualizar onde quer ou não colocar seu dinheiro, tendo em vista o que deseja conquistar.
Nesse momento, é de extrema importância que pesquise por problemas no qual pessoas que já investiram passaram, como por exemplo casos de pirâmides ou semelhantes, que no final geraram grandes perdas.
3. Identifique quanto tempo e dinheiro poderá investir
Por mais que durante suas pesquisas tenha encontrado um grande investidor que conseguiu bons resultados em determinada empreitada, é necessário que tente se colocar no lugar dele.
Você precisa entender o caminho que o levou até o sucesso, o tempo que precisou destinar do seu dia para alcançar aquele resultado e também quanto foi preciso investir de imediato.
Existem investimentos que você pode começar com uma quantia menor e outros que demandam um aporte de maior valor – e para iniciar no mercado financeiro, é preciso ter ciência de quanto quer e pode destinar da sua renda.
O valor que poderá destinar deve aumentar com o tempo e seu perfil de investidor certamente mudará, mas de início, pensando que está em aprendizado, é necessário que tenha definido quanto tempo e dinheiro tem disponível.
Com essas dicas, você já sabe como iniciar sua jornada, porém não se prenda apenas a elas, siga estudando e, quando possível, pratique tudo que aprender. Com tempo e calma, poderá se tornar o investidor que deseja.