Veja o passo a passo e tenha resultados incríveis sem gastar com salão e defina de vez os seus cachos fazendo fitagem em casa
A aparência das madeixas é parte importante do resultado do nosso visual. Por isso, além de cuidar da saúde do cabelo, é importante conhecer técnicas de finalização e definição. Para quem tem cabelos cacheados, ondulados ou afro, a fitagem pode ser o segredo que faltava.
Apesar de a grande maioria das mulheres preferirem cabelos lisos, os cachos nunca saem da moda, além de proporcionar uma beleza incomparável.
Não conhece? Trata-se de uma técnica de texturização e finalização usada para deixar os cachos mais definidos. Ela pode ser feita, inclusive, por quem está em transição capilar, ou seja, quer deixar de utilizar química e “botar os cachos para jogo”.
De forma simples, o processo consiste em separar o cabelo por mechas e aplicar um produto leave-in, que ajuda na definição dos cachos. O cosmético e os movimentos feitos ajudam a formar os famosos caracóis e ainda previnem o inconveniente frizz, deixando os cabelos perfeitos.
Além de volume e definição, o processo também ajuda a deixar os cabelos mais macios e brilhosos e, dependendo do cosmético utilizado, protege os fios dos raios UVB e EVA, o que também contribui para que fiquem saudáveis e vistosos.
O melhor dessa técnica é que ela pode ser feita em casa e não precisa de equipamentos específicos, tampouco utiliza fontes de calor ou produtos químicos que danificam os fios. Você vai precisar, basicamente, de uma escova ou pente, do leave-in, das suas mãos e de algum tempo.
Dá trabalho, mas o resultado pode durar vários dias, o que depende da quantidade de oleosidade que os seus cabelos produzem e também da qualidade do leave-in utilizado. Muitas mulheres fazem a fitagem todas as vezes que lavam os cabelos, ou seja, uma ou duas vezes por semana são suficientes para arrasar todos os dias.
Tipos de fitagem no cabelo
Antes do passo a passo, é importante que você saiba que existem três tipos comuns de fitagem e cada um tem suas especificidades: normal, estruturada e plopping. A seguir, o passo a passo do tipo normal:
- lave os cabelos com shampoo e condicionador adequados ao seu tipo de fio e, de preferência, água fria;
- com os fios ainda úmidos, separe o cabelo em mechas (a quantidade depende do volume de cabelo que você tem);
- escolha um creme adequado para fitagem (isso é importante porque a formulação foi pensada para ajudar no resultado) e aplique nas mechas, começando pela parte de baixo e “penteando” o cabelo com os dedos;
- vá separando as mechas em outras mais finas e comece a enluvar os fios. Os dedos fazem a função de pente, mas, se preferir, um acessório de cerdas largas pode te ajudar no processo;
- ao enluvar os fios, você os estica e, em seguida, deve amassar as mechas em direção ao couro cabeludo, formando os desejados caracóis, e depois soltando. Os movimentos devem começar de baixo em direção à raiz;
- repita o processo em todas as mechas, até ter feito isso no cabelo todo;
- a maioria deixa secar naturalmente, mas algumas pessoas utilizam um difusor em temperatura de média para fria (o calor deve ser evitado).
O processo da fitagem estruturada se parece com a normal, mas tem algumas peculiaridades:
- depois de lavar os cabelos, antes de começar o processo propriamente dito, é recomendado aplicar óleo vegetal (como o de coco) nos fios e massageá-los;
- em seguida, um creme para pentear (de preferência em spray) ou leave-in deve ser aplicado próximo à raiz e, em seguida, em toda a extensão do fio, começando o processo de enluvamento;
- após a fitagem, é recomendado passar um ativador de cachos na ponta, para deixá-los mais firmes.
A plopping também é parecida com a normal, mas tem uma etapa a mais no final, que ajuda a dar ainda mais volume e diminuir o frizz:
após todo o processo de fitagem, abafe os fios com uma camiseta de algodão e retire quando estiverem secos.