Neste post, iremos trazer 13 dicas de marketing no Instagram que você não pode ignorar. Confira!
É completamente compreensível por que o número de marcas que estão despejando recursos no marketing no Instagram continua a crescer em uma velocidade tão rápida. A plataforma se orgulha de ter mais de 1 bilhão de usuários, e certamente podemos esperar que isso só aumentará no futuro.
Nesse sentido, para aqueles que desejam crescer no Instagram é sempre importante está ativo, postar conteúdos novos com ótima qualidade para obter mais curtidas e possivelmente aparecer na página explorar que também não deixa de ser importante.
Agora, para aqueles que não tiveram a oportunidade de experimentar o marketing no Instagram, as coisas podem parecer um pouco difíceis. Mas isso é perfeitamente compreensível. Saber todos os meandros sobre qualquer tipo de marketing é um desafio para começar.
No entanto, isso não significa que esse desafio deva ser algo para se desanimar – muito pelo contrário. Inúmeros benefícios estão à espera de todos que conseguirem abrir essa noz.
Tudo o que precisamos é começar e perseguir seus objetivos. Mas pular direto sem os preparativos adequados não é um bom conselho. Em vez disso, você deve se familiarizar com o básico.
Este artigo fornecerá excelentes dicas de marketing no Instagram. Depois de criar a conta e iniciar a jornada, certifique-se de usá-los.
13 melhores dicas de marketing no Instagram
1. Usando uma conta comercial
Você pode perder isso ao se registrar, mas isso não é um problema. Mudar sua conta para o status comercial é fácil. Basta visitar as configurações, e você pode fazer a alteração lá com alguns cliques.
Agora, quanto ao motivo, há alguns benefícios. Em primeiro lugar, você vai mostrar outros perfis que você está falando sério. Além disso, você obtém acesso à ferramenta Insights, anúncios, Shopping, bem como botões de call to action (apelo a ação) e informações de contato para seu perfil.
2. Stories do Instagram
Antes de mais nada, você provavelmente não sabe como fazer o story do Instagram trabalhar a seu favor. Esse recurso bacana oferece muito, e fica evidente quanto mais tempo você dedica brincando com ele.
A maioria das marcas usa stories do Instagram para provocar seu público sobre o que está por vir e atrair sua atenção por meio de concursos, já que os stories em si duram apenas 24 horas. Depois disso, eles se foram.
As pessoas não querem perder nada, então elas ficam de olho em certos perfis, especialmente se esse for um tema recorrente – anunciar ou dar coisas grátis usando stories.
Além disso, considere isso como um meio de introduzir mais variedade para o seu conteúdo. Você pode pintar seu perfil sob uma nova luz, mostrando cenas de bastidores ou incentivar seu público a se envolver fazendo perguntas ou opiniões por meio de votação. Coloque perguntas e adesivos de enquete em seus stories.
3. Objetivos claros
Pense em estratégias e plataformas de mídia social como ferramentas. E que você precisa ter um plano claro e metas sobre como tirar o máximo proveito dessas ferramentas. Deve ficar claro que existem muitas coisas diferentes que você pode realizar no Instagram. Pergunte a si mesmo se deseja:
- Ganhe mais dinheiro aumentando as vendas.
- Obtenha novos leads para empreendimentos de negócios futuros.
- Estabeleça-se como uma autoridade no nicho.
- Torne-se um influenciador.
- Melhore o conhecimento da sua marca.
Claro, você sempre pode se concentrar em várias frentes e trabalhar nelas simultaneamente. Mas não perca de vista o objetivo principal. E não se deixe levar pelo fracasso. É fácil sonhar grande e ficar desapontado depois que as coisas não funcionaram da maneira que você esperava.
4. Definindo seu público
Cada empresa deve ter um público ideal em mente. Há um ponto pequeno em gastar recursos com usuários aleatórios na plataforma. Em vez disso, pense em quem se encaixa na descrição de seu cliente ideal. É algo para homens ou mulheres?
Talvez os Millennials ou a Geração Z sejam mais propensos a experimentá-lo? E a localização? Você está se concentrando em vendas internacionais ou em uma área específica?
5. Otimizando o Perfil
Pode não parecer grande coisa, mas um perfil bem otimizado pode e terá um impacto. Faz com que tudo pareça mais profissional. Deve-se notar que cada canal de mídia social tem seus próprios grupos-alvo principais específicos e oferece oportunidades muito individuais para operar o marketing online, por isso é de extrema importância fazer uma boa biografia do Instagram.
O maior desafio é encaixar tudo o que você quiser em 150 caracteres. O Instagram é barato nesse aspecto e não vai lhe dar mais personagens para trabalhar. Você pode querer incluir o seguinte:
- Botões de apelo à ação.
- Informações de Contato.
- Um endereço de site.
- Nome de usuário e nome.
Alguns gostam de incluir hashtags e também ajudam a encontrar o seu perfil com mais facilidade. Se você perceber que ainda há espaço para eles, inclua algo mais.
6. Foto do perfil
Uma marca não é nada sem seus símbolos. Em comparação com os dados escritos, as pessoas têm muito mais facilidade para reconhecer e processar o conteúdo visual.
Para uma foto de perfil, você certamente vai querer colocar seu logotipo. Mas tenha em mente que o formato da foto de perfil do Instagram não é quadrado, mas mais redondo. Depois de fazer o upload da imagem, verifique novamente e certifique-se de que ela seja exibida da maneira que deveria ser.
7. Conteúdo atraente
Semelhante a uma foto de perfil, você também deve enfatizar os aspectos visuais ao criar conteúdo. Pois, há um argumento a ser feito sobre a necessidade de fotografia profissional – tanto o equipamento quanto a pessoa que tira as fotos.
No entanto, essas coisas custam muito caro e a maioria dos canais passa sem elas. Contanto que você consiga estimular seu público e permanecer consistente, você deve estar perfeitamente bem.
No que diz respeito ao conteúdo em si, se você estiver tendo problemas para criá-lo, considere colocar algumas cenas dos bastidores, citações inspiradoras em imagens, vídeos curtos, guias. Por fim, você sempre pode pedir ajuda a seus seguidores e promover o conteúdo deles em seu canal, o que seria uma situação vantajosa para ambos os lados.
8. Escrita
Mesmo que o principal apelo do conteúdo do Instagram seja o lado visual, não subestime a diferença que uma boa cópia pode fazer. A legenda pode ter até 2.200 caracteres, mas quase ninguém usa tanto.
Além disso, se você está lutando com esta parte, olhe para outros perfis na plataforma e determine o que torna suas legendas cativantes. E se as coisas ainda não estiverem dando certo, contrate um redator profissional.
9. Hashtags
Hashtags fazem parte da postagem, e se você tem prestado atenção, deve ter percebido que alguns posts contêm muitas tags. Essa prática é um pouco duvidosa. As marcas esperam ganhar mais visibilidade incluindo o maior número possível, mas o algoritmo do Instagram tende a punir essas posts porque parecem muito spam.
Limite-se a alguns e inclua os que achar relevantes. Além disso, se você não tiver certeza de quão competitiva é uma hashtag, você sempre pode consultar esses números na Internet.
10. Horário de postagem
Determinar o melhor horário para agendar suas postagens não será fácil. Pois, você terá que passar por tentativa e erro e ver quais prazos trazem mais engajamento.
Você pode tropeçar em informações sobre quais horários são os melhores para nichos específicos, mas esses são mais ou menos inúteis porque as coisas não funcionam assim. Dedique alguns de seus recursos e tente até ter sua resposta.
11. Influenciadores
Você pode não se importar com os assinantes ou com o tráfego, mas certamente se preocupará com um forte fã que segue no Twitter e no Facebook. Embora não haja uma plataforma de influência maior do que o Instagram.
Além disso, até as maiores celebridades do mundo estão aqui, e você pode apostar que esse é um dos maiores motivos do Instagram ser tão popular. Os fãs adoram ver o outro lado de suas estrelas favoritas.
O marketing de influenciadores continua a evoluir, mas uma empresa não precisa depender dos pesos pesados da plataforma. Você pode conquistar o setor com alguns micro influenciadores porque eles oferecem muito mais valor.
Micro influenciadores têm um público específico. Enquanto isso, todos os grandes nomes com milhões de seguidores têm um público aleatório. Deve ser óbvio que você deseja atingir um grupo demográfico que converte. Esse é o propósito dos micros influenciadores.
12. Anúncios do Instagram
Semelhante a outras redes, você pode veicular anúncios no Instagram e atingir um público muito mais amplo. Nesse sentido, se sua campanha for bem otimizada, você não terá que gastar muito dinheiro para obter mais engajamento.
Além disso, certifique-se de que está alcançando as pessoas certas, e isso inclui localização, interesses, idade, comportamento e outros dados demográficos. Agora, para aqueles que não tiveram a oportunidade de experimentar o marketing no Instagram, as coisas podem parecer um pouco difíceis.
13. Continue a aprender e pesquisar a competição
Dominar o marketing no Instagram durante a noite é impossível. Pois, é uma experiência de aprendizado que levará muito tempo para você compreender de verdade. Mas as habilidades virão com o tempo, desde que você seja consistente e não abandone tudo no meio da jornada.
Conclusão
Acima de tudo, e como um conselho final, vale a pena mencionar que a pesquisa da concorrência contribui muito para dar a você mais idéias e obter um melhor entendimento de como tudo funciona. Isso se o seu objeto de pesquisa não estiver cometendo erros.
Como você pode ver, existem muitos aspectos que tornam o marketing no Instagram o que é hoje. Não há absolutamente nenhuma razão para acreditar que mudanças não ocorrerão no futuro. Quando chegar a hora, você estará perfeitamente bem, desde que tenha seguido essas dicas e dominado o básico.