Os percevejos ou percevejos assombram os sonhos de qualquer viajante. Esse tipo de parasita não tinha muita incidência aqui no Brasil, mas com o aumento de pessoas que saem do país e da própria vinda de estrangeiros para cá, esses insetos acabaram sendo importados diretamente para dentro do território nacional. E em cidades como São Paulo e sorocaba, é melhor ficar atento para que eles também não te sigam para casa.
O que são os percevejos, percevejo de cama ou percevejos?
Os percevejos, percevejo de cama ou percevejos são hematófagos, ou seja, se alimentam de sangue. Eles costumam ser encontrados com frequência em camas, beliches e leitos de hotel, mas podem sim infestar como casas de viajantes desavisados. Têm aparência amarronzada, mais avermelhada quando acabam de se alimentar. São pequenos, o que pode dificultar a caça a essas pequenas pragas quando os primeiros sintomas de infestação aparecem.
Como já mencionamos, eram pragas mais comuns para o Brasil, principalmente nos Estados Unidos ou em países da Europa. Mas infelizmente se comuns comuns em grandes centros urbanos que incluem visitantes de todos os lugares do mundo, como São Paulo e Rio de Janeiro.
Onde eles costumam se esconder?
Os locais favoritos dos percevejos são colchões, camas e beliches. É lá que eles buscam seu alimento favorito: o ser humano. Ao se deitarem os humanos ficam vulneráveis ao percevejo, que se alimenta do seu sangue. Além disso, é possível encontrar os percevejos nas armações da cama, em travesseiros, gavetas, cortinas, carpetes e entre fendas nas paredes e pisos do ambiente. Essa praga pode habitar em diversos lugares, portanto, ao identificar uma infestação é preciso fazer uma dedetização urgente.
Como consigo identificar uma infestação de percevejos?
Alguns dos sintomas de uma infestação de percevejos são:
- Manchas marrons ou avermelhadas no colchão de diferentes tamanhos, que são em realidade as fezes do percevejo;
- Um cheiro forte, muito parecido com o do percevejo de lavoura;
- Picadas no corpo de quem costuma dormir na cama ou colchão infestados e que demoram para desaparecer do corpo;
- Picadas em formato de linha pelo corpo, feitas pelo percevejo ou por muitos deles;
- Manchas de sangue ou pequenos pontos de sangue pela cama sem explicação aparente;
- Cascas de inseto, que são liberadas pelos percevejos jovens ao alcançarem a maioridade;
E se um percevejo me picar? O que eu faço?
Primeiramente mantendo a calma. Os percevejos, apesar de ingerirem sangue humano, não causam nenhuma doença. Mas de fato são insetos um bocado nojentos. Então, a primeira coisa que deve ser feita é esterilizar o local, lavando com água e sabão. Depois disso, caso haja alguma reação adversa, o recomendado é procurar um médico, se não houver nenhuma reação fora do normal, uma picada deve desaparecer completamente em algumas semanas. Não há muito com o que se preocupar. Ou melhor, há sim, mas com a sua infestação e não com a saúde.
Algumas reações normais à picada do percevejo são coceira e vermelhidão local.
Como evitar o percevejo ou percevejo?
Essa é uma grande preocupação de quem costuma viajar com frequência. Afinal, é possível evitar o tão temido percevejo? A boa notícia é que sim, é possível evitar. É só praticar as seguintes dicas:
- Quando chegar na sua hospedagem, veja se o seu colchão apresenta algum dos sintomas que mencionamos anteriormente;
- Não coloque sua bagagem e roupas sobre a cama;
- Verifique cortinas, roupa de cama e cobertores;
- Se notou algo estranho, troque de hospedagem ou de quarto;
- Manter seus pertences em sacos plásticos para que não sejam infestados por percevejos;
- Quando voltar para casa, lave suas roupas e bagagem com água quente para evitar que a infestação se espalhe para sua casa.
O que eu faço se encontrei os percevejos?
E agora? O que faço se encontrei percevejos na minha cama? Antes de tudo, chame um profissional dedetizador . Esse deve ser o seu primeiro passo. O profissional fará a avaliação correta do seu problema e fará a dedetização de percevej o adequada para a extensão da infestação.
O próximo passo geralmente é procurar algum outro local seguro para poder dormir. Afinal, não é nada interessante se deitar e começar a pensar em insetos sugerindo seu sangue. É adequado também lavar roupas e lençóis com água quente, para que a praga não se esconda e volte depois da dedetização.
Alguns mitos sobre exterminar percevejos
Existem muitos mitos em relação ao que faz ou não mal aos percevejos. Por exemplo, existem pessoas que afirmam ser benéfico dormir de luz acesa para exterminar percevejos. Porém, isso é um mito. Também não se deve espalhar inseticidas para outros tipos de inseto no colchão. Além de não funcionar, os produtos químicos podem te tornar alergias graves e até mesmo uma intoxicação.
A luz do sol também não é de grande ajuda. Portanto, colocar o colchão exposto aos raios solares não terá nenhum efeito.
Lembre-se: o recomendado é chamar um profissional dedetizador.
Chama a Ajax que ela resolve!
Pragas urbanas realmente não são agradáveis de se lidar. É por isso que agendar dedetizações regularmente é necessário. Ainda mais com a chegada da primavera, que é quando as infestações tendem a ocorrer com mais frequência.
Hoje a Ajax atende não só a necessidade de um profissional para aplicar soluções rápidas para acabar com pragas, mas conhecemos alguns dos métodos mais utilizados e mais eficaz do mercado atual. Portanto, não deixe a situação fugir do controle. Entre em contato e agende uma visita para acabar de uma vez por todas com os cupins.
A Dedetizadora AJAX realiza serviços de manutenção, como dedetização, extermínio de pragas urbanas, desentupimento e reparos na rede hidráulica.
Você pode contratar os serviços para sua casa ou empresa a qualquer hora do dia. Pois, o atendimento é 24 horas por 7 dias na semana. Ademais, existem diversos canais de atendimento que podem ser utilizados pelos clientes, incluindo o telefone (11) 4114-6060; WhatsApp (clique aqui e fale com um dos consultores); redes sociais e via formulário de contato.