Você sabe quais reformas podem ser feitas em um apartamento alugado? Veja o que pode ser feito para personalizar seu espaço sem ter tanta dor de cabeça
Quem aluga uma casa ou apartamento sabe da dificuldade que é personalizar um espaço sem fazer grandes mudanças. Ou pior: sabe a dor de cabeça que é entregar o lugar exatamente do jeito que recebeu.
Mas, mesmo alugando um imóvel, é possível pensar na decoração da casa para personalizar o espaço e deixar tudo a sua cara. Como? Bom, há vários tipos de obras, pode ser com pequenas reformas, mas também existem outras possibilidades
Hoje, vamos conversar um pouco sobre como fazer esses ajustes sem ter tanta dor de cabeça e em outras alternativas de decoração. Vamos lá?
Leia o contrato de aluguel
Antes de mudar a decoração da casa, saiba o que consta no contrato de aluguel. Quando você aluga com a imobiliária, geralmente tudo segue o mesmo padrão e as vistorias podem ser bem rigorosas.
Nesses casos, o mais importante é saber no que você pode ou não mexer e quanto tudo isso pode te custar para fazer a mudança e depois retornar ao que era antes, na hora de entregar as chaves. Como esses contratos duram, em média, um ano, pode ser um tempo interessante para deixar tudo com a sua cara, especialmente a pintura.
A parte complicada aqui é quando você não consegue ter contato com o proprietário e ele não está aberto a negociar o que está no contrato. E até podemos entender. Vai que você pinta o apartamento com cores mais vivas. É difícil alugar assim, não é?
Esse é o principal ponto — e o dono não quer mais uma despesa para si. Por isso, é melhor conhecer bem o contrato de aluguel para entender o que dá para fazer.
Converse com o proprietário
Mas, se o caso é de melhorias no imóvel, é possível pedir o contato do dono para imobiliária e negociar. Se você quer um box no banheiro e não tem no seu apartamento alugado, é uma ótima possibilidade para conversar e até mesmo conseguir um bônus na hora de pagar o aluguel.
Quando são questões que podem valorizar o apartamento, dificilmente o dono vai se opor, o que é ótimo para quem quer fazer essas reformas. O problema só vem para questões de personalização mesmo.
Como já dissemos, é mais fácil alugar um lugar todo branquinho e padrão do que um todo personalizado. O novo locatário pode se opor, não se imaginar morando ali e até mesmo desistir do aluguel.
Ou seja, tudo conversado é melhor. O ideal é sempre falar com o proprietário antes de fazer qualquer alteração. Isso mostra não apenas cuidado, mas respeito com o bem imóvel que não é seu.
Certifique-se de entregar tudo como você recebeu
Mudou a cor, colocou papel de parede, quadros e painéis? Tire tudo no dia da mudança. Seja alugado por imobiliária ou particular, o melhor mesmo é contratar um prestador de serviço para fazer os reparos no apartamento.
Siga o que está apontado no contrato, principalmente as cores das tintas. Isso evita pagar duas vezes pelo mesmo serviço.
Pareceu burocrático? E é mesmo. Quem faz esse tipo de reforma tem que estar ciente do terreno que está pisando. Mas existe uma forma de personalizar o apartamento sem ter tanto trabalho. Como? É o que vamos te mostrar a seguir.
Como mudar o apartamento sem precisar de reformas
Uma das melhores formas de decorar seu espaço é nos detalhes. Certamente, você tem vários móveis, não é? Por isso, a menos que você alugue um apartamento mobiliado, é possível mexer em alguns detalhes.
O primeiro deles é a reforma de móveis. Sabe aquela mesinha ou armário que estão desgastados e sem muita graça? Eles podem ganhar uma nova cara com a restauração. Se for em madeira, você pode fazer a revitalização e preservar a qualidade da peça. Em outros casos, é possível pintar ou até mesmo usar adesivos para colocar cores e estampas no seu móvel.
Mas o que pode dar o toque extra na sua decoração são os objetos. Invista em mantas, almofadas, móbiles, lustres ligados na tomada, quadros (colados com fita dupla face), tapetes e plantas.
Tudo isso é bem fácil de arrumar e até mesmo de substituir se você enjoou de uma cor ou estampa. E o melhor: é prático e muda toda a cara do apartamento.
O problema maior vão ser os quadros. É possível que eles tirem um pouco da tinta da parede, mas é algo fácil de resolver, principalmente porque toda entrega de imóvel já envolve entregar com uma pintura nova.
Viu que é possível mudar muito a decoração sem ter dor de cabeça com o apartamento alugado? Agora é só procurar inspirações e ir às compras!
Agora que você ja sabe quais reformas podem ser feitas em um apartamento alugado ja pode deixar o seu apartamento lindo e agradável.