Saiba o que é aprendizagem consciente e autodirigida e como colocá-la em prática.
Hoje, em um mundo digitalizado, processos seletivos e modelos educacionais sofreram diversas transformações devido à evolução da tecnologia e às novas demandas sociais. Nesse sentido, muito se fala da aprendizagem autodirigida, termo usado como característica de um indivíduo capaz de lidar bem com as rápidas mudanças da sociedade contemporânea.
Para obter conforto profissional e ter sucesso nesse novo cenário, é interessante se aprofundar nessa temática e entender como colocá-la em prática. Então, acompanhe as informações deste artigo.
O que é a aprendizagem consciente e autodirigida?
Estudos sobre o assunto também chamam esse conceito de self learning — termo atribuído com mais frequência aos processos de aprendizagem desenvolvidos fora do sistema educativo formal.
Basicamente, a aprendizagem autodirigida é o processo que uma pessoa (ou no caso de empresas, o colaborador) é o responsável por protagonizar sua própria evolução.
Em outras palavras, é a pessoa quem toma a iniciativa de identificar o que deve ser melhorado em sua trajetória, tanto pessoal quanto profissional, determinando seus objetivos e metas e analisando seus resultados.
Um ponto interessante dessa ideia é que a tecnologia auxilia muito no desenvolvimento do indivíduo, pois oferece suporte para pesquisas e traz ótimas soluções, como o ensino à distância.
Aprendizagem intencional
Outro conceito bastante ligado à aprendizagem consciente e autodirigida é a aprendizagem intencional. Ela diz respeito às novas formas de estudo, já que, no mundo digital, a escola e a faculdade deixam de ser delimitadas por um espaço ou período, o que dá a possibilidade para as pessoas aprenderem de forma fluída, contínua e intencional.
Segundo o Fórum Econômico Mundial, 42% das competências necessárias dentro de um cargo profissional serão alteradas. Diante disso, a revolução educacional é uma urgência, de modo que a responsabilidade passa para os indivíduos, organizações, instituições de ensino e poder público.
Como colocar a aprendizagem consciente e autodirigida em prática?
Conforme alguns profissionais em diferentes momentos de carreira e de diversas áreas, a aprendizagem contínua precisa ser uma realidade no dia a dia. Eles compreendem que a ação de aprender é muito mais que o dito em sala de aula.
Por isso, termos como aprendizagem intencional e autodirigida ganham cada vez mais força atualmente. Mas, afinal, como colocar esses conceitos em prática? Confira as dicas a seguir!
Reflexão
Essa dica diz respeito ao processo de reflexão antes, durante e após a aprendizagem. Trata-se de um momento que deve ser valorizado por todos. Isso porque a reflexão torna as ações mais claras, além de refinar as informações aprendidas e juntá-las, a fim de melhorar o seu desempenho.
Veja algumas hacks para isso:
- leia bastante, pois essa prática exercita o pensamento complexo, aprimorando a habilidade de aprendizado e reflexão;
- nunca repita para si mesmo que não tem paciência, isso não ajudará nas situações e gerará mais ansiedade. Se respeite e se dê um tempo para aprender;
- entenda a aprendizagem como uma experimentação. Isso significa ser preciso fazer testes e observar os resultados de modo a refutar hipóteses e criar opiniões sobre as ideias.
Disfluência
Crie disfluência, ou seja, gere uma dificuldade inicial para alcançar melhores resultados. Por exemplo: aqueles momentos de “se vira nos 30”. Basicamente, essa dica envolve lidar com um novo conhecimento ou trabalho na prática, das diversas formas que isso pode acontecer. Acompanhe algumas formas de criar disfluência:
- tenha parceiros ou colegas que te ajudem a pensar e faça perguntas. Isso ajuda a se aprofundar em um assunto;
- utilize papel e caneta. Escrever em uma folha gera mais disfluência, além de ajudar a visualizar as ideias e criar uma linha de raciocínio;
- compartilhe conhecimento e ensine. Falar para outras pessoas é uma das melhores formas de aprender.
Sensemaking (geração de sentido)
Por fim, procure dar sentido à aprendizagem. Esse processo é essencial para que ela tenha um significado e funcionalidade na construção do seu futuro, seja nos aspectos pessoais ou profissionais.
Para isso, faça um exercício de colocar o seu conhecimento em contato com a realidade e dê novos sentidos para ele. Isso também pode ser feito desenvolvendo um pensamento crítico e utilizando perguntas para buscar diferentes visões.
Agora que você sabe o que é a aprendizagem consciente e autodirigida, coloque-a em prática para desenvolver melhor os seus conhecimentos e conquistar mais espaço no mercado de trabalho.
Comentários 1