Veja 5 dicas importantes para combinar o tapete com a decoração da sua casa.
A escolha de um tapete pode ser algo trabalhoso, pois ter que se ater às cores dos móveis, piso, paredes e cortinas é um tanto complicado. O tapete pode ser utilizado como uma peça de destaque no ambiente ou apenas como um item confortável para se ter em casa.
Ao sair para comprar um tapete, é preciso ter em mente que ele é um item que vai complementar a decoração da sua casa. Por isso, é importante considerar os outros elementos que fazem parte da decoração do cômodo onde ele deve ficar. Veja agora 5 dicas importantes para comprar o tapete ideal:
1 – Escolha o tamanho
O tapete é um item que possui diferentes tamanhos. Você pode escolher um que fique apenas embaixo de uma mesa ou um que cubra o chão do cômodo inteiro. Tudo depende da sua intenção.
Os especialistas em decoração recomendam que o tapete tenha a função de delimitar o espaço, ou seja, ele deve ocupar todo o espaço dos móveis do cômodo. Por isso é muito importante medir com exatidão o cômodo no qual o tapete irá ficar, assim você evita que ele seja muito grande ou pequeno.
2 – Escolha o formato
O formato do tapete é algo que impacta diretamente a decoração. Por mais que seja recomendado que ele ocupe o cômodo inteiro, ele não precisa ser retangular.
O tapete redondo é mais difícil de ser combinado, mas em ambientes pequenos ele pode ser o ideal. Na sala de jantar é recomendado que o tapete seja equivalente ao tamanho da mesa e, se esta for quadrada ou retangular, o ideal é que ele seja redondo.
Em ambientes menores o tapete não precisa ficar centralizado, mas o melhor para a decoração do local é que ele esteja posicionado de acordo com os outros itens e móveis. Por exemplo: se os acessórios do cômodo ficam mais ao canto, o certo é que o tapete esteja nessa posição.
3 – Escolha o ambiente
O tapete pode ser uma peça para dar aquele toque final na decoração, mas, dependendo do ambiente em que ele está, pode ter outras funcionalidades. Por isso, saber o cômodo no qual irá colocá-lo é importante para escolher o modelo ideal.
Em ambientes mais íntimos, como uma sala de TV ou quarto, ter tapetes felpudos pode ser uma boa ideia, pois eles são mais confortáveis e tornam o ambiente mais aconchegante.
Em locais como cozinha, banheiro e quintal, o certo é escolher um tapete antiderrapante. Ter um tapete que impede que você escorregue ao estar em um ambiente molhado é muito útil e evita acidentes.
4 – Material do tapete
Existem tapetes em diferentes tecidos e materiais, aspectos que devem ser escolhidos de acordo com as suas necessidades. Por exemplo: tapetes felpudos sujam com mais facilidade e acumulam mais pó, então não são ideais para pessoas alérgicas.
Os mais comuns são feitos em lã e algodão, mas também existem os de materiais sintéticos, que são mais baratos. Os tapetes de material sintético são ideais para quem tem pets e para quem tem alergias, pois são mais fáceis de limpar e lavar. Ou seja: ao não acumular tanto pó como os tapetes de tecidos naturais, ele também é antialérgico.
5 – Cores e estampas
A cor do tapete é outro ponto fundamental na hora da escolha. Ela deve combinar com a cor dos móveis, das paredes, do piso e da cortina, o que torna essa tarefa um pouco difícil.
O primeiro passo para escolher a cor ou estampa do tapete é decidir se você quer que ele seja uma peça de destaque no ambiente ou não. Após isso, considere a decoração do resto do ambiente e escolha uma cor ou estampa que combine com os itens do cômodo.
Para facilitar há algumas cores como branco, bege, marrom e cinza, que combinam com a maioria dos ambientes. Porém, se você quer uma combinação perfeita com o resto da decoração, os especialistas recomendam escolher um tapete que tenha uma cor aproximada ou igual a alguns móveis do espaço.
Sugestão: combine a cor do tapete com a cor do sofá ou a estampa do tapete com a da almofada. O resultado será um tapete ideal e consonante com toda a decoração.